Operação Red Sparrow - Jason Matthews

20 de abril de 2018

Título: Operação Red Sparrow
Autor: Jason Matthews
Páginas: 452
Ano: 2018
Editora: Arqueiro
Gênero: Literatura Estrangeira
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon 
Nota: 
Sinopse:
Desde pequena, o sonho de Dominika Egorova era fazer parte do Bolshoi, o balé mais importante da Rússia. Após ser vítima de uma sabotagem, porém, ela vê sua promissora carreira se encerrar de forma abrupta. Logo em seguida, mais um golpe: a morte inesperada do pai, seu melhor amigo.
Desnorteada, Dominika cede à pressão do tio, vice-diretor do serviço secreto da Rússia, o SVR, e entra para a organização. Pouco tempo depois, é mandada à Escola de Pardais, um instituto onde homens e mulheres aprendem técnicas de sedução para fins de espionagem.
Em seus primeiros meses como pardal, ela recebe uma importante missão: conquistar o americano Nathaniel Nash, um jovem agente da CIA, responsável por um dos mais influentes informantes russos que a agência já teve. O objetivo é fazê-lo revelar a identidade do traidor, que pertence ao alto escalão do SVR.
Logo Dominika e Nate entram num duelo de inteligência e táticas operacionais, apimentado pela atração irresistível que sentem um pelo outro.

Resenha:
“O resumo da ópera era: não existe nada mais importante que um informante, a segurança dele, a vida dele.”
Nathaniel Nash é um agente da CIA, e seu trabalho é operar em contato com o espião russo mais importante que a CIA teve em anos, e é de suma importância que ele mantenha esse contato seguro. Marble tem acesso aos assuntos confidenciais da Rússia, e uma experiência maior ainda como espião. E já faz isso há mais de quinze anos, e ninguém nunca suspeitou dele. Nash irá fazer de tudo para protegê-lo, especialmente agora com o SVR tão desesperado em descobrir quem é o traidor. 

Dominika Egorova, possui um dom raro: consegue ver cores nas vibrações e com isso tem facilidade para dança, e com isso tenta realizar seu sonho que é ser bailarina.

Infelizmente por conta de um acidente, Dominika não consegue ficar no balé, tendo assim que desistir de sua carreira. E como se não bastasse, seu pai acaba morrendo.
Desnorteada e num fragilidade esperada pelo que havia passado, Dominika é recrutada por seu tio para ser espiã, e ela aceita. 

Porém Dominika não seria qualquer espiã, seria daquelas treinadas para seduzir e matar. Aqui ela vai estudar na Escola dos Pardais, qual o nome do livro faz alusão: Red Sparrow. Na parte da educação dada a ela para mim foram umas das partes mais interessantes do livro. 

"Há aqueles que prezam a vida humana, que acreditam que todas as pessoas têm direitos, não importa de onde venham.”



Dominika é recrutada para seduzir Nash, porém as coisas começam a sair do controle quando surge um sentimento inesperado entre eles. E com isso cada um deles irá tentar trazer o outro para seu lado  ficando aquela coisa subentendida entre eles. Entre a paixão e o dever, o certo e o errado, iremos testemunhar um relacionamento que tem está fadado desde o início a dar errado, mas será mesmo? 

"Os melhores recrutamentos são aqueles em que os agentes recrutam a si mesmos.”

A história é bem trabalhada, conseguimos sentir a tensão e o suspense inerentes a esse tipo de enredo de espionagem, o ritmo por vezes frenético e  às vezes detalhista nos deixa por dentro de cada cena imaginada pelo autor como se realmente estivéssemos lá., e para quem não sabe o autor é um ex agente de operação da CIA, então podem esperar detalhes que talvez escapassem aos olhos de alguém de "fora".

O final deixou a desejar porque haverá a continuação, que preciso para logo rsrsrs. Indico esse livro para quem curte um thriller policial com espionagem e um pouquinho de romance proibido.

Então é isso, até a próxima.


5 comentários

  1. Oi, Karla.

    Acho que com o passar do tempo, a Dominika desenvolveu algum sentimento pelo Nate, mas precisou, talvez, esconder seus sentimentos. Afinal, ela estava em uma missão.

    ResponderExcluir
  2. Oi Karla!
    Eu li algumas resenhas sobre o livro que me chamaram atenção, eu não sou mto fã do gênero confesso, mas a história parece boa, leria por curiosidade msm...
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Engraçado..a primeira vez que li a resenha deste livro e depois a crítica do filme, dei uma desanimada de ler e até ver. Mas com o passar do tempo,vieram novos olhares sobre a obra e mesmo não sendo um gênero que goste demais(espionagem), quero muito conhecer a personagem e tudo em que ela se mete.
    Sem contar que ainda tem aquele ar de romance, então, espero poder ler e também ver o filme em breve.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi Karla.
    Não sou fã do gênero policial com toques de espionagem. Seja para livros, filmes ou série. Simplesmente é algo que não prende a minha atenção, acho tudo muito forçado, muito inverosímel.
    Mas para os fãs do gênero espero que não seja uma série muito longa.
    Ouvi dizer que a adaptação desse livro para os cinemas não ficou muito bom.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Karla,
    Conheci o livro através da adaptação (que também quero assistir), mas eu espero realmente que o romance seja o ultimo elemento da história, porque me interessei por ele pela espionagem, e melhor, por dar destaque em uma protagonista mulher! Que bom que curtiu, eu pretendo ler também... Ah, não sabia da continuação, finais assim me deixam muito curiosa, rsrs.
    Beijos

    ResponderExcluir