Os 12 Signos de Valentina - Ray Tavares

Título: Os 12 Signos de Valentina
Autor: Ray Tavares
Páginas: 392
Ano: 2017
Editora: Galera Records
Gênero: Literatura Brasileira, Romance, Infanto Juvenil, Ficção
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Saraiva | Amazon
Nota:    
Sinopse:
Isadora é ariana e seu ex namorado pisciano... Inferno astral! Em busca da combinação astrológica perfeita, ela cria um blog para relatar suas experiências. Isadora descobriu da pior forma possível que o namorado a traíra. E com sua melhor amiga, ainda por cima! A estudante de jornalismo entra numa fossa sem fim. Sem nenhum estágio à vista, ela se afoga em filmes feitos para chorar, pizza e em sua mais nova obsessão: stalkear o perfil do ex namorado no Facebook. Até descobrir exatamente o que deu errado entre ela e Lucas: seus signos são incompatíveis. Basta encontrar um rapaz de libra e seu mundo entrará nos eixos novamente. Com a nova obsessão e a desculpa do trabalho final de jornalismo online, uma reportagem investigativa sob um pseudônimo, Isadora une o útil ao agradável e cria um blog para relatar a experiência: Os 12 signos de Valentina. Já que precisa encontrar o libriano perfeito, por que não aproveita e experimenta os outros signos do zodíaco para ter certeza mesmo?

 Resenha:

Terminei Os 12 signos de Valentina e só tenho uma palavra na cabeça: amadurecimento! Tá, tem uma palavra na minha cabeça, um monte na ponta da língua pra dizer pra vocês o que achei dessa leitura e um turbilhão de sentimentos no meu coraçãozinho de manteiga. Dentre os sentimentos, um em especial, a gratidão enorme por essa autora ariana e linda, que escreveu um dos livros mais legais que li esse ano.


Tá, sou suspeita, pois sempre escolho livros legais pra ler. rs Já adianto que foi uma delicia devorar os 12 signos de Valentina. Mas parei muitas vezes, lendo em “doses homeopáticas” para não acabar tudo rápido!

Isadora é uma menina de 22 anos, que nos é apresentada num contexto mega divertido: signos! E ainda que você odeie signos, é impossível que você não saiba algo sobre aquele crush de aquário (o coração gelado), ou do libriano (lindinho diplomata que passa o rodo). A verdade é que todos nós já ouvimos falar ou sabemos um pouquinho que seja sobre signos. E a Isa é aquele tipo de pessoa que não acredita muito nessa “magia astrológica” até levar um pé na bunda de tirar o chão.

Isa vê nessa onda de astrologia um verdadeiro bote furado para afundar as razões de seu término de namoro de 6 anos. Usando de toda impulsividade ariana que possui, a linda decide passar o rodo no zodíaco em forma de pesquisar o comportamento humano diante da astrologia e afirmar a teoria de incompatibilidade de Áries x Peixes. Óbvio que essa ideia surge de forma inusitada, depois de uma conversinha muito louca no banheiro de uma boate (enquanto ela estava bêbada).

Com essa ideia a garota ainda une o útil ao agradável, pois faz esses experimento se tornar parte de sua nota em uma das matérias do curso de jornalismo. Como? Ela cria um BLOG e escreve sobre suas experiências com o nativo de cada signo sob o pseudônimo Valentina. A possibilidade disso virar uma teia de complicações é enorme, mas quem disse que a ariana pensou no amanhã?

Não é de se espantar que um ariano tenha uma atitude bem louca dessas. Ou é? O que a autora tenta nos passar é bem maior e totalmente contrário a esse esteriótipo astrológico que permeiam todas as pessoas, já que diante disso todos nós possuímos um signo regente.

Isa aprende a medida que conhece as pessoas, que o signo define uma característica e outra, mas que nós como seres humanos possuímos livre arbítrio para sermos quem desejamos ser. Então o Zé da paçoca não foi um mané porque era canceriano, sim por ser uma pessoa que escolheu agir da pior forma! Ou seja, não culpe os astros por suas falhas. Essa foi uma das maiores lições desse livro e eu não poderia esperar menos!

Em outras palavras, ainda que seja um ariano nato, você quem escolhe se vai agir como a criança mimada do zodíaco ou se vai usar seu senso de justiça pra analisar uma situação e agir bem. Tudo é uma questão de maturidade e escolhas sensatas. Os astros podem prever certos comportamentos, mas sua atitude idiota não é algo movido por força maior, é você, apenas aceite. 😂

Citando a personagem, adaptando às minhas palavras: signos é quase uma religião, só que a diferença é que ninguém nunca matou alguém em nome da astrologia. Então por qual motivo algo tão divertido e que faz bem as pessoas não pode ser respeitado? Sendo assim, você pode amar signos, seguir isso como ideologia, mas se essa ideologia te prende, te deixa estagnado e bitolado, agindo de forma preconceituosa porque o Zezinho é de escorpião com ascendente em Leão, o certo é rever os conceitos. Fechado?

