Resenha: Dia 21 - Série The 100 - Kass Morgan

Autor: Kass Morgan
Ano: 2015
Páginas: 288
Editora: Galera Record
Skoob: Adicione

Sinopse: Vinte e um dias após os cem terem chegado à Terra com a missão de recolonizar o planeta, um inimigo desconhecido é descoberto. Pensa-se que eles eram os únicos humanos a pisar na superfície terrestre em séculos, mas agora, nada mais é certo. Entre resgates, buscas e romances, segredos são revelados, crenças são quebradas e relacionamentos são testados.




Resenha: Li na sequência os dois livros, The 100 ( Resenha aqui) e Dia 21...e a impressão que eu tive foi a de que eu estava no mesmo livro ainda! E isso não é uma crítica, já que pude ler os acontecimentos todos de uma vez e, por sorte eu já tinha o segundo porque o primeiro terminou bem na hora que as coisas começaram a acontecer, ou seja, no meio dos acontecimentos! E isso me dá uma raivaaaa!

Bom, se pretende comparar com a série, desista porque se o primeiro não tem nada a ver o segundo então... nem se fala!

O livro é, como o anterior, narrado em terceira pessoa e ainda pelos 4 principais: Clarke, Bellamy, Wells e Glass, essa última ainda está no espaço, lutando para conseguir salvar sua mãe, seu amor e a si própria, pois a nave está lá a muito mais tempo do que deveria e o suprimento de ar já está quase acabando.

O primeiro livro termina com Clarke desmaiando misteriosamente sozinha na floresta com Bellamy, Glass e Luke confinados, quase sem ar e comida. O acampamento sendo atacado e Octavia sumida depois de um terrível incêndio que acabou com o pouco que Os Cem tinham. O segundo livro parte exatamente desse ponto!
“Ela havia acabado de salvar centenas de vidas – e de encurtar drasticamente outras centenas. Incluindo a sua própria.”
Percebi duas coisas nessa leitura: a primeira é que os acontecimentos são mais lentos, o desenvolvimento é demorado e a narração é bem menos fluida do que o anterior (ou eu esperava mais...) e a segunda foi a quantidade de tramas entrelaçadas, e isso para mim é algo admirável, por exemplo a Lily, aquela amiga que a Clarke fez quando descobriu os experimentos dos seus pais, reaparece aqui em flashbacks, e não são da Clarke apenas, outra pessoa teve um certo envolvimento com ela, que eu não vou contar aqui pra não estragar a leitura de vocês.

O grupo já está reduzido, e agora para ajudar uma doença misteriosa aparece, deixando alguns convalescendo, além disso há terrestres, e estes aparecem em dois (supostos) grupos, um mais amistoso ao que parece e outro nem tanto.
“– Ei, há quanto tempo estamos aqui?
– Pouco mais de três semanas. – Ele parou, calculando de cabeça. – Acho que completamos três semanas ontem.
– O dia 21 – falou Clarke em voz baixa, mais para si mesma do que para ele.”
Durante os experimentos dos seus pais, o dia 21 era particularmente crítico, era o momento em que a doença causada pela radiação começava a se pronunciar, ou a piorar.

Ao contrário do primeiro livro, esse não se deteve muito em explorar a vida dos cem em solo terrestre ou a perplexidade a cada chuva ou por do sol, aqui a autora trás um misto de romance, verdades descobertas e segredos desfeitos. muitos já eram sinalizados desde o primeiro livro, outros surgiram agora deixando dúvidas aos leitores de como a coisa vai se desenrolar no terceiro livro, Homecoming (em tradução livre, De Volta para Casa) que teve seu lançamento em fevereiro desse ano, nos Estados Unidos.

Onde ter mais de um filho é crime, temos Bellamy e Octavia, dois irmãos, o que já é uma "aberração" pois bem, lá nas últimas páginas do livro, eis que encontramos OUTRO irmão!!!! Essa sim foi uma grata surpresa....
"...nós não nascemos apenas para nós mesmos. Temos que cuidar de outras pessoas."
E não é que este segundo livro terminou de uma forma que nos trouxe um final de fato?

Claro que certos acontecimentos finais deixam claro que irão se desenrolar no próximo livro, mas ao contrário do anterior, esse trás um desfecho para cada um dos personagens. Muitas pontas ficaram soltas, claro, mas se eu quisesse, poderia encerrar a leitura com o final que me foi apresentado, já estaria satisfeita.

