O Feiticeiro de Terramar - Ciclo Terramar, 01 - Ursula K. Le Guin

12 de agosto de 2022

Título: 
O Feiticeiro de Terramar
Autor: Ursula K. Le Guin
Páginas: 208
Ano: 2022
Editora: Morro Branco
Gênero: Aventura, Fantasia, Jovem adulto, Ficção.
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:    
Sinopse: Acender uma vela é lançar uma sombra…

Terramar é um mundo mágico quase inexplorado, formado por centenas de ilhas que apresentam, cada uma à sua maneira, vislumbres de poder e mistérios. Magos, bruxas e criaturas míticas povoam esse extraordinário arquipélago.

Em O feiticeiro de Terramar, primeiro volume da saga, acompanhamos Ged, um jovem feiticeiro que busca descobrir seu caminho em meio às incertezas e às imprudências da juventude. À medida que a magnitude de seu poder é revelada, a harmonia do mundo e as leis da magia são colocadas à prova: nenhum homem deve alterar o equilíbrio entre a vida e a morte.

Agora, o feiticeiro precisa iniciar a jornada que o apresentará às grandiosas palavras de poder, o fará encarar dragões ancestrais, navegar por mares desconhecidos e atravessar os portões da morte, para enfrentar a sombria criatura que ameaça não só Ged e Terramar, mas os tênues limites entre luz e escuridão.

Aclamada como uma das melhores séries de fantasia de todos os tempos e ganhadora dos principais prêmios, como Locus e Hugo, a obra de Ursula K. Le Guin, que se tornou referência e inspiração para a literatura fantástica mundial, chega agora em versão definitiva com ilustrações do inigualável Charles Vess.


Resenha:

“Acender uma vela é lançar uma sombra…”

Olá praticantes de Livroterapia.

Hoje a minha indicação de leitura é um dos clássicos mais antigos de fantasia.

O Feiticeiro de Terramar, é o primeiro livro do Ciclo de Terramar, escrito pela autora Ursula K. Le Guin, em 1968. Que teve sua publicação em edição especial pela Morro Branco este ano.

Ursula, é conhecida como um dos grandes nomes da ficção científica, inclusive foi a primeira mulher a ganhar o prêmio Nebula, por A Mão esquerda da Escuridão de 1969.

Mas O Feiticeiro de Terramar, é uma fantasia totalmente focada no gênero, que inclusive influenciou muitos outros autores do gênero, e ele foi escrito a pedido do editor de Ursula, que gostaria de ter um lançamento voltado ao público jovem, algo que não tinha passado pela mente da autora.


Mas aceitando o desafio, ela se fez a pergunta: Os grandes clássicos de fantasia (que na época eram poucos, como O senhor dos Anéis e as Lendas de Merlim) sempre apresentavam Magos e Feiticeiro já velhos e sábios, mas como seria eles em sua juventude?

E assim nasceu a história do Grande Feiticeiro de Terramar Ged, mas enquanto ainda era uma criança sedenta por provar seu valor e curioso.

"Esse foi o primeiro passo de Duny no caminho que ele seguiria por toda a vida, o caminho da magia, o caminho que, por fim, levou-o a caçar uma sombra por terra e por mar até as orlas tenebrosas do reino da morte. Mas, durante aqueles primeiros passos, o caminho pareceu uma estrada ampla e iluminada."
Nos já começamos o livro sabendo que ele será poderoso, então, me surpreendeu de forma positiva, como Ursula escreveu a jornada dele.

Em Terramar, somos apresentados a um mundo vasto, onde magia, seres mágicos, dragões, tudo convive de forma equilibrada com os humanos. 

Algo que aprecio muito nos livros de Ursula é o seu sistema de magia, em Terramar, os nomes tem poder, tudo desde seres vivos a inanimados tem um nome verdadeiro, e o poder de um feiticeiro reside muito em conhecer esses nomes e assim conseguir controlar a essência da magia.

"Apenas no silêncio a palavra,
Apenas nas Trevas a Luz,
Apenas na Morte Vida: O voo do Falcão reluz no céu límpido. 
— A criação de ÉA"

Ged, quando o conhecemos é ainda Duny, uma criança pobre e negligenciada, sem muitas perspectivas de vida, até que um dia escuta sua tia, falar uma palavra que dá a ela controle sobre um animal, simplesmente encantado com essa possibilidade ele tenta reproduzir o feitiço e consegue o que chama atenção dessa tia, que ensina tudo o que ela sabe. 


Neste ponto já fica bem claro a ânsia por saber e ter poder rápido de Duny, mas é seus conhecimentos que acabam salvando sua aldeia de um ataque, mas o deixando em coma, porém, os boatos deste feito atraem Ogion, um feiticeiro que vai até ele e o cura, e oferece a possibilidade de ser seu aprendiz.

É Ogion, aliás que participa de um ritual onde ele recebe seu nome verdadeiro: Ged.


"É muito difícil para o mal dominar uma alma sem consentimento."

Aos poucos vemos o jovem começar sua jornada de aprendizado. Mas nada acontece rapidamente. Aos poucos podemos compreender que Ged, tem um longo caminho para se tornar o Feiticeiro tão poderoso que o começo do livro diz que ele será.

Em diversos momentos ele se coloca em situações onde sua vida fica em risco assim como o equilíbrio do mundo, mostrando seus defeitos pessoais e como isso marca não somente sua vida.

