Resenha: Alta Fidelidade - Nick Hornby

Autor:Nick Hornby
Páginas:312
Ano:2013
Editora:Companhia das Letras
Gênero:Literatura pop, Contemporânea
Adicione: Skoob
Onde Comprar:Livraria Cultura
Nota:      
Sinopse: Rob é um sujeito perdido. Aos 35 anos, o rompimento com a namorada o leva a repensar todas as esferas da vida: relacionamento amoroso, profissão, amizades. Sua loja de discos está à beira da falência, seus únicos amigos são dois fanáticos por música que fogem de qualquer conversa adulta e, quanto ao amor, bem, Rob está no fundo do poço. Para encarar as dificuldades, ele vai se deixar guiar pelas músicas que deram sentido à sua vida e descobrir que a estagnação não o tornou um homem sem ambições. Seu interesse pela cultura pop é real, sua loja ainda é o trabalho dos sonhos e Laura talvez seja a única ex-namorada pela qual vale a pena lutar.


Resenha:Um dos meus livros favoritos, Alta Fidelidade, me ensinou muitas coisas e uma delas é que tudo na vida tem uma trilha sonora, e mais: tudo tem o TOP 5;

Nosso protagonista, um cara de meia idade chamado Rob, tem uma loja de discos falida e juntamente com seus dois únicos funcionários (e amigos ?) passa os dias entre perguntas e questionamentos tais como: "Qual o melhor álbum de tal cantor?" "Qual o TOP 5 das piores música de cantor x"?
Para Rob, o gosto musical diz muito sobre a pessoa, como se fosse uma impressão digital. 
Após levar um fora de sua namorada, Laura, ele decide fazer um TOP 5 dos seus piores foras, e mesmo que não queira admitir, Laura entra numa espécie  de Faixa bônus na sua lista;
A música é uma parte inerente de nosso protagonista, tanto que conheceu Laura, o grande amor da sua vida, quando era Dj, chegando mesmo a gravar uma fita de suas músicas favoritas, dando-lhe de presente.
“Ela não me deixava triste, ansioso, nem desconfortável. Pode parecer uma chatice, mas não era.”
Enquanto ele discorre sobre sua vida, viajamos pela cultura pop musical dos anos 90, num clima perfeito para quem curte música, relacionamentos e tudo que esteja relacionado ao mundo pop daquela década.
 "As pessoas afetivamente mais infelizes que conheço, são as que mais gostam de música pop.E não sei se foi a música pop que causou tal infelicidade,mas sei que elas vêm ouvindo as canções tristes há mais tempo do que vêm vivendo suas vidas infelizes."
Gosto desse livro e indico sempre que posso, pois para mim ele nada mais  é que uma metáfora,não muito bonita ou romântica, mas uma que nos mostra o quanto estamos acostumados com as coisas e só percebemos seu real valor ou beleza, quando o perdemos.
Porém, Alta Fidelidade é para um público específico. Para aquela pessoa que se apaixona e gosta de ouvir uma música pensando em alguém; Para aquela pessoa que tem mania de comparar os gostos musicais entre os amigos;E o mais importante : para aquela pessoa que reconhece que determinada música, irá marcar para sempre um fato ou uma fase de sua vida. Afinal, trilha sonora é tudo!!!

6 comentários

  1. Oi, Karla!
    Esse livro é perfeito pra mim. Pra tudo na vida eu tenho uma trilha sonora. Até para os ex-crushes e decepções amorosas hahahha
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Literário de Carnaval
    Resenha Premiada Paixão e Crime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Luiza!
      Sim, tenho certeza que irá gostar...rsrsrs
      Também tenho trilha sonora para tudo!
      Bjos e até mais!

      Excluir
  2. Sim, música é vida e tem algumas que marcam, tem época que escuto uma música e lembro de um livro, isso é tão legal.
    Gostei da resenha, gostaria de ler só para relembrar as músicas dos anoa 90. O melhor eu acho!
    Gostei da dica pq não conhecia o livro!

    Beijos Mila
    Daily of books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      Concordo com você, adoro os anos 90, mas também curto os 80...
      Que bom que gostou da dica, esse é um dos meus favoritos.
      Beijos e até a próxima.

      Excluir
  3. Tenho um casal de primos que vai amar esse livro, vou indicar a eles, meu primo cursa faculdade de Música, aliás acho que vou comprar de presente para ele, adorei sua resenha e a dica!

    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Fê!
      Que legal,espero que ele goste!!!
      Até hoje não conheço ninguém que tenha lido esse livro, não do meu círculo pelos menos...Depois me diz o que ele achou!
      =)

      Excluir