Mas era esperado que um dia, todos se reencontrariam, terrestres, colonos e alguns...mortos....
" Os cem logo não seriam mais os cem. O resto da Colônia estava vindo para a terra."
Terminando a leitura, fui atrás da sequência, eis o que encontrei:


A humanidade está voltando para casa.
Semanas após o desembarque na Terra, os cem conseguiram criar um senso de ordem em meio aos "selvagens" e ao ambiente caótico. Mas o seu delicado equilíbrio desaba com a chegada dos novos colonos do espaço.



40 comentários

  1. Olá, já ouvi muitas coisas boas sobre a série, ainda não li, mas pretendo. Parabéns pela resenha está muito bem escrita.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Thayenne....

      olha leia sim, não vai se arrepender.
      bjs

      Excluir
  2. Oi! Nunca assisti essa série, eu sempre esqueço o dia que passa e acabo me perdendo. O livro desse muito legal mesmo e com mais detalhes também! beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também me perco, acabei recorrendo ao Netflix...hehe
      bjs

      Excluir
  3. O ponto positivo de ler livros de serie em seguida é essa sensação que você descreveu: parecia que estava no mesmo livro!!! Nunca tinha ouvido falar da série antes de conhecer o seu blog - em que mundo eu andava? Não sei - Mas agora quero ler. Valorizo uma serie quando ela encerra a trama do seu livro deixando apenas ganhos para os próximos volumes.
    http://meuamorpeloslivros.blogspot.com.br/
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe, eu conheci essa série através da TV, então procurei os livros e adorei, pena que o terceiro só ano que vem....
      bjs

      Excluir
  4. Olá!

    Conheci essa série através do seu blog. Mas não sei se a leria, a premissa não me chamou tanto assim a atenção, mesmo ele tendo começado da maneira como um livro deve começar: do ponto onde o anterior parou. Parabéns pela resenha, muito bem escrita!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oiiiie!
    EU SOU APAIXONADA - TIPO MUITO MESMO - PELA SÉRIE... Zerei as duas temporadas em uma semana, jahaha!
    Que pena que não dá para comparar a série com os livros, mas vou procurar as leituras para ver o desenrolar dos acontecimentos!
    AMEIII SEU POST! PARABÉNS! <3
    Beijos,
    Alê
    http://thebestwordsbr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ale!!!
      Eu ando louca pra assistir a segunda temporada, mas queria terminar a leitura primeiro...agora vou atrás...hehe
      bjs

      Excluir
  6. Olá, Denise,
    Eu ainda não tenho esse livro e quero muito ler ele. O primeiro termina e deixa quela sensação de preciso do próximo, mas ainda não consegui comprar hehe. Gostei de saber que a autora mudou um pouco o foco e o desenrolar da história e também que tem meio que um final. E agora fiquei a qui na curiosidade para saber quem é irmão hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Sil, o lance di irmão vai te surpreender....e sabe o que e pior? não há pistas no decorrer do livro, tu só vai ver beeeem lá no final....mas leia!!! Esse é ainda melhor que o anterior!!!

      Excluir
  7. Parabéns pela resenha! Ficou muito boa... Não tenho curiosidade de conhecer a história da série mas gostei de saber um pouco sobre.
    Vitória Zavattieri
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  8. Oi Denise, eu amei a sua resenha. Pena que esses livros não chamam minha atenção, eu não leria no momento, mas quem sabe mais para frente posso dar uma chance e quem sabe eu até goste, né?

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!!

      Eu sou suspeita, pois é bem o estilo que eu gosto de ler....hehe

      bjs

      Excluir
  9. Olá! Bom saber que o primeiro livro deixa esse gostinho de quero mais, porque se resolver comprar, já compro os dois juntos. Ótima resenha!
    Beijos!
    http://leituras-compartilhadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, compre sim os dois juntos, se gosta do estilo, vai querer seguir adiante...

      Obrigada!!!!
      bjs

      Excluir
  10. Definitivamente a série são histórias a parte ou vice versa, hahaha. O bom é que conseguiram conquistar o público das duas formas.
    Ainda não li os livros, mas as histórias são bem interessante pelo que vi nas resenhas.
    Bjim!

    Tammy
    Livreando | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tammy,
      são muito diferentes mesmo....muuuito!
      Mas uma não anula a outra, o que é ótimo!

      Excluir
  11. Oi eu não conhecia a serie então fiquei um pouco perdida ,tive que dar uma pesquisada haha
    Achei a historia bem interessante , não sei se leria os livros pois estou fugindo de serie no momento , mais quem sabe futuramente.
    Gostei muito de sua resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Aline!
      eu adoro séries, mas prefiro ler quando tenho todos, o que não aconteceu aqui, pois ainda tem mais depois....

