Outlander: A Viajante do Tempo - Diana Gabaldon

Título: A Viajante do Tempo - Outlander, 1
Autor: Diana Gabaldon
Páginas: 800
Ano: 2014
Editora: Arqueiro
Gênero: Aventura, Fantasia, Ficção, História, Romance
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon | Saraiva
Nota:    
Sinopse: Em 1945, no final da Segunda Guerra Mundial, a enfermeira Claire Randall volta para os braços do marido, com quem desfruta uma segunda lua de mel em Inverness, nas Ilhas Britânicas. Durante a viagem, ela é atraída para um antigo círculo de pedras, no qual testemunha rituais misteriosos. Dias depois, quando resolve retornar ao local, algo inexplicável acontece: de repente se vê no ano de 1743, numa Escócia violenta e dominada por clãs guerreiros.

Tão logo percebe que foi arrastada para o passado por forças que não compreende, Claire precisa enfrentar intrigas e perigos que podem ameaçar a sua vida e partir o seu coração. Ao conhecer Jamie, um jovem guerreiro escocês, sente-se cada vez mais dividida entre a fidelidade ao marido e o desejo. Será ela capaz de resistir a uma paixão arrebatadora e regressar ao presente?

Resenha: Enfim, não resisti e encarei a leitura desse livro enorme e maravilhoso....e me arrependi! De não ter lido antes!

Para ler tudo o que nós estamos trazendo sobre a série de TV e os livros, vem aqui!

Depois de ler a resenha que a Jéssica fez aqui para o blog, sobre a série, minha curiosidade ficou sem limites e imediatamente comecei a ler o primeiro livro e nossa, me apaixonei pela Claire!

Ele é enfermeira e estava atendendo os soldados feridos na guerra enquanto seu marido Frank estava na inteligência, isso lá em 1945, em plena Segunda Guerra Mundial. Passaram muito tempo separados durante a guerra, então, quando esta chegou ao fim, resolveram partir para uma segunda lua de mel em Inverness, nas Ilhas Britânicas, Frank é historiador e resolveu unir as duas coisas, a lua de mel e a procura por informações sobre seus antepassados, que a muito viveram nesse local.

Pesquisas são feitas e eles conhecem pessoas do lugar, exploram lugares, namoram também é claro. Conhecemos ruínas maravilhosas quando o casal faz seus passeios e Claire, mesmo não tendo lá muita paciência para as conversas de historiadores, acaba conhecendo bastante coisa sobre a história do lugar e dos moradores locais.

Até que ela e Frank, escondidos, assistem a um ritual das Druídas, as bruxas locais, em um antigo círculo de pedras. No outro dia resolve voltar àquele local para pegar umas ervas que havia visto por lá, ela como enfermeira, conhece e se interessa pelas ervas e como usá-las para curar. E é aí que a vida dela vira de cabeça para baixo, ao tocar em uma das pedras, se vê em 1743, sozinha e como estava com um vestido lá no seu tempo, está, para os padrões de 1743, só de roupa de baixo!

Pois ela acaba encontrando justamente um antepassado (que é a cara) do seu marido, acha que pode confiar no homem e pra falar a verdade, não sabe bem onde está no momento, muito menos quando está né...mas acaba descobrindo que não pode confiar no homem, que aliás é um soldado inglês. Nesse momento aparece um outro homem, que a tira das mãos do soldado a sequestra e leva para junto dos homens que estão com ele, são Escoceses. Lá ela os encontra e os enfrenta, ainda sem saber que voltou duzentos anos no tempo, eles não entendem as roupas e os modos dela, e ela não entende porque.

Nesse ínterim vê Jamie muito ferido e resolve tratar dos ferimentos dele, sem nada além de álcool e trapos ela o ajuda e acaba sendo levada para o castelo que eles vivem.

Então ela por fim descobre que, sabe-se lá como, voltou no tempo. A partir daí ela começa uma desesperada luta para voltar até as pedras, para então tocar nelas e voltar para casa, só que, como ela é uma estranha e ainda por cima, inglesa, está sendo constantemente vigiada, o que torna impossível uma fuga!

O tempo vai passando e ela começa a trabalhar como médica por ali, meio que se conformando com o que o destino preparou para ela. Faz amizade com algumas pessoas, entre elas, com Jamie que está sempre presente e quase sempre é cavalheiro e delicado com ela. Até que acaba tendo que sair com Dougal, irmão do chefe do clã Mackenzie, do castelo e junto levam Jamie, eles saíram para recolher os impostos, só que no meio do caminho ela encontra Randall, que a leva para interrogatório, o homem é um sádico, e se mostra como tal e agora ela corre um sério risco, não vendo outra alternativa e já pensando nos próprios interesses, Dougal obriga Claire a casar com Jamie, ela não vê outra alternativa, tem que obedecer e a partir daí ela e o então marido passam a se conhecer e o romance é o ponto alto do livro.

Uma amizade que já existe, um amor que cresce a cada dia e um enorme sentimento de culpa e dúvida permeiam os pensamentos e sentimentos de Claire, que precisa guardar um segredo que, mesmo que conte para alguém não há como acreditar.

Ela não quer mais voltar, na maioria das vezes e quando tem a oportunidade, terá que decidir entre o amor lindo e puro que conheceu no passado ou o amor seguro que a espera no futuro!

Durante o seu caminho enfrenta muita gente, existe muita violência naquele tempo e na maioria das vezes é gratuita. Randall vai se mostrar um monstro e fica difícil para Claire olhar para aquele homem sem o associar ao marido. Claire e Jamie vão ter que enfrentar muita coisa, vão ter que viver com muitos segredos e maldades se quiserem realmente que seu amor dê certo.

