A Pequena Caixa de Gwendy - Richard Chizmar e Stephen King

22 de setembro de 2022

Título: A Pequena Caixa de Gwendy
Autor: Richard Chizmar e Stephen King
Páginas: 168
Ano: 2018
Editora: Suma
Gênero: Fantasia, Ficção, Horror, Literatura Estrangeira, Suspense e Mistério
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:   
Sinopse: A pequena cidade de Castle Rock testemunhou alguns eventos estranhos ao longo dos anos, mas existe uma história que nunca foi contada... até agora.

Viaje de volta a Castle Rock nesta história eletrizante de Stephen King, o mestre do terror, e Richard Chizmar, autor premiado de A Long December. O universo misterioso e assustador dessa pacata cidadezinha do Maine já foi cenário de outros clássicos de King, como Cujo e A zona morta, e deu origem à série de TV da Hulu.

Há três caminhos para subir até Castle View a partir da cidade de Castle Rock: pela rodovia 117, pela Estrada Pleasant e pela Escada Suicida. Em todos os dias do verão de 1974, Gwendy Peterson, de doze anos, vai pela escada, que fica presa por parafusos de ferro fortes (ainda que enferrujados pelo tempo) e sobe em ziguezague pela encosta do penhasco.

Certo dia, um estranho a chama do alto: “Ei, garota. Vem aqui um pouco. A gente precisa conversar, você e eu”. Em um banco na sombra, perto do caminho de cascalho que leva da escada até o Parque Recreativo de Castle View, há um homem de calça jeans preta, casaco preto e uma camisa branca desabotoada no alto. Na cabeça tem um chapeuzinho preto arrumado.
Vai chegar um dia em que Gwendy terá pesadelos com isso.





Resenha: 

"Dá para usar o "se" para um monte de coisa até enlouquecer, minha garota."

Olá praticantes de Livroterapia.

Estamos no mês do Mestre King e claramente não poderia deixar de trazer algumas resenhas deste autor que é um dos meus favoritos.

O livro escolhido de hoje, é uma colaboração de Stephen King com Richard Chizmar, e primeiro livro de uma trilogia.

A Pequena Caixa de Gwendy, é publicado no Brasil, pela casa editorial de King, o Selo Suma das Letras da Companhia das Letras.

A edição é linda, o livro tem um lindo projeto gráfico, ilustrações e capa dura. E este ano, foi publicado também o segundo volume da trilogia e já estou com ele em mãos para leitura e empolgada!
Porque eu já adianto, amei essa leitura, é super fluida, o livro tem menos de 200 páginas e da para ler em umas horinhas. 

Para os fãs do King, acredito que será uma leitura ótima, apesar de ter claramente a presença de outro autor, temos o que king tem de melhor. Histórias, sobre pessoas reais, o bom e o mal da humanidade, e Gwendy realmente me cativou.


E se passa em Castle Rock, ou seja, temos muitas referencias.

Gwendy, uma menina de 13 anos, que após passar por bullying, por estar acima do peso, está mudando de escola e deseja que o apelido maldoso que deram a ela seja esquecido e ela possa ter uma experiência escolar melhor. 
Todos os dias então sobe uma escadaria ingrime, que a leva até Castle View, chamada de Escadaria suicida, já que pode ser perigosa e por já ter um histórico de suicídio no local.

E em uma dessas manhãs eu ela é abordada por um homem, Richard Farris, ele está observando ela por alguns dias, e deixa isso claro.
E apesar de desconfiar do estranho homem de chapéu coco, uma mala e um sorriso estranho, ela se aproxima, e começa uma conversa eu vai mudar sua vida.

"Tenho uma coisa para você. Um presente. Porque você é especial."

A principio, preciso dizer que Gwendy reluta a aceitar este presente, esta caixa misteriosa, (eu vibrando, isso mesmo! Não aceite nada de estranhos!), mas ai, o homem mostra uns detalhes da caixa. De lá de dentro saem chocolates em miniaturas, em formas detalhadas e perfeitas de animais, e o chocolate além de ser delicioso, e capaz de deixar Gwendy feliz e saciada. 
(Olhem o perigo de uma sociedade que exige dietas e magreza de uma criança!!!)

