Resenha: Se Eu Ficar - Gayle Forman

Autor: Gayle Forman
Páginas: 224
Ano: 2013
Editora: Novo Conceito
Adicione: Skoob
 
Sinopse: A última coisa de que Mia se lembra é a música. Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.
Resenha: Amor, tristeza, coragem, alegria. Todos esses sentimentos descrevem esse livro maravilhoso.
"Se eu ficar" conta a história de uma jovem chamada Mia, ela é apaixonada por música clássica e toca violoncelo, tem uma família incrível, um namorado apaixonante e uma melhor amiga que até eu queria ter.
Seus pais são os tipos de pais que eu realmente queria ter, eles são super descolados, sarcásticos e acima de tudo são roqueiros. Seu pai tinha uma banda de rock quando era mais novo, era bem popular na sua cidade, mas largou a banda para cuidar da família. Sua mãe é aquele tipo de mãe que protege e cuida de seus filhos acima de qualquer coisa, o tipo de mãe que daria tudo por um  sorriso no rosto de um filho.
Se eu ficar conta uma linda história de amor, mas não só uma história de amor, não só um romance qualquer, é uma de amor por sua família, o amor por seus amigos, uma linda história de amor pela música.

  "A vida é uma grande, uma gigantesca confusão. Mas essa é também a beleza dela."

Eu tive o enorme prazer de ler esse livro. Nele Mia e sua família sofrem um triste acidente de carro, seus pais morrem no acidente, seu irmão chega no hospital mas infelizmente não resiste, e Mia fica em estado grave. Ao decorrer do livro Mia tem que decidir se deve ficar e acordar órfã ou morrer e ficar com sua família.O livro se passa com algumas lembranças de Mia, lembranças de momentos bons com sua família, com seu irmão mais novo, seu namorado e sua melhor amiga. E são esses os momentos que se passam na cabeça dela durante todo o tempo que ela está no hospital, ainda mais por que Mia espera uma carta que vai mudar a vida dela, que vai decidir o seu futuro, uma carta dizendo se ela entrou ou não na faculdade onde ela vai poder estudar musica e se tornar uma grande violoncelista.

                    " Percebo agora que morrer é fácil. Viver é difícil."


Sei que sempre falo isso nas minhas resenhas, mas eu me apaixonei mesmo pelo livro, ele é incrível e tentador, você vai ler e sempre querer saber o que vai acontecer no próximo capítulo, querer saber se ela vai ou fica. Eu amei a forma com a autora escreve, conta os detalhes de como Mia conhece seu namorado, conta como conheceu sua melhor amiga e acima de tudo conta sobre sua família. É um grande desafio pra Mia decidir isso, se fosse comigo não saberia mesmo o que fazer, ela foi muito corajosa em tomar uma decisão, em fazer uma escolha.

"O amor nunca morre, nunca se vai embora, nunca esmorece, desde que não o deixemos partir."

Eu com certeza leria esse livro de novo, e se você quer ler uma história que te deixe com gostinho de quero mais, uma história que conte o verdadeiro significado de como é amar sua família, de como é amar uma pessoa que parece ser impossível pra você, se você quiser, leia , eu aconselho. E se você ama romances assim como eu vai amar esse também.

   "Às vezes você faz escolhas na vida e às vezes as escolhas fazem você."

19 comentários

  1. Oi Nathália, tudo bem? Eu já li esse livro e gostei bastante, apesar de não ser um favorito ou uma história inesquecível. Ao contrário de você, eu não leria esse livro de novo, mas claro que recomendo bastante essa leitura também. Fico feliz que você tenha curtido a leitura!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Tudo bem?
    Nunca li o livro, mas já assisti o filme, que achei bem fraquinho, por sinal. Mas, conheço a escrita da Gayle, e sei que é uma história bem legal. Ainda quero ler! Amei a resenha!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra falar a verdade eu não gostei do filme também, como li o livro achei que o filme não foi tão fiel quanto esperava, mas os filmes são assim mesmo kkk.
      Obrigado ♡
      Bjos

      Excluir
  3. Olá!
    Ainda não li o livro, mas fico um pouco curiosa às vezes de ver ao menos o filme. Mas não é um gênero que gosto muito e o filme vai me fazer chorar, tenho certeza hahaha
    Mas eu gosto de saber que os pais da Mia fogem ao padrão, e eles se davam bem. É tão clichê livros em que pais e filhos não se dão bem e querem se matar, haha.
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Pra te falar a verdade eu gostei mais do livro, o filme não foi tão fiel quanto eu esperava.
      Se quiser saber mais sobre a historia te aconselho a ler o livro primeiro por mais que seja aquela historia que vai te fazer chorar kkk.
      beijos ><

      Excluir
  4. Olá, eu não li o livro ainda mas vi o filme e amei. Achei a história muito emocionante e tenho certeza de que o livro é muito mais. Gostei de ver a sua resenha e mesmo sendo um clichezinho eu tenho muita curiosidade em ler, já que amei o filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que bom que gostou da história.
      Eu prefiro o livro, achei que o filme não foi tão fiel, mas mesmo assim não deixa de ser apaixonante quanto o livro.
      beijos ><

      Excluir
  5. Oi Nathália, tudo bem? Eu já li esse livro e concordo ao dizer que ele é incrível e quanto mais lemos, mais queremos saber como ele termina. Apesar de ter amado a leitura, só não leria de novo, porque não costumo reler os livros que gosto. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      O livro é mesmo incrível, eu o leria de novo por que sou apaixonada por romance e sei que se tivesse a oportunidade de ler de novo eu leria, mas tenho outros livros pra me apaixonar e contar pra vocês o que achei kkk.
      Beijos ><

      Excluir
  6. Oiee

    Eu li e adorei também!! Senti várias emoções durante a leitura e também não saberia que decisão tomar.
    A autora soube conduzir muito bem a história. Agora o filme eu também assisti mas não me agradou como o livro, achei meio fraquinho.

    Bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Somos os tipos de leitoras que amamos os livros mais que os filmes kkk. Achei que o filme não foi tão fiel ao livro principalmente na parte do acidente, eu fiquei tipo: "como assim?" "isso não acontece, ta errado". Mas a história não deixa de ser apaixonante.
      Beijos ><

      Excluir
  7. Olá! Eu curti bastante a história. "Se eu ficar" é tão real, doloroso, comovente e emocional. Gayle fez um excelente trabalho! adorei sua resenha, afinal tivemos sentimentos bem parecidos! Um grande beijo!
    www.lostgirlygirl.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico feliz que tenha gostado.
      Beijos ><

      Excluir
  8. Olá,

    Eu não li o livro mas agora depois da sua resenha me arrependo de ainda não o tê-lo feito. Realmente a história parece ser muito tocante, tal como o filme que é maravilhoso. Espero poder em breve embarcar nessa obra.

    Abraços
    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Se você gosta de romance te aconselho a ler o livro é mesmo apaixonante.
      beijos ><

      Excluir
  9. Oie Nathália, tudo bem? Se eu ficar parece uma leitura mesmo apaixonante! Já li dois livros da autora e adoro sua escrita, então quero muito ler esse! Gostei bastante da sua resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Os únicos livros que li da autora foi esse e o segundo, ainda não tive oportunidade de ler outros.
      beijos ><

      Excluir