Bom, tentei não falar muito e falei pra caramba, mas gente, são mais de 700 páginas de muito amor e muita maldade, não exatamente na mesma proporção em quantidade mas na mesma proporção em qualidade. O livro é maravilhoso, a escrita da autora é mágica, as descrições dos lugares são feitas de forma que nos transportam para eles. Os personagens são riquíssimos, muito bem construídos e apesar de ser um livro grande, a leitura flui que é uma beleza. Além disso, posso afirmar que nunca vi uma adaptação para TV ser tão fiel ao livro, eu fui lendo e assistindo a série e realmente foi incrível a semelhança!

É também uma leitura pesada, já que trata de 1743, uma época difícil e violenta, com costumes e trejeitos da época, ainda assim, uma leitura fantástica de se fazer, recomendo demais!!!

9 comentários

  1. Meu Deus, mas como é como relembrar do que foi ler esse livro. Quando vejo resenha já bate aquele sentimento todo da história de novo. Tem muita maldade ali, muita violência e coisas ruins acontecendo, mas caramba se a gente não ama esse casal logo de cara! A Claire é de uma força e inteligencia pra conseguir fazer as coisas nessa nova realidade que me deixaram abismada! Ê mulher! E o Jamie é impossível de não amar. Toda a história dele e família e todas essas coisas é muito chamativo, encanta e faz a gente gostar de tudo nele rapidinho xD
    Randall é aquele peste da história e nem falo muito das coisas que esse aí faz porque só de lembrar já dá um desânimo.
    As coisas da época, o negócio todo de clã, as lutas e picuinhas e contexto histórico é bem legal de acompanhar. A gente se joga naquela época, fica imaginando e entra bem no clima dos tempos que a história quer passar. É grande, mas as páginas voam. Vale muito a pena ler.

    ResponderExcluir
  2. Denise!
    Não li a série ainda, estou me segurando pra não ver na tv, qria mto conseguir ler antes os livros e espero conseguir segurar essa ansiedade viu...
    Adorei a resenha!
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Denise.
    Eu estou muito ansiosa para ler tanto a série, quanto assistir a adaptação, porém como comentei aqui tenho receio de ler triângulos amorosos, por isso tenho um certo medo de ter muito disso nessa série, afinal ela é casada, por outro lado, eu quero ver ela caidinha pelo James, porque deus que homem lindo, fofo e tão maravilhoso, e bruto também pelo que estou sabendo kkkkkkk, enfim, não vejo a hora de ler e entendo você quando diz que não queria ter falo tanto, eu sou assim também quando gosto muito de uma série ou livro.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Aí sim, caramba!!! Cheguei a ficar sem fôlego lendo resenha! Tá tensa, tá linda, tá foda!
    E vc conseguiu tirar a dúvida que permeia mil cabeças: 700 páginas fluidas de se ler!
    Eu sou queria ter a sua rapidez pra ler, pq essa lindeza já está na minha lista de leitura de 2017 e quero começar e terminar ainda esse ano!
    Adorei meu nominho aí na sua resenha e amei saber que consegui despertar sua curiosidade para se jogar no livro!
    Sem dúvidas, essa resenha é prova do quanto uma resenha é capaz de ajudar alguém a decidir se assiste ou lê algo. ❤️
    Vai logo pro próximo, tô doida pra saber o que vc acha do segundo. ��

    ResponderExcluir
  5. Esta com certeza é uma série que morro de vontade de ver, só ainda não tive oportunidade! Queria muito poder ler os livros antes, mas pelo jeito, vai dar não! Então, o jeito é ir correndo com minha fila de séries atrasadas e por esta na listinha!
    Amo um bom romance, ainda mais nessa época tão pesada da história, com seus costumes, castigos e trejeitos!
    Vai para a listinha de desejados com certeza!
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Olá! Este livro já esta na minha lista a um tempinho, pois ainda não sentia clima para iniciar a leitura, mas depois dessa resenha já vi que vou ter que passar ele na frente, pela sua resenha eu encontro o que mais gosto nos livros nessas 700 páginas, aventura, fantasia, história, romance, eita que meu coração não aguenta acho que vou pegar umas folgas no trabalho (risos).

    ResponderExcluir
  7. Denise!
    Não apenas gosto dos romances ambientados na Escócia, como amo o tema viagem no tempo.
    Já li várias resenhas sobre o livro e os outros da série, mas confesso que a sua foi a mais completa, trouxe detalhes que em outras não tinha visto e ainda deu explicação como ela conseguiu ir para outra época, que é uma das minhas maiores curiosidades.
    Obrigada!
    “É prova de inteligência saber ocultar a nossa inteligência.” (François La Rochefoucauld)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  8. Eu assisto a série e é muito perfeito!! Preciso urgentemente ler esse livro!!!Sou apaixonada pelo o Jamie(como não poderia?),Claire é incrível *-*

    ResponderExcluir
  9. Oi Denise!
    Eu tenho só o primeiro livro da série e confesso que ainda não li por conta do tamanho e de não ter os outros, rs.
    Já conheço um pouco da história, e tenho muita curiosidade de conhecer a história de Clare, principalmente pelo ano em que se passa, são costumes diferentes e acho incrível conhecer outras épocas através de livros!
    Assim que puder comprar os próximos livros irei ler com certeza, também pretendo ver a série!
    Beijos

    ResponderExcluir