Resenha: Destino - Ally Condie

Autor: Ally Condie
Páginas: 240
Ano: 2011
Editora: Suma de Letras
Adicione: Skoob

Sinopse: Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família.

Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés.

Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.
Resenha:
  Olá, prazer sou a Kammy nova resenhista do blog, espero que gostem do primeiro comentário que faço sobre livros aqui.

No futuro, a sociedade escolhe: Onde você mora, o que você come, onde você trabalha. Como você se diverte, com quem você se casa. Quando você morre.
  A escolha não cabe mais a você, mas sim a Sociedade que decide cada passo de sua vida e até a escolha de sua morte, nesse mundo governado por outros que caí de cabeça, uma distopia que fiquei intrigada a ler.

 Cassia segue as regras conforme lhe foi ensinado, todo dia segue a rotina que foi dada, até esperar que se torne adulta, quando completa 17 anos tudo passa a mudar, não apenas pela escolha de seu par e futuro marido, mas com um erro da Sociedade ao qual era correta sem nenhum defeito a faz duvidar das escolhas e tomar o destino de sua própria vida. 
"Meu coração para, não acredito no que vejo. Um rosto reaparece no terminal, diante de mim. Não é o rosto de Xander.”
  Quando um novo rosto aparece em seu micro cartão, esta começa a questionar o que lhe foi passado, no Banquete do Par seu melhor amigo Xander que conhece toda a sua vida é escolhido para ser seu futuro marido, mas assim que chega em casa e abre o cartão que teria todas as informações sobre seu par, vê o rosto de Ky, o garoto reservado que convive muito pouco com seu grupo de amigos.
  Juntos na atividade livre, descobrem que tem muitas coisas em comum, principalmente segredos, quando Cassie começa a questionar se Xander foi a escolha certa, percebe que tudo pode ruir ao se dar o prazer da escolha, de mudar seu próprio destino.
‎"A cada minuto que você passa com alguém, você entrega a outra pessoa uma parte da sua vida e toma um pouco da dela."
  O livro não se foca tanto no triângulo o que achei bem escrito, afinal tendo um enredo bastante complexo o romance atrapalharia o desenvolvimento, Ally fez uma construção de personagem bem interessante, confesso que não gostei da Cassie no inicio, o fato de ser submissa a tudo e todos da Sociedade fez dela uma protagonista sem sal que chegava a cansar na hora da leitura, mas assim que seu pensamento mudou vi a capacidade dela de questionar e decidir o que quer, ser confiante sobre seus atos, mesmo que os faça em segredo. 
  
"Assim que você deseja alguma coisa, tudo muda. Agora eu quero tudo.”

  Uma curiosidade interessante, sem soltar spoilers é claro, é que todos pensam que ela mudou por causa do Ky, da segunda opção de Par que ela teve, mas foi o contrário, tudo mudou graças ao pensamento do avô, quando ela se deu conta do que ele disse e fez, do segredo que guardou após sua morte. 
"Você acha que não tem nada aqui porque nós não tentamos resistir. Mas têm palavras nas nossas cabeças que ninguém mais conhece. (...). Nós temos coisas de valor, mas vocês nunca vão conseguir encontrar porque nem sabem onde procurar.”
   Bem é isso, espero que tenham gostado, logo mais te a resenha do segundo volume desta trilogia intrigante. 
Xoxo

18 comentários

  1. Oi, Kammi! Obrigada pela dica, distopia é um gênero ainda novo para mim, li bem pouco, mas gostei pelo fato de ver costumes diferentes e sociedades diferentes. Destino parece bem legal. Todos já foram lançado?
    Abraços!
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie prazer Kammy.
      Bem eu também comecei agora com as distopias, mas é interessante este. Já foram lançados sim, tenho os três em mãos.
      Xoxo

      Excluir
  2. Tenho esse livro em casa e nunca me passou pela cabeça ler. A capa dele e a sinopse nunca me pareceram atrativos. Mas achei a história melhor pela resenha, melhor do que parece.
    Cara, a menina tem uma baita responsabilidade nas mãos e ainda a dúvida se a escolha para seu marido é certa, é errada, enfim, uma história interessante.
    Vou dar uma chance.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No começo é bem chato tenho que confessar, mas depois fica melhor com todo o desenvolvimento dos personagens, espero que possa ler um dia.
      Xoxo

