Fábrica de Vespas - Iain Banks

Autor: Iain Banks
Páginas: 240
Ano: 2016
Editora: DarkSide Books
Gênero: 
Literatura Estrangeira, Suspense e Mistério, Terror
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Americanas, Submarino
Nota:       

Sinopse: Uma obra única, extremamente violenta e visceral, considerado um clássico moderno, eleito entre os cem romances mais importantes do século XX, nunca antes editado no Brasil. Narrado em primeira pessoa, sob o ponto de vista de Frank, a estreia literária do autor escocês Iain Banks polarizou a crítica e os leitores quando foi publicada, em 1984. Considerado um dos grandes romances do século XX, o livro evoca tanto O Senhor das Moscas (1954) como Precisamos Falar sobre Kevin (2003). Fábrica de Vespas consegue produzir um olhar ao mesmo tempo bizarro, imaginativo, perturbador e repleto de humor negro sobre o que se passa dentro da mente em formação de um psicopata. Iain Banks (1954-2013) nasceu e viveu na Escócia. Tornou-se amplamente conhecido pela controvérsia causada pelo seu primeiro romance, Fábrica de Vespas, publicado originalmente em 1984. Desde então, foi aclamado tanto pela crítica como pelos seus leitores por dezenas de obras de ficção e ficção científica. Foi considerado um dos Melhores Novos Escritores Britânicos em 1993. O jornal inglês The Times aclamou Iain Banks como “o romancista britânico mais imaginativo de sua geração” e o Guardian considerou-o “o padrão pelo qual o restante da ficção científica é julgado”.


Resenha:


 
  
Frank é um garoto de 16 anos bem estranho, mora em uma ilha com seu pai que também é estranho, ou seria melhor louco?! Ele tem uma certa fixação em saber quanto mede TUDO, e espera que o Frank saiba responder todas às suas perguntas idiotas, como "quanto mede esta mesa?".

Frank não é registrado, ou seja, não possui nenhum tipo de documento e com isso tem que se esconder ou ao menos evitar policiais. Ele nunca frequentou a escola, então não conheceu outras pessoas, seu único amigo é Jaime, um anão bem louco haha (mas só pra deixar claro, ele não chega nem perto da loucura dos familiares do Frank e do próprio Frank!).

Ele tem três irmãos e um deles(Eric) está internado em uma clínica psiquiátrica, pois colocou fogo em cachorros. Logo no primeiro capitulo, nós, juntamente com o Frank, descobrimos que seu irmão fugiu da clínica e que provavelmente está voltando.

Como eu disse anteriormente, Frank é meio louco, na verdade, toda a família é. Ele já matou três pessoas, mas agora não mata mais pessoas, mata animas e os decapita para colocar em estacas e espantar quem quer que seja que entre na ilha, e nas horas "vagas" passa seus dias em uma fábrica de vespas em seu porão.

Quando Eric (o irmão) finalmente entra em contato com ele, vemos o quão estranho ele realmente é, e aí fica difícil decidir qual dos dois é mais louco!

Ouvi muita gente dizendo que o livro era muito pesado mas não achei tão pesado assim. O livro vai tratar o psicológico do protagonista e sua relação com as outras pessoas. Vamos descobrindo aos poucos quem foram as vítimas de Frank e como tudo aconteceu. Se você está procurando algo simples pra passar o tempo, sinto muito, mas essa leitura não é pra ti neste momento, é uma leitura bem complexa, pelo menos foi pra mim.

Uma das melhores leituras do ano com certeza, SUPER INDICO!!!

Um comentário

  1. Que loucura! A família toda louca...kkkk
    Vou deixar para um futuro distante.

    Abraço

    ResponderExcluir