Rosalie Lightning - Tom Hart

27 de abril de 2018

Título: Rosalie Lightning - Memórias Gráficas
Autor: Tom Hart
Páginas: 272
Ano: 2017
Editora: Nemo
Gênero: Graphic Novel
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota: 
Sinopse: Um belíssimo memorial do cartunista Tom Hart, já indicado ao Prêmio Eisner 2017, sobre a morte prematura de sua pequena filha Rosalie. As ilustrações comoventes atingem em cheio qualquer leitor e nos conduzem na jornada da família de Hart após sua perda. Com a expressão gráfica que representa como ele e sua esposa buscaram sentido na esteira da morte de Rosalie, o autor explora os temas do luto, da desesperança, do renascimento e, por fim, da redescoberta da esperança. Hart retrata com criatividade o conforto que encontra na natureza, na filosofia, nas grandes obras literárias e na arte de todas as mídias neste tributo expressivamente sincero e amável a sua garotinha. Rosalie Lightning é uma obra-prima gráfica que registra como o amor de um pai nunca há de morrer.
Resenha:




Através deste graphic novel o cartunista norte-americano Tom Hart, tenta retratar o sofrimento da família em razão da perda inesperada da filha Rosalie, uma criança de quase dois anos de idade.

O livro começa sensibilizando o leitor já na parte da dedicatória, quando o autor oferece à obra a outra filha do casal. Embora o livro não seja sobre ela, a menina é tão especial  quanto.

Durante todo o enredo há os binômios amor e sofrimento bem como passado e presente. Expõe as memórias da filha, uma garota alegre e cheia de vida, bem como a dor dos pais e a batalha de seguirem em frente.

A síndrome da morte súbita infantil, também chamada de “morte do berço”, causa da morte repentina da filha, trouxe para o cartunista uma série de questionamentos na busca de entender o inexplicável. Como uma criança aparentemente saudável podia ter falecido de repente, sem qualquer motivo?


O escritor juntamente com sua esposa procura entre os mais diversos meios (livros, natureza, amigos) encontrar o porquê, bem como descobrir um futuro para a família.

Durante a busca por consolo com os amigos, Tom e Leela constataram que vários deles já sofreram a perda de um ente querido e com eles perceberam que a vida precisava continuar mesmo que a dor nunca os abandonasse.

Paralelamente a angústia dos pais de Rosalie, eles também enfrentam uma batalha para conseguir vender o apartamento do casal, já que após a morte da criança, eles decidem morarem em outro local.

Rosalie lightning é uma graphic novel com ilustrações tocantes, sinceras e comoventes, realizadas por um pai que encontrou no desenho uma forma de expressar a dor, a descrença, o medo, a revolta, mais acima de tudo, a esperança de dias melhores. É acima de tudo uma linda homenagem de um pai que ama sua filha incondicionalmente.

4 comentários

  1. Oi, Nádya.

    Acho que essa foi uma forma do Tom expressar toda a sua dor, resultado de uma perda tão drástica, ao compartilhá-la como mais pessoas.

    E não deixa de ser uma mensagem para mais pessoas que estão passando por momentos semelhantes, possam saber lidar com tudo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Nádya.
    Essa GN parece muito tocante. Deve ser mto doloroso para os pais perder uma criança de forma tão abrupta, sem motivo algum.
    com certeza quero ler essa GN. Adorei a capa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ahhh...eu não sabia deste Graphif!E já fiquei encantada com o que li acima.
    Traduzir a dor, o sentimento não só da perda(que aliás, deve ser algo difícil demais em se tratando de filhos),mas também colocar esperança em um recomeço. Em continuar a vida,mesmo faltando um grande pedaço que nunca será substituído.
    Com certeza, quero poder ler e ter esse livro em mãos e sentir tudo que está ali, dor e amor.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi Nádya,
    Que trabalho mais lindo, imagino que o leitor deve se emocionar muito, principalmente vendo a dor, a esperança e todo o misto de sentimentos que esse pai passou em seu livro.
    Achei realmente lindo e quero tê-lo para ler!
    Beijos

    ResponderExcluir