Luz, Câmera, Ação! Resenha da série 3%

Diretores: César Charlone, Daina Giannecchini, Dani Libardi, Jotagá Crema
Produtores: César Charlone, Tiago Mello
Ano: 2016
Distribuído por: Netlfix
Elenco: Bianca Comparato, João Miguel, Mel Fronckowiak, Michel Gomes, Vaneza Oliveira, Zezé Motta, Rodolfo Valente
Nota:  
Sinopse:  3% é uma série brasileira de ficção científica que se passa em um mundo no qual todas as pessoas, ao completarem 20 anos, podem se inscrever para um processo seletivo que os levará a um "novo mundo", cheio de oportunidades e promessas de uma vida melhor. Apenas 3% das pessoas são aprovadas para ingressarem nessa área, mas, até lá, um processo bastante cruel é imposto aos candidatos.

Resenha: No dia 25 de novembro foi ao ar a primeira série brasileira produzida pela Netflix, no sábado eu assisti por pura falta do que fazer, confesso que não havia me interessado nenhum pouco, mesmo vendo a imagem da série toda vez que ligava a TV e sintonizava na Netflix!

Mas então eu, sem nada pra fazer, fui ver quantos episódios tinha...8! Só! Aí eu pensei...porque não? E comecei a maratona. Terminei no mesmo dia, afinal, é mesmo bem curto.

Eu já havia visto o entusiasmo de algumas pessoas no Face, mas séries e filmes nacionais, na minha opinião, deixam sempre tanto a desejar que eu não me entusiasmo não! Sempre tem tanto palavrão e tanta nudez que eu vejo como desnecessário e pensei mesmo que ia acontecer isso, mas felizmente, me enganei!

Bom, a premissa me agradou de cara, afinal um cenário distópico sempre me conquista né! E estamos no futuro, não há uma informação exata de quando e onde, mas não senti falta, não foge muito do de sempre.... Aos vinte anos, os jovens conquistam o direito de se inscrever para o "Processo" que é uma espécie de seleção, onde haverão testes de vários tipos, desde o psicológico até força, liderança, etc..


Aos poucos e por vários motivos, os candidatos vão sendo eliminados, não vamos esquecer que só 3% podem chegar ao final né. Paralelo ao Processo, existem outros problemas durante a série.... conhecemos a "Causa" que é uma Facção rebelde que luta contra o sistema atual. Muitos vivem oprimidos, sem comida e sem água, em condições realmente difíceis e a única chance de sair dessa vida, é passar pelo Processo, e viver no Maralto, lá todos vivem bem, têm fartura e nada lhes falta!

Porém, quem for para o Maralto, jamais voltará, jamais verá seus parentes e amigos que ficaram para trás novamente, e isso parece que não tem a menor importância para eles. O Processo é algo tão importante e tão longamente incutido na cabeça de todos que eles têm como natural essa separação, isso é estranho, não funcionou pra mim não...


Bom, resumidamente, é isso. Eu gostei da série. Não amei, porém superou as minhas expectativas iniciais. Achei as cenas bem feitas, a ideia bem formada e bem estruturada, o argumento geral muito interessante, o figurino bem coerente...Não vimos muitas cenas com efeitos especiais e as pouquíssimas que nos trouxeram foram bem feitas. Os diálogos coerentes, legais e sem aquele excesso de palavões que os nacionais geralmente trazem. À mim, em sua maioria, os atores convenceram!

Vocês devem ter notado que não citei nenhum personagem né, mas isso foi de propósito! Já que é um programa eliminatório, procurei não falar de ninguém para não dar nenhuma pista de quem fica ou vai embora! Mas preparem-se...tem surpresas...muita coisa inesperada e o final, na minha opinião, superou o que eu esperava ver! Obviamente deixou um gancho para a segunda temporada, agora é ver se haverá uma sequência, espero mesmo que sim!

É isso, espero que tenham gostado da indicação dessa semana!!!

Bjs**

Um comentário

  1. Olá, Denise!
    Demorei, mas apareci novamente, hehe. Estava em época de provas na faculdade quando comecei assistir a essa série, e confesso que não achei de todo ruim. Estranhei muito a atuação no começo, algumas interações parecem MUITO forçadas, mas com o tempo fui pegando o ritmo e me interessando mais pela história. Agora é esperar para ver o que a segunda temporada nos reserva, mas fico feliz por ver que as produções brasileiras estão avançando xD

    Beijos,

    Leilah Nogueira

    ResponderExcluir