      Excluir
  12. Oi,

    Comecei a ler o primeiro livro da serie essa semana, e acabei pegando um spoiler do final, mas to bem, a sua resenha está ótima, confesso que não li toda por causa dos spoiler, mas quando terminar volto aqui para falar a minha opinião sobre a serie :D

    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, espero não ter sido eu a dar spoiler, tentei ao máximo não fazer isso..hehe mas fica tranquilo que seja lá o que te disseram que acontece no final, muda tudo no decorrer da leitura...a não ser que tenham te contado que é o irmão de quem, que ao meu ver foi surpreendente...termina a leitura tranquilo, e quando fizer a resenha vem me contar!!! Quero ler seu ponto de vista!

      Excluir
  13. Oláá
    Sua resenha está ótima, eu não sou fã desse gênero mas o enredo é bem atraente e acho que leria se tivesse oportunidade

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!!!!
      Se puder, leia sim, é bem gostoso de ler...
      bjs

      Excluir
  14. Amiga olha eu simplesmente adorei o livro THE 100. Mas antes de compra-lo quando saiu, eu vi a série no computador. Nem tava passando na TV ainda, mas ai gostei e resolvi comprar. Assim que comecei a leitura eu vi o quanto é diferente. Algumas coisas são parecidas, mas nem tudo. Mas até hoje não comprei o DIA 21. Vou ver se compro na Black Friday e faço a releitura de novo, porque quero saber o que acontece. Mas mesmo assim adorei seu ponto de vista sobre o livro e adorei a personagem Glass sabia ? Percebi que ela não tem na série mesmo e fiquei me perguntando durante a leitura quem era ela. Mas não tinha ela....hahahaahha...Enfim...Mas espero dar continuidade em breve xD

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-jardim-de-espelhos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Silvana leia sim...tenho certeza que muitas coisas irão te surpreender, assim como foi como ao comparar o livro e a Série.
      Se tu gostou da Glass no primeiro espera só até ler o segundo....heheh

      bjs

      Excluir
  15. Sabe eu, eu não gosto muito de livro sem final, sei lá me sinto meio enganada, então eu teria que fazer como você e ler os dois em seguida.
    A históra parece bem legal, também tenho vontade ver a série de tv, mas primeiro tenho que desafogar

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A História é bem lega sim.
      Também não gosto quando não tem final....é irritante...

      Excluir
  16. Oi Denise, tudo bem?
    Eu sou louca por essa série, mas acompanho apenas através da série adaptada. Até pensei em ler os livros, mas após um colunista ler e dizer que praticamente tudo estava diferente, perdi um pouco o interesse. Fiquei curiosa com esse novo irmão que apareceu, será que teremos isso na série também? Vamos aguardar né!

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucia, mas diferente não é ruim, apenas é outro ponto de vista!
      Vale a leitura sim, se ficou curiosa, vai em frente...
      bjs

      Excluir
  17. Olá Denise,
    Como ainda não li The 100, não posso opinar muito sobre a continuação. Entretanto, o fato de a trama tornar-se lenta me incomodou um pouco, mas isso não apagou minha vontade de ler o livro. Espero que eu curta a leitura.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna,
      da forma como nos é apresentada a trama nos livros, se não puxar o freio um pouco, fica confuso...a princípio a lentidão também me incomodou, mas depois entendi a ideia no livro...heheheh

      bjs

      Excluir
  18. Eu comecei a assistir a serie, mas não gostei nada, então acabei parando ainda na primeira temporada e desistindo de ler os livros... Talvez mude de ideia, pois realmente gosto da premissa e pode ser que "escrita" ela me empolgue mais. Gostei da resenha :)
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, de verdade...eu gosto da Série, mas prefiro o livro...é muito melhor e os acontecimento são bem diferentes!!!

      Excluir
  19. Oi!
    Não faz muito meu estilo de leitura.
    Mas fiquei feliz que você gostou e da série.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  20. Ola lindona engraçado eu adoro distopia mas nem a série nem o livro não despertaram minha atenção ainda, ando lendo bastante romance pode ser isso. Leio muitos elogios ao livro, quem sabe leio em outro momento. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah joyce eu também adoro distopias..
      Romance é beeem diferente mesmo então, quem sabe quando tu resolver variar não te de vontade de ler né?

      Excluir