A Espiã - Paulo Coelho

Título: A Espiã
Autor: Paulo Coelho
Páginas:183
Ano: 2016
Editora: Paralela
Gênero: Romance, Literatura Brasileira
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon, Saraiva
Nota:                       
Sinopse: Mata Hari foi a mulher mais desejada de sua época: bailarina exótica que chocava e encantava plateias ao se desnudar nos palcos, confidente e amante dos homens mais ricos e poderosos de seu tempo, figura de passado enigmático que despertava o ciúme e a inveja das damas da aristocracia parisiense. Ela ousou libertar-se do moralismo e dos costumes provincianos das primeiras décadas do século XX e pagou caro por isso: em 1917, foi executada pelo pelotão de fuzilamento do exército francês, sob alegação de espionagem. Em seu novo romance, Paulo Coelho revisita com brilhantismo a vida dessa mulher extraordinária, mostrando ao leitor que as árvores mais altas nascem das menores sementes.

Resenha: 
"Sou uma mulher que nasceu na época errada e nada poderá corrigir isso. Não sei se o futuro se lembrará de mim,mas, caso isso ocorra, que jamais me vejam como vítima, mas sim como alguém que deu passos corajosos e pagou sem medo o preço que precisava pagar."

Margaretha Zelle, mais conhecida como Mata Hari, foi uma dançarina exótica dos países baixo acusada de espionagem no período da Primeira Guerra Mundial e condenada ao fuzilamento. essa é a historia que todos conhecemos e é assim que o livro de Paulo Coelho começa.


Nascida numa família de classe média, viu seu pai e seio familiar ruírem após a morte de sua mãe, quando ela tinha apenas 15 anos de idade. 
Ela se casa, muito mais pelo fato de que as mulheres da sua época deveriam se casar, e também porque vira naquele senhor militar,21 anos mais velho que ela, uma espécie de passaporte para a liberdade.
Conforme o tempo passa e a narrativa da história vai ganhando fôlego observamos seu espírito livre e sua inaptidão para ser mãe, esposa ou dona de casa.

"Eu não estava pedindo para ser feliz; pedia apenas para não ser tão infeliz e miserável como me sentia."


Até que um dia, ela decide procurar o consulado Francês aonde conhece o cônsul e o convence a  lhe dar um bilhete só de ida para Paris, prometendo que nunca o esqueceria pelo favor  que fez a ela.

E nessa hora que ela deixa de ser Margaretha para se transformar em Mata Hari, dançarina exótica que ao chegar em Paris, percebe que nem tudo seria tão simples assim.
"Com um dicionário na mão e muita dificuldade,pois estava insegura, me aproximei de uma moça que deveria ter mais ou menos minha idade e perguntei  onde ficava o hotel que o cônsul havia reservado para mim. Ela olhou para minha bagagem, para minha roupa e embora estivesse com a meu melhor vestido que trouxera de Java,seguiu adiante sem responder.Pelo visto estrangeiros não eram bem-vindos ali."

 

Depois que chega a Paris,muitas pessoas influentes entram em seu caminho e a ajudam a percorrer o caminho até chegar à sua fama. Embora esteja vivendo tão livremente quanto pode, notamos melancolia em sua frases e ações, algo bem sutil e até mesmo subliminar mesclando ficção com a realidade.

Paulo Coelho nos mostra mais uma vez , uma obra que ao misturar realidade e fantasia, desperta a curiosidade sobre nossa protagonista, nos faz buscar mais informações e para mim funcionou como um todo pois quis saber mais sobre essa figura tão misteriosa e incompreendida que foi Mata Hari.
É uma leitura agradável , rápida que indico se não  se importar com a romantização de uma história real e não espere uma biografia fiel ou algo mais profundo.

"Aprenda a seguir seu destino com alegria, seja ele qual for. Enquanto crescem, as flores mostram sua beleza e são apreciadas por todos; em seguida, morrem e deixam sua sementes para que outros continuem o trabalho de Deus."

8 comentários

  1. Oi Karla, vi um video no linha do tempo do face que contava um pouco da história de Mata Hari e tenho que confessar que até então não sabia nada dela mesmo já tendo ouvido o nome Mata Hari em algumas frases, achei a história dela bem intrigante e assim, mesmo com a romantização de Paulo Coelho imagino que o livro seja bem interessante e se surgir a oportunidade vou querer ler *__*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lili!
      Sim eu também já havia ouvido falar por alto nela.
      Quando li o livro do Paulo Coelho foi tão fantástica a leitura que tive que saber mais sobre ela.
      Obrigada pelo comentário ^^

      Excluir
  2. Karla!
    Também sou super fã do Paulo Coelho e já há muitos e muitos anos e a cada novo livro dele, fico interessada na leitura.
    Esse me interessa ainda mais porque a história da Mata Hari sempre foi envolta de muita fábula e mistério, como foi a própria vida dela.
    E ver que Paulo deu destaque em sua pesquisa e escreveu um livro bem elaborado, só engrandece a leitura.
    “Inteligência não é não cometer erros, mas saber resolvê-los rapidamente.” (Bertolt Brecht)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy!
      Que bom encontrar mais uma fã de Paulo Coelho!!
      A história é realmente muito boa e bem desenvolvida por ele.
      Até breve ^^

      Excluir
  3. Sabia bem pouco sobre Mata Hari... basicamente, o básico do básico. Uma época ingrata na qual as mulheres tinham a única função de casar para procriar, Mata foi contra tudo isso. Ao que parece, não foi uma jornada fácil. É uma história muito interessante.

    ResponderExcluir
  4. Oii
    Eu não sabia que esse livro era sobre mata Hari. Mesmo não sendo uma biografia, deve ser muito bom para aprender um pouco sobre ela e como você disse deve dar muita vontade de buscar mais informações sobre ela. Faz muito tempo que li da última vez Paulo Coelho, mas adoro sua escrita. Se tiver oportunidade lerei esse!
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Olá, primeiro de tudo confesso que nunca li um deste autor, mas sempre tive interesse em ler. Confesso que não sabia que o livro abordasse a mata Hari, mas é sempre bom aprender mais sobre.
    Adorei, beijos.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Fiquei em dúvida essa personagem realmente existiu?! Eu não li nada desse autor apesar de muitos falarem que ele tem histórias maravilhosas com frases que te faz pensar nelas. Gostei bastante da história, a forma de como a mulher procurar lutar por si mesma. Para mim sempre é bom conhecer mas sobre as obras do autor.

    ResponderExcluir