Cartilagem - Eloar Guazzelli, Marko Martinz, Renato Turnes e Vander Colombo

18 de maio de 2023

Título: Cartilagem
Autor: Eloar Guazzelli, Marko Martinz, Renato Turnes e Vander Colombo
Páginas: 192
Ano: 2022
Editora: Darkside Books
Gênero: Graphic Novel, Suspense, Drama
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Classificação Etária: 14 anos
Nota:    
Sinopse: Uma história de época que carrega dores universais

No final do século XIX, na Ilha de Santa Catarina, Isabel tem uma gravidez difícil e envolta em mistérios. Nem mesmo seu companheiro, o pescador Miguel, lida muito bem com a situação, e apenas a parteira Joana parece compreendê-la. Após um parto complicado, nascem dois meninos siameses, Marcos e Mateus.

Diante da cruel ignorância da população local e de boa parte de sua família de sangue, os irmãos xifópagos passam a ser tratados como aberrações, criaturas malignas perseguidas e condenadas a viver nas sombras da pequena vila. Um lugar cercado de personagens que retratam um Brasil rude e vil diante das diferenças.

Este é o ponto de partida de Cartilagem, história em quadrinhos que reúne o roteiro original assinado pelos cineastas catarinenses Marko Martinz, Renato Turnes e Vander Colombo, e a arte do experiente ilustrador, quadrinista e animador Eloar Guazzelli. Martins, Turnes e Colombo são responsáveis por alguns premiados longas e curtas-metragens, além de documentários e séries de TV, produzidos pela Vinil Filmes. Já Guazzelli é autor de dezenas de quadrinhos e livros infantis, entre eles, a obra autoral Apocalipse Nau, além de adaptações como Kaputt, de Curzio Malaparte, e Vidas Secas, de Graciliano Ramos.

A edição da DarkSide® Books inclui um posfácio da doutora em cinema e educação Karen Christine Rechia, que aborda a dicotomia entre ciência e superstição presente no quadrinho e afirma que “a monstruosidade podia ser vista como prova do pecado, mas também como um elemento divino. Em sua raiz latina, monstrum, que vem de monere diz respeito a um sinal, uma mensagem, uma advertência de que algo bom ou ruim iria ocorrer”.

Assim como os romances Frankenstein, de Mary Shelley, e O Corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo, e o filme O Homem Elefante, de David Lynch, Cartilagem é uma história poderosa sobre como a ignorância, o preconceito e as superstições ante o que foge às supostas normas da sociedade acabam assumindo a forma do verdadeiro monstro.

Este livro foi cedido pela Editora DarkSide Books, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora. 


Resenha:

Olá praticantes de Livroterapia.

Hoje a minha indicação de leitura é a HQ nacional Cartilagem

Com roteiro original dos cineastas Marko Martinz, Renato Turnes e Vander Colombo, e a arte do ilustrador, quadrinista e animador Eloar Guazzelli. Marko, é um dos fundadores da Vinil Filmes. Cartilagem é a primeira Graphic Novel da Vinil Filmes e em parceria com a DarkSide Books.


Eu recebi a edição como cortesia da DarkSide e da Vinil Filmes e amei, e estava com altas expectativas sobre esta GN, e não me decepcionei.

São 192 páginas, mas entrega uma história forte e uma critica social sobre o perigo e destruição que o preconceito e superstições podem trazer a uma sociedade.


Em Cartilagem iremos acompanhar a vida dos gêmeos  xifópagos Marcos e Mateus, cuja existência desde o ventre de sua mãe foi marcada por mistérios e superstições, sua mãe Isabel, teve uma gravidez traumática, com dores e gerando muitos boatos pela vila de sua concepção. Ao morrer ao dar a luz a seus filhos gêmeos, Isabel nunca viu o sofrimento que os perseguiu.


É uma trama rápida, e com ilustrações em preto e branco, onde temos tanto o texto quanto as ilustrações para criar uma história onde o pior da humanidade é jogado a luz, preconceito e falso moralismo, crenças deturpadas guiam a população na forma como tratam os gêmeos.

É toda criação que gera uma reação na personalidade e resposta dos gêmeos com todos que os cercam. Uma leitura que leva a reflexão, porque apesar de ser uma trama que se passa no século 19, os mesmos preconceitos históricos, ainda são encontrados em nossa sociedade.


Eu gostei bastante e adorei os traços da GN, a edição está impecável, qualidade já conhecida da nossa editora crush Caveirinha, capa dura, projeto gráfico tudo incrível.

Indicação para todos que curtem o gênero, tramas nacionais e impactantes.

Espero que tenham gostado da indicação e até a próxima.

7 comentários

  1. Uma HQ Adensa que precisa ser feita aos poucos mesmo com poucas páginas.
    Um retrato real e dura da nossa sociedade

    ResponderExcluir
  2. Eu literalmente tenho que limpar a baba da tela! pois a Dark tem meu coração todo..tá, sobra espaço pra todas as Editoras rs mas em contrapartida, ela limpa minhas notas e moedas sempre que pode rs
    Ainda mais sendo uma Graphic tão linda, com traços perfeitos e nacionais!
    Gêmeos?
    Ah..lista de desejados, sim ou com certeza??
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Só tenho um livro dessa editora e assim mesmo foi gentileza de uma booktuber que me enviou.
    Ótima dica para quem é fã de história em quadrinhos.

    ResponderExcluir
  4. A cada dia minha admiração só aumenta pela a nossa literatura nacional.
    Sem falar que a Darkside capricha sempre, essa história parece realmente mexer com a nossa cabeça. Obrigada por ter indicado.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Então né, como já sabem, se tem gêmeos, eu já adiciono na minha lista de desejados, esse tem um plus, pois poderemos acompanhar a jornada de gêmeos xifópagos, fiquei bem curiosa, ainda mais com toda essa crítica que a história promete.

    ResponderExcluir
  6. Vivian!
    Parece uma HQ interessante, embora não goste muito a ausência de cor, mas até entendo que o preto, traz o clima da história.
    E se traz ascríticas sociais já no século XIX, deve ser bem interessante, ainda mais com gêmeos xipófagos.
    cheirinhos.
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Fiquei muito interessada, parece muito bom, além de lindo. Não tinha visto fala dessa hq ainda.

    ResponderExcluir