A Vida é Uma Tarde de Chuva - Carlos Henrique Abbud e Flávia Gonçalves

20 de março de 2018

Título: A Vida é Uma Tarde de Chuva
Autor: Carlos Henrique Abbud e Flávia Gonçalves
Páginas: 196
Ano: 2017
Editora: PenDragon
Gênero: Fantasia, Ficção, Jovem adulto, Romance
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:   
Sinopse: "Saiba que há um monstro escondido em Desídia. E ele se alimenta de vida interior."
​Glenn está sozinha no mundo. Vive na estrada, entre pontos de partida e destinos igualmente irrelevantes. Imersa em seu nada, pega carona com um estranho escultor. Os dois sofrem um acidente, causado por um homem prestes a tirar a própria vida.
Ferida, ela é carregada para Desídia, um vilarejo misterioso e esquecido pelo tempo. Quando descobre que, ali, os sonhos, os laços e o amor cobram um preço alto demais, como sempre faz, decide fugir das pessoas, dos problemas, de tudo.
Mas sua vida pode mudar para sempre em uma tarde de chuva.

Resenha: Glenn é uma mulher que não liga muito para nada nem ninguém. Vive viajando, sem destino curtindo o que conquistou de mais grato à sua vida: a liberdade.

Durante sua viagem, pegou carona com Valiante, um escultor muito simpático e bem misterioso. Durante o percurso, ele bem que tentou alguma conversa, sempre recebendo respostas evasivas de Glenn, afinal, ela não está a fim de conversar, muito menos de fazer amigos. Até que eles sofrem um acidente. O causador do acidente é um homem que não fala coisa com coisa, parece que está meio maluco, com uma conversa mais estranha ainda que ele e que acaba se suicidando na frente de Glenn.

Desmaiada, chocada por conta do acidente e depois pelo suicídio do homem é encontrada e levada para Desídia, uma cidade estranha, sem quase nenhum recurso e com moradores esquisitos. À princípio Glenn só quer ir embora daquela cidade, mas no primeiro momento está machucada e depois, acaba ficando por conta das circunstâncias. Com o passar dos dias acaba se envolvendo com as pessoas sem perceber. Valiante também acaba se interessando pelo vilarejo, mas é menos sutil que Glenn. Ele percebe que está meio que gostando dali e resolve ficar por um tempo. Escultor, começa a criar algumas peças em troca de pouso para ele e Glenn, depois começa a criar esculturas na igreja, reformar a da praça e, aos poucos, devolvendo um pouco de alegria ao triste vilarejo. Acontece que todos que viviam lá eram apáticos, não demonstravam qualquer emoção, eram tristes e indiferentes à tudo!

Com o passar dos dias, Glenn e Valiante começaram a se sentir fracos, ocos, acabaram por descobrir que lá vivia um ser que "sugava" a alegria, a alma das pessoas, além de descobrir que cabe a Valiante terminar a obra de arte que aprisionaria este ser, mas antes eles precisam descobrir quem é!

Em meio à isso tudo, um romance entre os protagonistas começa a desabrochar e Glenn, que é fria e não se importa com ninguém se vê completamente envolvida com o rapaz, que está disposto a arriscar a própria vida para livrar Desídia do mau que a habita!

Mais um nacional surpreendente! Já havia sido conquistada pela capa que eu achei lindíssima. Lendo a obra vi que também tem tudo a ver com o contexto, assim como o título, que foi outra coisa que me pegou. Adorei o título e ele resume com maestria o conteúdo do livro! Os personagens são bem cativantes e super bem construídos, a narrativa é fluída. Temos flash backs do passado de Glenn que nos faz entendê-la melhor e mesmo esses, estão sempre dentro de contexto.

Recomendo a leitura. Um nacional maravilhoso, gostoso de ler e com uma mensagem linda!

"O que podemos fazer de realmente útil nessa vida, diante da Eternidade?"

"Sei lá Glenn. - Valiante debruçou-se na janela, ao lado dela. - Vai ver, a vida não é mesmo nada além de uma longa tarde de chuva como essa. Você pode ficar olhando para fora, praguejando por não poder ir aonde quer, ou aproveitar o tempo da melhor maneira, sabe?"

"No fim, tudo o que existe é apenas distração enquanto uma chuva interminável nos prende aqui, nesse mundo."

'' Então, quando a chuva chega, muito raramente, a mágica acontece. ''

"A vida é uma tarde de chuva e a felicidade depende das escolhas que nela fazemos."

'' Não tente entender, não ame, não sonhe, não sinta até estar bem longe daqui. ''

'' E se eu morresse hoje? Essa ideia não me desagrada de todo, sabe? Na verdade, acho que há anos estou pronta para morrer. ''

8 comentários

  1. Oi, Denise.

    Uau... É um livro bem misterioso e diferente.

    Imagino que para a Glenn e o Valiante, foi dada uma missão para descobrir a identidade de tal criatura e interceptá-la, para que mais vidas não sejam sugadas.

    ResponderExcluir
  2. Só o título deste livro já faz a gente sentir vontade ler ele.
    Fiquei lendo a resenha e pensando aqui sobre viver em um mundo, um lugar, onde não houvesse alegria, vontade..(dá não)
    Falei e repito: muito orgulho da nossa literatura nacional, que tem mostrado autores jovens, trazendo sempre enredos inovadores e que fazem o leitor pensar!
    Como não conhecia o livro, já vai para a lista de desejados!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi Denisse.
    Adorei a premissa desse livro.
    A história parece ser bem interessante e surpreendente. A ideia de um ser sugador de energia, deixando as pessoas letárgicas é bem diferente. Fiquei bem interessada em ler, ainda mais por ser um nacional.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Denise!
    Gosto demais de conhecer novos autores nacionais e tendo essa ótima indicação, vou em busca.
    Gostei muito de ver que a dinâmica entre os protagonista é boa, todo esse acidente e 'um ser que "sugava" a alegria, a alma das pessoas', cruzes, fiquei curiosa.
    “Não acredite em tudo que ouvires! Há mentiras que sempre serão ditas, e verdades que jamais serão pronunciadas...” (Eliane Azevedo)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA MARÇO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  5. Oi Denise!
    Que capa linda! Eu de cara já gostei e lendo sua resenha me interessei mto, espero ler em breve.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Olá! Não conhecia o livro, mas curti bastante o enredo, afinal ele trás um misto de fantasia, mistério com pitadas de romances. Fiquei curiosa em descobrir porque Glenn ficou assim e quem será esse ser que suga a alegria das pessoas e como isso tudo vai terminar?! Muitas perguntas (risos). E o melhor de tudo é saber que uma história tão bacana vem de terras tupiniquins.

    ResponderExcluir
  7. Oi Denise!
    Adoro fantasia e não conhecia o livro, mas o enredo é bem diferente! Nunca vi nada parecido como um ser que suga a felicidade das pessoas. Fiquei curiosa pra saber quem é no final.

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Denise!
    Antes de tudo preciso comentar que eu amei a capa do livro!!
    Ahhh o meu amor por romance sempre me faz querer ler todos que eu vejo pela frente (socorro tenho muitos livros pra ler uashauhs)
    Gostei da história e como um bom romance me interessei muito pra ler mais.
    Bjs

    ResponderExcluir