Isa segue empenhada em concluir seu experimento, porém, um rapaz aparece no meio do caminho, bagunça suas ideias e a faz pensar. O experimento para? Você precisará ler pra saber, só adianto: Libra é o paraíso astral de Áries... Quem mais além desse signo seria capaz de aguentar o jeito ariano de ser? Ou não? Relações com signos incompatíveis estão fadadas a darem errado? Vocês precisarão ler! Garanto que tem muita coisa a ser absorvida aqui. Claro, se você se dispor e embarcar no bote furado de Isa!

Os 12 Signos de Valentina também aborda assuntos mais complexos. Como uma Ferrari, a narrativa consegue ir de 0 a 100 em 2,5 seg, enquanto num momento fala do zodíaco, varia um trecho e outro com propriedade e reflexão sobre privilégios sociais que algumas pessoas possuem, e as desigualdades que tem pelo mundo. Ainda nesse tema, aponta o dedo na ferida, pois mostra que enquanto achamos “o mundo” muito distante da "nossa realidade", muitas vezes as realidades estão bem ao nosso lado e não nos damos conta.


Nessa onda de temas mais sérios, fala também sobre emponderamento feminino e da uma pincelada lá na liberdade de expressão conquistada e o quanto as mulheres ainda precisam brigar por seus direitos, inclusive o direito de ser quem gostaria de ser. E sinceramente, é um emaranhado de diversidade bem articuladas e real que só poderia ter saído da cabeça de uma ariana que se expressa bem pra caramba com as palavras! - Não se assuste se eu te falar que sou ariana também, sim, a Ray tá tem um cantinho no meu coração!


Os 12 signos de Valentina é aquele livro capaz de refletir algumas ações do cotidiano feminino, ainda que como já disse lá no início, você não curta signos. É impossível não se ver em Isadora em algum momento, seja por ter chorado anos por um primeiro amor que terminou mal, seja pelo fim da relação com um ex que você descobre que era gay, seja por não estar tão afim de um boy que sofreu por você durante meses ou por sentir que aprendeu muito com os erros com o passar do tempo. Dessa forma, acredito que toda mulher já foi menina e tem um pouco de Isa!

Uma história divertida, apaixonante, com uma mensagem significativa pra atualidade. Uma história com a cabeça nas nuvens da astrologia e os pés bem fincados no chão! Um jogo de atitudes e consequências que te faz refletir a cada página, seja por concordar, seja por discordar da história ou por Isadora bater um papo maneiro com a consciência dela e com a nossa...
Se indico a leitura? Óbvio que sim!

Bjs e Boa Leitura :*

6 comentários

  1. Que coisa mais gostosa ler uma resenha assim!
    Não conhecia o livro e mesmo sendo bem avessa a isto de signos, adorei tudo que li.
    Aliás, quando um autor(a) consegue trazer bom humor, fantasia e também realidade em um conjunto só, é maravilhoso!
    Quero muito poder ter a oportunidade de ler este livro e me divertir também!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Confesso que não foi um livro que fui com a cara quando vi porque esse negócio todo de signo e coisa assim de seguir a vida e ver pessoas por eles me dá é nos nervos. Mas parece que o livro consegue ser divertido e brincar com o tema de uma forma que a gente se envolve e acaba sendo gostoso de acompanhar. A ideia da menina do blog e esse experimento é uma loucura! Mas dá vontade de ver no que tudo isso deu. Ela parece ser bem real e fácil de se identificar, de acabar torcendo por ela. No fim das contas acho que iria gostar de ler.

    ResponderExcluir
  3. Que lindo Jéssica!
    Qro mto ler esse livro, adorei a ideia da autora trazer esse tema, adoro ler signos e aposto que eh uma bacana leitura, espero ler em breve!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Como ariana, primeiramente fico feliz em descobrir o signo compatível com o meu: libras!
    Hum, livros que falam de astrologia não é comigo, mas pela resenha dar para perceber que não é o foco, apenas uma parte cômica.
    Claro, seu signo não te define, embora eu me sinta muito definida com o meu.

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca entendi absolutamente nada de signos, ascendentes e descendentes. Sério, não faço ideia de quem combina com quem, nem como os astros podem influenciar na vida das pessoas... No entanto, sempre achei interessante. Conheci uma colega que sabia tudo, se você contasse o dia que você nasceu ela contava teu mapa astral kkk Enfim, sobre o livro, parece ser bem divertido. Sempre achei errado esse estigma posto em cima dos signos, rejeito qualquer ideia de "predestinação", "destino" e afins. Capa muito linda! Ah, e eu sou leonina.

    ResponderExcluir
  6. Apesar de eu quero lê-lo, não gosto muito desses livros de signos, pois não acredito muito nessas coisas. SimpleSimplesmentes não interessa...

    P.S.: Sei que não tem nada a ver com a postagem e a resenha, mas amei o gatinho que aparece em uma das fotos! 😻

    ResponderExcluir