Resenha: A Terra das Sombras ( A Mediadora volume 1 ) - Meg Cabot

Autor: Meg Cabot
Páginas: 288
Ano: 2012
Editora: Galera Record
Adicione: Skoob
 
Sinopse: Suzannah é uma adolescente aparentemente comum que tem um problema com construções antigas. Não é para menos. Afinal, muitas dessas casas velhas são assombradas. E Suzannah é uma mediadora, uma pessoa capaz de ver e falar com fantasmas para ajudá-los a descansar em paz. É claro que esse dom lhe traz muitos problemas. Mas nem ela poderia saber a gravidade do que encontraria ao mudar-se para a ensolarada Califórnia. 


Resenha: Sabe aqueles livros que a gente compra porque alguém indicou, está na moda, tem uma promoção ou simplesmente gostou da capa? Pois é essa série foi assim comigo!
Comprei todos eles porque estava barato e a moça da livraria disse que era bom. Cheguei em casa, os coloquei bem arrumadinhos na estante, e lá ficaram por quase 1 ano! Até que, como são livros razoavelmente finos, resolvi ler para ver no que dava, já que torci o nariz quando cheguei em casa e vi que tinha fantasmas...argh...

E aí cada vez eu percebo mais que esse pré-conceito não me larga! É exatamente o fato de ter fantasminhas que o livro é tão bom!

Suzannanh é uma adolescente normal, que vive em Nova York. Sua mãe, que está viúva já fazem dez anos (o pai morto, visita Suze de vez em quando...), conhece alguém e se casa, só que esse homem vive com 3 filhos na Califórnia. Eles decidem que é mais fácil para que Suze e a mãe se mudem. A mãe vai na frente e Suze fica em NY com sua avó.
Com o fim do semestre não há mais desculpas e ela enfim vai morar com sua nova família.

Todos eles, mãe, padrasto, e meio-irmãos vão buscá-la no aeroporto, conversa vai, conversa vem durante a ida para casa Suze fica deslumbrada com a paisagem e decide que foi uma mudança agradável e positiva.

"Mas, espalhadas pelas colinas, havia umas árvores diferentes de todas que eu já tinha visto. Eram achatadas no alto, como se um punho gigantesco tivesse vindo do céu e dado um murro. Mais tarde eu ficaria sabendo que eram Ciprestes. "

Até que alguém menciona o colégio, ou melhor, a idade do colégio...Ela não gosta de construções antigas e o colégio obviamente é bem antigo! Pronto ela já sabe que encontrará fantasmas lá quando iniciar as aulas, e muitos!

Claro que não seria suficiente e a casa nova, é reformada... e antiga! Ela entra com sua mãe e vai conhecer seu quarto. Como já está acostumada com essas aparições, age naturalmente enquanto a mãe está com ela. Quando se vê sozinha em seu quarto, pronto...inicia uma conversa com o fantasma que vive naquele cômodo, sim ele mora ali, um fantasma lindo, segundo a menina chamado Jesse.

"Será que fantasma também faz abdominal? Era o tipo de coisa que eu nunca tivera oportunidade - ou vontade - de explorar até então."

Pronto, a menina vai ter que lidar com isso...depois!
Primeiro ela vai ter que lidar com todos os fantasmas que devem estar na escola nova. E chega finalmente o dia de saber o que encontrará pela frente. Vai com sua mãe e estranhamente...nenhum fantasma! Chega a sala do Diretor, o Padre Dominic, conversam e ele decide levar a menina à sala de aula, atalhando por um lugar onde está o fantasma de uma menina que se matou durante as férias. Pronto, as suspeitas do padre se confirmam, a menina vê fantasmas...e  Suze descobre então porque não há outros fantasmas lá, Padre Dom também é um Mediador, como ela.

Tudo tranquilo não é mesmo? Não....Agora tudo começa! A menina que se matou é um fantasma teimoso, mimado, furioso e poderoso e sobra para Suzannah mandá-la para seja lá para onde ela precisa ir. O negócio é que ela quer matar o ex namorado, que tem que ser protegido e nem imagina.

"- Envenenar? Não, não Suzannah. Vou infestá-lo com lêndeas. A enfermeira examina a cabeça dos alunos uma vez por semestre em busca de piolhos. Apenas vou dar um jeito para que o jovem Sr Martinson apresente um caso bem adiantado de infestação..."

Jesse está lá, lindo, teimoso e metido e em dados momentos Suze jura que está gostando dele. De um fantasma? Não faltava mais nada...

" De qualquer maneira, fantasma ou não fantasma, ele salvara a minha vida. Isto não se podia negar."

"Mas eu não ia reconhecer diante dele que nunca havia tido um namorado. A gente não sai por aí dizendo coisas assim a caras gostosões como ele. Mesmo que estejam mortos."

A escrita da autora é leve e descontraída, a linguagem é bem informal, adolescente, o que faz a leitura ser rápida e prazerosa.

O livro tem um final amarradinho, sabemos é claro que tem mais pela frente, mas ele termina, não deixa um final (muito) solto. Eu estou lendo essa série no meio de outras leituras, exatamente por ser leve e descontraída, meio que "descansa" a cabeça da gente de outras leituras mais arrastadas. Adoro reler séries assim.
Ah é, estou relendo, eu a li em janeiro, mas resolvi reler com calma. Mesmo com tantas leituras atrasadas, tenho o hábito de releituras desde sempre.

7 comentários

  1. Já tinha ouvido falar muito dessa saga, sempre tive vontade de ler, e por ter fantasma que quis ler mais ainda. Pela sua resenha (que foi ótima por sinal) eu decidi que preciso ler, e já vou comprar logo o box completo (não gosto de esperar pra ler uma continuação). Mais uma vez parabéns pela resenha.


    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha!
    Tenho uma amiga que me recomenta muito a série, mas confesso que tenho meio que um preconceito com a autora </3

    Abraço,
    Like Livros

    ResponderExcluir
  3. OI DENISE, EU JA OUVI FALAR DESSA SERIE, NÃO ME INTERESSEI POR ELA, SUA RESENHA ESTA OTIMA, MAS NÃO FAZ MEU TIPO DE LEITURA

    ResponderExcluir
  4. Oii Denise

    Ahco essa série da Meg super interessante e agora com a sua pontuação e resenha vejo que estava certa, por enquanto ainda não tive a oportunidade de encontrar os livros mas entram na minha lista de desejados do ano que vem com certeza

    Beijokas

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  5. Denise eu amo essa série menina, já li todos e você vai amar, a escrita da Meg é fantástica, estou doida para comprar os livros físicos, vou acompanhando suas resenhas que estão ótimas. beijos

    Joyce

    ResponderExcluir
  6. Nossa, ameiii a resenha! E fiquei super curiosa para ler a série toda agora.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  7. Aí amiga
    Eu adoro livros com fantasma e pela sua resenha a autora soube amarrar bem a história.
    Agora ela se apaixonar por um fantasma achei meio forte. Hehehe
    Agora vou ter que ler essa série.
    Beijos

    ResponderExcluir