Este é um livro de fantasia focado em uma jornada de amadurecimento, de exploração do fantástico e do potencial da magia. Não tem muitas emoções, apesar de narrar muitos anos do protagonista e vários encontros e embates mágicos. Mas não tem muitas reviravoltas e zero romances. Então não leiam esperando isso.

Os relacionamentos mais importantes de Ged são com seus mestres é melhor amigo, personagens secundários que serão muito importantes para a história. 

"possuía uma habilidade maior que não pode ser aprendida: a arte da gentileza. Naquela noite, e em todas as outras a partir de então, ofereceu e devotou sua amizade a Ged, uma amizade segura e franca que Ged não pôde deixar de retribuir."

Aliás, Jero é um dos meus personagens favoritos. 

O feiticeiro de Terramar sem dúvidas é uma leitura fluida e a escrita de Ursula é direta, ela trata o leitor como um ser totalmente pensante, então, para minha alegria não se repete, uma vez descrito algo ela não fica voltando sempre e repetindo, tornando então sua narrativa muito dinâmica. 


É o primeiro livro do ciclo, então temos muito a conhecer ainda da magia deste mundo vasto, em alguns pontos do livro somos apresentados a aventuras que Ged irá viver no futuro, como um gostinho que diz mais ou menos assim: vocês podem acreditar que esse jovem imaturo no futuro irá enfrentar dragões, salvar donzelas, encontrar tesouros inestimáveis? Pois não desistam dele agora!!!


"O mundo está balanceado, em Equilíbrio. O poder de um feiticeiro para a Transformação e a Invocação pode abalar o equilíbrio do mundo. É perigoso esse poder. Muito perigoso. Deve seguir o conhecimento e servir à necessidade. Acender uma vela é lançar uma sombra…"

Eu como fã de Fantasia encontrei diversas referências no livro, no caso, lendo vi onde outros autores beberam na fonte de criatividade! É dela uma grande influência para o livro é O Nome do Vento, do Patrick Rothfuss, não pude deixar de notar isso!

Amei ler esse livro, e apesar de em alguns momentos ter desejado sacudir o protagonista, é uma das melhores leituras de fantasia clássica para o público infantojuvenil que li em anos!

A edição é da Morro Branco, maravilhosa como sempre.

Capa dura, conteúdo extra, ilustrações lindas! Projeto gráfico impecável!

Valeu cada suspiro que eu estava dando por ela por meses!


Super indicação para quem ama Fantasia, ou para quem quer começar no gênero!

Espero que tenham gostado da indicação e até a próxima.

10 comentários

  1. Mesmo sem ser fã do gênero, conheço a fama e talento da Ursula. Que merece todas as honrarias por ter conseguido vencer em um gênero literário ainda tal misógino.
    E que ideia brilhante dela de criar uma saga com um protagonista jovem

    ResponderExcluir
  2. Tinha que ser indicação da Vivian rs além de ser fantasia, é nessa edição que fiquei subindo e descendo a tela do computador só para admirar mais e mais.
    Coisa mais linda do mundo, meu Deus!
    Eu já li Úrsula, mas sinceramente, foi complicado na época para mim. Acho que estava naquela fase de querer me comparar com outros leitores, então, era só números de livros lidos, nada além.
    Mas já vamos lá olhar essa edição que deve tá uma belezinha de preço rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Aparece um dragão na capa do livro eu já aciono o botão "Quero Ler", então já gostava da primeira capa. Essa edição especial então fez minha vontade de ler a série explodir! Como me segurar agora?

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Vivian!
    Há décadas sou fã da autora com sua ficção 'pura' como chamo, já que é a mais tradicional.
    E os autores que se renovam na escrita, trazem sempre novas emoções, como é o caso dessa série.
    Todo mundo da fantasia, ligada a ficção, demais.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Ola
    Sempre vejo indicações de fantasias que foram escritas recentemente .Para quem é fã do genero com certeza vai se deleitar com esse livro escrito há tanto tempo e que com certeza influenciou outros autores do gênero.

    ResponderExcluir
  6. O que mais gostei foi saber que ele é um grande mago e o livro vai contar a jornada. Amo histórias em que os personagens secundários nos cativam e não dependemos apenas do protagonista. Não conhecia essa história, só ouvimos sobre fantasias novas ou as "mais famosas" como você citou O senhor dos anéis e conhecer essa fui surpreendida.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Vivian!
    Não conhecia o clássico O Feiticeiro de Terramar, mas confesso que não costumo me interessar por fantasias voltadas para o público jovem, acho que é por isso que não fiquei interessada em acompanhar as aventuras de Ged e sua jornada de aprendizado... Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Olá Vivian, que bacana essa fantasia! Não sabia dessa novidade na editora Morro Branco. Gostei da premissa que os personagens que possuem magia, como feiticeiros e magos, não são velhos como vemos nos livros clássicos de fantasia, dando uma cara nova e um outro jeito de olhar a trajetória desde a juventude. Achei isso um diferencial legal. Obrigada pela dica. Cheirinho de livro novo.

    ResponderExcluir
  9. Oiiie,
    Eu já tinha visto esse livro por ai, só não tive a curiosidade em saber mais, porém agora lendo aqui sabendo mais de sua história, fiquei bem interessada até porque amo demais fantasia nesse estilo.

    ResponderExcluir
  10. Sei que não vou ler o livro, por não fazer parte do meu estilo de leitura, mas não posso deixar de elogiar a capa, que ficou linda e super charmosa. Capricharam bastante e quero ver as capas dos demais livros.

    ResponderExcluir