Só os Animais Salvam - Ceridwen Dovey

12 de março de 2018

Título: Só os Animais Salvam
Autor: Ceridwen Dovey
Páginas: 240
Ano: 2017
Editora: Darkside
Gênero: Literatura australiana, ficção, relação homem-animal
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:   
Sinopse: Nós, humanos, achamos que somos o máximo. Mas o que temos feito com o nosso mundo? Só os Animais Salvam é um livro que tenta responder a essa pergunta de maneira inusitada. Cada um de seus contos é uma fábula moderna, narrada pela alma de um animal envolvido em mais um de nossos incontáveis conflitos e guerras humanas ao longo do último século, e suas espantosas e formidáveis histórias de vida e morte. Em meio ao caos, os animais conseguem encontrar esperança e inspiração em uma das atividades mais significativas que nossa espécie já criou: a literatura. Ceridwen Dovey reúne fragmentos e personagens da obra de escritores imortais e nos faz sonhar o sonho dos inocentes. Só os Animais Salvam.

"A maior parte de nós não extrai prazer da dor; a maioria persiste na crença de que o amor romântico é a joia cintilante que coroa a evolução humana."
Resenha: Como algumas pessoas que me conhecem e sabem que eu amo livros, sabem que um dos meus gêneros favoritos são contos, pois são histórias curtas que muitas vezes trazem mensagens de vivências, aprendizagens, enfim pode se falar de muitas coisas em uma história diminuta.




"Um sábio amigo certa vez me disse que a bondade, assim como a crueldade, pode ser uma expressão de dominação."
O livro contém dez contos, os quais retratam animais diversos em vários períodos de guerra. Antes de começar cada conto/fábula é mostrado um desenho do animal que narrara a história. O título também diz que animal narrara, além de falar o ano e o lugar que os animais estão. Algumas guerras eu fui lembrando, pois remete a guerras que já aconteceram, porém outras eu realmente não sei se são só ficção e por incrível que pareça eu gostei de todos os contos. Cada animal conta com tanta sensibilidade o que aconteceu, o que está acontecendo e o que irá acontecer. O livro também retrata a relação homem-animal de uma forma bem clara e objetiva o que facilidade muito para entender o que está acontecendo, o que está passando na cabeça de cada animal e as ações deles e dos humanos.


"Deixe que os outros vivam acelarados e morram jovens. Você, viva devagar e morra velho."
Se fosse para escrever quais contos eu mais gostei isso seria uma tarefa difícil, já que cada um é completo e realista a sua maneira. Porém têm alguns que com certeza me marcaram que são: Alma de camelo, Alma de Chimpanzé, Alma de Elefante, Alma de Urso e Alma de Golfinho.


"Somos todos pequenos mundos."
Portanto, a meu ver vale muito a pena lê-los e leia com calma e tranquilidade para compreender como a história se desenvolve e como ela fará você ver o mundo, as pessoas e os animais de uma maneira bem diferente do que você deve estar acostumado, de que eles são seres irracionais e não nos entendem. Leia e você verá que vale muito a pena. Cada conto/fábula é muito diferente e não são interligados o que facilita na hora de ler. Se quiser ler sem ordem pode fazê-lo.

9 comentários

  1. Também sou apaixonada por contos, por este mesmo motivo que você citou: serem curtos e sempre trazerem uma mensagem ali, uma vez escondidas, outras bem escancaradas.
    Não conhecia o livro acima, mas já adorei de cara a capa e o título. Daí ao ler a resenha, vi que é um livro doce, terno e de certa maneira, muito familiar, por trazer animais.
    Vai para a lista de desejados.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Raquel.

    Acho fantástico livros envolvido animais...

    Ainda mais em um livro como esse, no qual eles nos apresenta e remete algo tão profundo através desses pequenos seres, e onde temos a oportunidade de, dentro um contexto, refletirmos e tirarmos daí um aprendizado e questionamentos sobre como os animais eram e são vistos, e qual é sua importância e finalidade em comparação ao Homem.

    ResponderExcluir
  3. Oi Raquel!
    Parabéns pela resenha, acompanho td sobre esse livro desde o lançamento, morro de vontade de conhecer a escrita do autor, capa linda tbm, td me chamou atenção, a história parece ser lindíssima, espero que em breve eu consiga ler.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oi Raquel.
    Não leio muitos contos, mas vi tantas resenhas positivas sobre esse livro que fiquei curiosa.
    Achei bem interessante os contos serem narrados por animais e abordarem diferentes guerras, em época diferentes.
    Gostei do fato dos contos serem independentes e cada um ter o seu desfecho.
    Um livro que eu li que tem a perspectiva de animais é A revolução dos bichos e gostei bastante. É interessante ler algo sobre seu ponto de vista.
    Acho essa capa linda!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é lindo e um baita alerta também, até pra quem gosta de animais, tem de estimação mas não sabe cuidar do bichinho. Passei a ter uma visão diferente de algumas coisas. E amei os contos. O da Tartaruga foi um dos meus favoritos, mas o do Elefante e Golfinho também são maravilhosos. Nossa, tem muito conto bom.

    ResponderExcluir
  6. Raquel!
    Gosto demais de livros de contos e ainda sobre animais no período da guerra, fiquei bem curiosa.
    Achei o plot do livro muito interessante, tanto pelo lado histórico, bem como por trazer a história dos animais que as protagonizam, cada um com sua fábula, consequências e ensinamentos.
    Bom domingo!
    “Quando choramos abraçados e caminhamos lado a lado. Por favor amor me acredite, não há palavras para explicar o que eu sinto...” (Renato Russo)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA MARÇO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  7. Oi Raquel!
    Primeiramente que capa linda, não? Eu tinha ouvido falar desse livro na época que lançou e tinha esquecido dele completamente.
    A premissa parece ser bem interessante, ainda mais porque os animais quase nunca são lembrados quando falamos de guerras. Assim como você eu também adoro contos então com certeza vou lÊ-lo um dia.

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá! Adoro contos, são histórias mais curtinhas e ótimas para ler no trânsito. Não posso deixar de comentar também o capricho que a editora Darkside tem. Sério, tem livros dela que eu quero na minha estante só por conta da capa de tão bonita. A história parece ser linda e realmente transmite tranquilidade, já quero conferir.

    ResponderExcluir
  9. Oi Raquel!
    Realmente contos são muito bons por esse lado, que podemos ler em qualquer lugar e é bem rapidinho. O ruim é só quando a gente se apaixona demais pela história e não quer largar. A diagramação e capa parece maravilhoooosas, darkside nunca decepciona.
    Que interessante os contos sobre animais, criativo.
    Bjs

    ResponderExcluir