Fera - Brie Spangler

Título: Fera
Autor: Brie Spangler
Páginas: 384
Ano: 2017
Editora: Seguinte
Gênero: 
Ficção, Jovem adulto, LGBT, GLS, Literatura Estrangeira
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon | Saraiva.

Nota:   
Sinopse:Dylan não é como a maior parte dos garotos de quinze anos. Ele é corpulento, tem quase dois metros de altura e tantos pelos no corpo que acabou ganhando o apelido de Fera na escola. Quando ele conhece Jamie, em uma sessão de terapia em grupo para adolescentes, se apaixona quase instantaneamente. Ela é linda, engraçada, inteligente e, ao contrário de todas as pessoas de sua idade, parece não se importar nem um pouco com a aparência dele. O que Dylan não sabe de início, porém, é que Jamie também não é como a maioria das garotas de quinze anos: ela é transgênera, ou seja, se identifica com o gênero feminino, mas foi designada com o sexo masculino ao nascer. Agora Dylan vai ter que decidir entre esconder seus sentimentos por medo do que os outros podem pensar, ou enfrentar seus preconceitos e seguir seu coração.


Resenha:

Dylan é um garoto de 15 anos que está no segundo ano do colegial, mora sozinho com a mãe superprotetora pois o pai morreu a 11 anos atrás. Ele tem uma certa "mudança" genética que faz com que ele tenha muitos pelos pelo corpo e cresça mais que o normal, com isso, ganhou vários apelidos ao decorrer dos anos, porém, o que mais pegou foi Fera.

Após sofrer um acidente, Dylan acaba indo a uma terapia em grupo e lá conhece Jaime, uma jovem transexual que ama fotografia, mas que acima de tudo, é uma garota deslumbrante. Juntos, e de saco cheio das terapias, vão começar a sair pela cidade.

O garoto tem um amigo de infância chamado JP que é o cara mais popular do colégio. As pessoas fazem praticamente tudo que ele diz. Por conta de sua grande fortuna, ele criou um negócio de empréstimo de dinheiro no qual Dylan atua como "cobrador", pois, por ser grande e forte, todos tem medo dele. Quando as pessoas cooperam ele não faz nada mas quando acontece o contrário, usa de uma parte de sua personalidade que na maior parte do tempo está escondida.

Fera não foi um livro que funcionou para mim. Achei que trabalhou com o tema, aceitação de diferenças, de uma forma que não me agradou e apresentando personagens que não foram muito desenvolvidos. Porém, algo que achei interessante foi a forma como os personagens principais se entendem no livro já que ambos são fisicamente "fora dos padrões" criados pela sociedade. Nem sempre alguém que sofre preconceito vai entender e aceitar as diferenças do outro facilmente e é isso que a autora nos mostra. Essa quebra de preconceitos que a Brie trouxe foi um dos aspectos que mais me encantaram no livro, já que temos que aprender a lidar com as diferenças.

Sobre os personagens, gostaria de começar falando sobre Jaime. Ela é a personagem que eu mais me identifiquei do livro, sendo uma garota transsexual de 15 anos e que não fez a cirurgia de mudança de sexo. Ela é simplesmente deslumbrante e ama fotografia (assim como eu) e tira foto de tudo, exatamente tudo que vê! Gostaria muito de ter lido mais dela na história. Tá aí uma dica para a continuação, Brie Spangler! Haha. (Na história da Bela e a Fera, Jaime ficaria com o papel da Bela.)

Dylan foi um personagem diferente de se acompanhar, a morte do pai dele deixou buracos que vamos ir descobrindo ao decorrer da história, e não foi só ele o afetado pela morte do pai, sua mãe sofre muito até hoje. Eu posso dizer que esperava um pouco mais do Dylan por ele ser o protagonista da história, mas ele acabou sendo um daqueles personagens que você simplesmente quer que saia de cena. (Na história original, Dylan faria o papel da repugnante Fera).

Sobre o JP, eu vou confessar uma coisa pra vocês. Achei ele um completo idiota, insuportável.Tinha vontade de dar uns socos na cara dele cada vez que ele aparecia! Ele conseguia praticamente tudo o que queria dos seus colegas de escola, simplesmente por ser rico e popular. Ele também tem todo um passado com os pais que foi algo interessante de acompanhar (mas achei que ele se fez de coitado e usou isso a seu favor muitas vezes!). No geral, não gostei dele e muito menos de suas ações ao decorrer da história.(JP faz o papel do arrogante Gaston).

O livro Fera, promete ser uma releitura do filme A Bela e a Fera, o que chamou muito a minha atenção e foi um dos motivos por ter solicitado o livro. Porém, na minha opinião fugiu muito do filme. Talvez, por estar com expectativas demais, o livro não tenha alcançado elas. Além disso, uma coisa que eu particularmente não gostei foi que a autora tratou de sexo muito abertamente e isso me incomodou.

Sobre a diagramação do livro, a capa está simplesmente maravilhosa, dei graças por eles manterem a capa original, o espaçamento do livro é muito bom, com um tamanho de letras perfeito para ler e as páginas são amareladas.

O livro terminou com algumas pontinhas soltas o que deixa a possibilidade de uma continuação, será?! Espero que sim, pois gostaria de saber se a leitura vai melhorar e quem sabe a autora traga um pouco mais da Jaime.

Vocês leram? Gostaram? Deixem aqui nos comentários as opiniões de vocês!

Nenhum comentário

Postar um comentário