      Excluir
  3. Oooi, Kammy! Quando li a sua apresentação, desconfiei que fosse você mesmo :3
    Eu creio que já li resenha desse livro ou já li sobre mesmo. Bom, mesmo sabendo que o triângulo não seja o foco, ainda me incomoda um pouco, sabe? O enredo parece ser interessante, mas não sei mesmo se leria.
    Sua resenha está ótima! Obs: a capa deste livro é bem bonita, né?!
    Beeeijos.
    .
    .
    .
    Thoughts and Adventures

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, sempre tive curiosidade sobre esse livro, mas tinha um pouco de medo da história ser chata, mas pela sua resenha acho que vou gostar!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Oi,já tinha visto esse livro, mas nunca parei para ler nada a respeito dele, não sou de ler muita distopia, não é o meu gênero favorito, leio algumas, vou pensar se leio esse livro, me parece ser bom, vamos ver!

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Parabéns pela resenha, Kammy! Eu já tinha visto esse livro, mas nunca tinha parado pra ler a sinopse, mas achei interessante. Não é uma leitura que faria agora, mas vou deixar anotado porque sei que tem na biblioteca do meu bairro, então é lá que vou ler!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Saudações literárias! Tudo bem com você? Quero começar a ler distopias em 2016 e pela sua resenha acho que vou comprar esse livro e dar inicio com esse genero.

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Já conheço a trilogia, mas ainda não li. Acho as capas dessa série lindas ;)
    Eu tenho vontade de ler essa trilogia, mas não estou tão desesperada para ler. Fico feliz que não foque tanto no triângulo, pois não gosto disso. Quem sabe leio futuramente. Parabéns pela resenha ;)

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  9. Oiii!!

    Seja bem vinda! Eu ainda não li esse livro, mas eu sou apaixonada por essas capas. As dos três são maravilhosas. O enredo em si, eu não conhecia, mas já gostei!
    Principalmente por não ter foco no romance! Vou ficar no aguardo das próximas resenhas ;)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Normalmente não leio distopias, mas depois dessa resenha fiquei curiosa para ler! Parabéns pela resenha e pelas lindas fotos/imagens! Abraço!

    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Kammy, tudo bem??
    Seja bem vinda.... eu li esse livro há uns atrás... e amei... foi o livro que me inseriu no mundo distópico o qual me apaixonei e não parei mais... a questão é que na época o terceiro livro demorou muito para ser lançado e eu terminei desistindo, mas depois que lançou comprei e decidi reler os dois primeiros livros para poder finalizar a série e ficou para este ano... tenho saudades da história... e espero que você continue gostando, porque é uma série muito boa... eu amei a leitura do primeiro livro, porque foi a introdução e espero matar a saudade logo logo... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi!

    Primeiramente, bem-vinda!
    E segundo, parabéns pela resenha, já ouvi falar dessa serie, (creio que seja uma serie), mas não gostei muito da premissa dela, sua resenha está ótima mas é a historia mesmo que não me atraí. :)

    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Oi Kammy, sua linda, tudo bem
    Bem-vinda!!!!
    Adoro distopias e pelo o que contou, eu gostei do que a autora fez, ela nos apresentou uma pessoa que segue as regras que lhe são impostas, em um primeiro momento, para vermos como essa sociedade funciona e depois coloca dúvidas nela e a faz crescer na história. Pela apenas que a narrativa ficou um pouco lenta com isso, mas com certeza quero ler e descobrir esse segredo do avô dela contou antes de morrer. Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu adoro distopia, já tinha visto uma resenha desse livro, mas essa sua resenha está bem mais completa. Eu amo distopia, é um gênero que me prende. Destino já está na lista *-*
    Beijos

    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oii,

    Confesso que não sabia do que se tratava esse livro. Vi várias vezes nas promoções da vida, mas nunca me importei de ver sobre o que era. E após a sua resenha, percebi que a história é bem interessante. Parabéns pela resenha, está muito boa.

    beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi, sua resenha está bem feita, falou tudo sem spoilers.
    Quanto ao livro, não gosto da capa sabe, sei lá falta algo ..rrsrs
    abraços

    ResponderExcluir