Richard ainda explica que a caixa pode lhe dar muitos outros presentes e desejos e ela só precisa apertar um dos botões que ela tem. Cada botão é referente a um continente, e cada um deles só poder ser apertado uma vez e tem outros dois a mais, um vermelho que ela pode apertar sempre que quiser algo, um preto que...

Com uma boa lábia Farris, a convence a ficar com a caixa, dizendo que é dela até ele ir buscar.

E a partir deste momento que a vida de Gwendy muda totalmente. E tudo está ligado à caixa misteriosa. 


Como sempre, os livros de King, nos levam a histórias, onde as pessoas, mesmo em meio a elementos fantásticos, são o principal. Gwendy, tem uma jornada intensa, o modo como ela percebe o que a caixa é, o que ele exige dela, e o que ocorre a cada vez que ela usa a caixa, foi de uma beleza ímpar, tem uma história, onde desejos são possíveis de serem realizados, mas onde a personagem também é aquela que passa por um teste moral, luz, sombras, anseios e conseqüências, são o que a caixa trás a Gwendy e foi uma leitura que amei.

É um livro de leitura rápida e super indico para os fãs de King, para conhecerem a escrita de Chizmar, que é autor solo dos últimos dois livros dessa trilogia pelo que pude notar.
Para quem ama uma boa historia e podem ler mesmo que não gostem de terror, porque não há nada pesado ou terror mesmo. 

Espero que tenham gostado da indicação e até a próxima. 

9 comentários

  1. Gwendy Gwendy Gwendy nunca aceite nada de estranhos e seu corpo é lindo. É o que tenho vontade de dizer a ela mas se ela não aceitasse não teríamos a trilogia

    ResponderExcluir
  2. Tinha que ser dona Vivis rs Ah, esse eu também tenho, uhuuuu!!!
    Tá, mas não tenho o segundo que tá custando um rim e metade de um fígado e não tô podendo me dar ao luxo no momento não.
    Mas ainda não li esse primeiro, aliás, nem tirei do plástico rs mas vou fazer isso o quanto antes, pois mesmo não tendo aquele medo que amo, sei que tem mãozinha de King e se tem a mãozinha, a gente quer todo o resto!!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. E não é que esses botões da caixa despertaram minha curiosidade!
    Tenho um certo medinho de ler King por não curtir terror, mas já li que por esse livro ter um outro autor também acaba sendo mais leve.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente o padrão é ter o corpo "perfeito". Sou obesa e somente há pouco tempo temos livros com mulheres que não são esse padrão estipulado pela sociedade. Já dizem os mais velhos não aceitem nada de estranhos pois haverá consequências. Como te disse no post sobre King, ouço o nome dele que é o mestre do terror e já fujo.

    ResponderExcluir
  5. Ola Vivian
    O livro tem uma premissa que me deixou curiosa. Mas ainda tenho receio de ler algum livro que o King tenha escrito ou nesse caso aqui tenha dado uma mãozinha .O que será que aconteceu com a garota hein .Esse homem que entregou essa caixa para a personagem deve ser alguem bem sinistro.

    ResponderExcluir
  6. Vivian!
    Os livros do King sempre trazem terror, nem que seja como aqui, o terror da manipulação dos desejos de uma criança que sofre bullying.
    A mistura de fantasia com assuntos reais, é ainda mais aterrorizante do que o terror macabro...
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Olá! Eita que esse livro faz parte de uma trilogia, a edição parece ser linda mesmo, gosto que o livro seja mais curto e que como sempre nos fará refletir, e muito, sobre o comportamento humano e sua maldade.

    ResponderExcluir
  8. Oiie,
    Comprei esse livro super baratinho, até porque estou na fase de completa a coleção do king (batalha grande) A historia parece ser bem legal e interessante, talvez eu possa ler em breve.

    ResponderExcluir
  9. Sinceramente se não tivesse o nome de King no livro, não teria me interessado. Gostei da resenha, um livro rápido e de qualidade.

    ResponderExcluir