Luz, Câmera, Ação!!! A Queda da Casa Usher

19 de abril de 2024

Diretor/Produtor: Mike Flanagan e Michael Fimognari
Ano Início: 2023
Temporadas: 01 - Minissérie
Episódios: 08
Gênero: Terror, Drama
Elenco: Carla Gugino, Bruce Greenwood, Mary McDonnell, Henry Thomas, Kate Siegel, Rahul Kohli, Samantha Sloyan, T'Nia Miller, Zach Gilford, Willa Fitzgerald, Michael Trucco, Katie Parker, Sauriyan Sapkota, Matt Biedel, Crystal Balint, Ruth Codd, Kyliegh Curran, Carl Lumbly e Mark Hamill
Nota:    
Sinopse: Ela não perdoará ninguém.
Nesta série criada por Mike Flanagan (A Maldição da Residência Hill) e baseada na obra de Edgar Allan Poe, os implacáveis irmãos Roderick e Madeline Usher transformaram a Farmacêutica Fortunato em um império de riqueza, privilégios e poder. Mas os segredos do passado vêm à tona quando os herdeiros da dinastia Usher começam a morrer nas mãos de uma mulher misteriosa de sua juventude.


Resenha:

Olá praticantes de Livroterapia

Hoje a minha indicação de série, bebeu e mergulhou nas grandes obras de Edgar Allan Poe.

A Queda da Casa Usher é uma minissérie do consagrado  Mike Flanagan , mais da sua parceria de sucesso com a Netflix.

Desta vez, Mike Flanagan usou referências à diversas obras de Poe, como: "A Queda da Casa de Usher", que deu o nome a minissérie, e tem seus protagonistas extraídos deste conto, porém, cada um dos oitos capítulos tem o nome de um conto de onde há personagens ou a historia como inspiração, tais como: "O Corvo", "A Máscara Vermelha da Morte", "O Gato Preto", "O coração delator ", entre outros.


 Nós iremos acompanhar, como já podem imaginar pelo título, a derrocada da Família Usher, que conta com os irmãos gêmeos Roderick e Madeline Usher, que com muito esforço e uma ajuda peculiar, conquistaram o controle da farmacêutica Fortunato e a tornaram um conglomerado bilionário, cujo carro chefe de produtos é um remédio "milagroso" com efeitos devastadores!

Roderick é um patriarca, com vários herdeiros, dois de seu primeiro casamento e outros tantos de relacionamentos extraconjugais ou temporários, dos quais, reconheceu a todos como herdeiros e a maior parte deles estão trabalhando diretamente no negócios da família.


Madeline, optou por nunca ter herdeiros, e bom ela tem ótimos motivos, dos quais vamos conhecer quando um a um dos filhos de Roderick começam a morrer de formas bizarras, o que leva aos irmãos a revistar seus passados e encarem as consequências de suas escolhas em uma noite exótica de ano novo.

É uma trama muito bem escrita, amei ver as referências a Poe, e como o material original se tornou algo atual e ainda mais sombrio. Apesar de ser uma minissérie de terror e suspense, com toque sobrenaturais nefastos, A Queda da Casa Usher, não utiliza de cenas corriqueiras de sustos para impactar, existem sim, cenas extremamente perturbadoras e terríveis, mas isso é usado em momentos pontuais, deixando o drama familiar e horror das consequências de más escolhas serem o principal. 


Não há muito mais o que falar sem dar spoilers, então deixo aqui minha indicação de uma série que maratonei, sobre uma família de pessoas horríveis (com poucas exceções), que acabam por conquistar nossa atenção e até mesmo em determinados casos, nossa empatia e sofrimento com o fim deles. 

Os atores são excelentes, para quem já acompanha as séries de Flanagan, não terão surpresas, ele escolheu atores para seus personagens e tem se mantido fiel nas escalações, tirando alguns novatos, vocês verão as mesmas estrelas de A Maldição da Mansão Bly, A missa da Meia Noite, A Maldição da Hill House, etc

Com interpretações impecáveis, eu senti o horror, solidão e desespero deles, mas Bruce Greenwood, Rahul Kohli e T'Nia Miller, para mim merecem destaque.



Recomendo para todos que gostam de uma trama coesa, sombria e de terror pessoal. E é claro, dos fãs de Poe.

Espero que tenham gostado da minha indicação e até a próxima.




Um comentário