O Mundo Assombrado Pelos Demônios - Carl Sagan

Título: O Mundo Assombrado Pelos Demônios
Autor: Carl Sagan
Páginas: 512
Ano: 2006
Editora: Companhia das Letras
Gênero: Ciência - Estudo e ensino - Obras de divulgação
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon

Nota:   
Sinopse: Assombrado com a escuridão que parece tomar conta do mundo, onde explicações pseudocientíficas e místicas ocupam cada vez mais os espaços dos meios de comunicação, Carl Sagan acende a vela do conhecimento científico para tentar iluminar os dias de hoje e recuperar os valores da racionalidade. Em meio a anjos e ETs, astrólogos e médiuns, fundamentalismos religiosos e filosofias alternativas, dois mais dois continuam a ser quatro e as leis da mecânica quântica permanecem valendo em qualquer parte do planeta. Este livro é uma reafirmação plena do poder positivo e benéfico da ciência e da tecnologia.





"...as lembranças de um acontecimento guaram mais semelhança com uma história que passa por constantes revisões do que um pacote de informações inalteradas" pág. 165
"É um erro capital teorizar antes de ter os dados. Insensivelmente, começa-se a distorcer os fatos para adaptá-los às teorias em vez de fazer com que as teorias se adaptem aos fatos" Sherlock Holmes, em, scandal in Bobermin de Conan Doyle 1891 - pág. 178
Resenha: 

Esse livro é muito maior do que as minha breves e simples explicações, mas eu tentei escrever de uma forma objetiva e sem delongas.

No prólogo vemos uma criança que almeja ser cientista, por ter visto uma apresentação e, a partir daí se encanta cada vez mais pela ciência.

No primeiro capítulo lemos sobre ciência e a pseudociência, que é a falsa ciência. Aquela que diz que por tal valor você será curado seja do que for que você tenha. Enfim, não que não seja possível, porém não devemos dar dinheiro a alguém que diz que curará. Há muitas doenças psicológicas que podem ser curadas se você acreditar que é possível.

No segundo ele desmitifica a ciência em si e a sua esperança que ela pode ser apresentada desde cedo por pessoa com formação, ou seja, competentes em suas áreas, para que ela seja inspirada e desenvolva e se forme nessa área.

Já o terceiro ele falará sobre Marte e as pessoas que foram e explica, dá exemplos de suas suposições.

Além das citações que antecedem todos os capítulos o autor foi muito atento e preocupado com suas explicações, tanto que ele sempre nos traz exemplos não só dele, mas também de outros autores, pensadores e afins para nos clarear o pensamento reflexivo com o intuito, creio eu para compreendermos melhor do que o autor nos quer passar.

Cada capítulo, como já devo ter citado trata-se de um um assunto, entretanto, às vezes, o escritor retoma para ssim nos fazer não nos perdermos a linha de raciocínio dele e nossa no assunto supracitado.

Em um dos seus capítulos ele nos conta também sobre as pessoas que creem que os ETs vieram para Terra e fizeram desenhos e várias regiões próximas de fazendas e afins, todavia mesmo ele não acreditando que tinha sido verdade. Ele nos dá uma parâmetro para que entendemos seu ponto de vista e dos demais que creem nisso.

Enfim, Sagan disserta sobre o que é a ciência, seu amor por ela, a falsa ciência, religião de uma âmbito bem amplo e de uma forma sutil, sobre política, sociedade e nos faz entender tudo isso mesmo para pessoas leigas como eu.

Recomendo ele para abrir seus horizontes de uma forma simples, exemplista, explicativa de Sagan e com a ajuda de sua esposa em quatro capítulos desse livro.

Leia e se deslumbre com o conhecimento que ele adquiriu e nos quis passar.

Nenhum comentário

Postar um comentário