O circo Mecânico Tresaulti - Genevieve Valentine


Título: O Circo Mecânico Tresaulti
Autor: Genevieve Valentine
Páginas: 320
Ano: 2016
Editora: Darkside
Gênero: Ficção Científica; Literatura Americana
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Americanas, Saraiva 
Nota:    
Sinopse: Respeitável público, o Circo voltou!
Num mundo pós-apocalíptico, onde as pessoas não tem mais acesso à tecnologias de ponta, uma caravana circense leva esperança por onde passa. Os artistas são sobreviventes de guerra, que tiveram seus corpos mutilados reconstruídos com complexas estruturas mecânicas.






Resenha: Contamos com um narrador, que conta tudo a sua volta com uma inocência e pureza de criança. Cada acontecimento que ele viu ou crê ter visto é um vislumbre do que é e como é viver no circo Tresaulti.

Ao meu ver, essas pessoas que usam algo mecânico, nada mais são do que nós mesmo. Muitos de nós nos tornamos mecânicos, seja no trabalho, em uma conversa e nem nos damos conta disso. Por ser um mundo de guerra/ pós-guerra em que cada um só quer um lugar para dormir e comer, nós vemos que muitas dessas histórias devem bater com várias guerras que nós humanos já nos colocamos.

Temos que prestar muita atenção a cada parágrafo que a diversas histórias do circo é contada, pois George, que é o narrador, diversas vezes conta no passado distante, às vezes nem tão distante, e raramente no presente, então leia com calma pois de cada um que ainda está no circo e alguns poucos que foram embora ele conta à história que ele viu, pensou ou talvez tenha vivenciado, já que ele foi adotado pelo circo desde criança e lá é única vida que ele conhece, ou seja, ele nunca viu a guerra de fato e nem presenciou nada assim, porém não significa que os artistas do circo não tenham visto quão desagradável é viver/sobreviver em uma guerra que não finda.

A cada novo capítulo, conhecemos um pouco mais da dona do circo, Boss. Uma mulher que ajuda de certa forma as pessoas quebradas como ela disse e em George que pede muitas vezes, mas ela não o altera, pois ele não tem nada quebrado. Aos poucos vamos entendo o que ela quer dizer com isso e o porquê ela faz o que faz. Diversas histórias vou guardar em minha memória. É um livro para se ler com cautela e atenção, pois às vezes nem tudo é o que parece ou talvez seja a imaginação de George. Os desenhos são incríveis e ajuda a vermos um pouco mais da história. Cada personagem é único e particular em sua essência. A guerra, com certeza, deixa marcas nas pessoas, em algumas mais que em outras e cada história é diferente, pois a vivencia de cada um o é.

Livro mais que recomendado. Essa editora está de parabéns, não só pelo cuidado com os livros, mas cada história contida neles nos surpreende de uma forma positiva.

Nenhum comentário

Postar um comentário