A Ascensão de Kyoshi - F. C Yen

19 de agosto de 2022

Título: 
A Ascensão de Kyoshi 
Autor: F.C Yen e Michael Dante DiMartino
Páginas: 384
Ano: 2022
Editora: Planeta
Gênero: Ficção, Aventura, Jovem adulto, Literatura Estrangeira, Fantasia.
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:   
Sinopse: Primeiro romance young adult da franquia, escrito pelos autores F.C. Yee e Michael Dante DiMartino, este último cocriador de "Avatar".
"A ascensão de Kyoshi" mergulha no passado de Kyoshi, a Avatar do Reino da Terra. Mais longeva Avatar na história desse universo tão amado, Kyoshi estabeleceu a corajosa e respeitada ordem dos Guerreiros de Kyoshi, mas também fundou o misterioso Dai Li, que levou à corrupção, ao declínio e à queda de sua nação. Este romance, o primeiro de dois baseado em Kyoshi, mapeia sua jornada – das origens humildes à justiceira implacável ainda amada e temida mesmo séculos após ter se tornado Avatar.




Resenha:

“O que você faz quando ninguém o está guiando é o que determina o que você é.”

Olá praticantes de Livroterapia 

Se preparem que tô aqui para indicar um livrinho de fantasia delicioso de se ler!

Estou falando de A Ascensão de Kyoshi, um lançamento da Editora Planeta, que é um livro de fantasia para o público jovem adulto, ambientado no universo da animação A Lenda de Aang: O último mestre do Ar. 

O livro foi escrito por F.C Yee com Michael Dante Dimartino, este último co-criador da animação.

Para contextualizar a resenha faltei brevemente sobre a animação Avatar: A Lenda de Aang, o último dobrador de Ar. 

Aang, é um jovem cujo nascimento significa equilíbrio, ele é a mais recente reencarnação do Avatar, mestre de todos os elementos, sim neste universo temos pessoas capazes de dominar os elementos da natureza: Terra, fogo, ar e água. Aqueles que tem o poder de os dominar são conhecidos como dobradores. 

Neste mundo temos 4 grandes nações e cada uma tem predominantemente o controle do seu elemento. Na animação enquanto Aang está aprendendo, conhecemos a lenda de Kyoshi, uma das avatares mais poderosas da história.

Então, podem imaginar que eu como fã da animação vibrei quando soube que ela iria ganhar um livro.

Então voltando gerações no passado vamos conhecer ela antes de saber que é a avatar e poderemos apreciar como uma criança negligenciada e insegura se tornará uma lenda.

O livro começa com os amigos do avatar Kuruk, que morreu precocemente, se reunindo em busca da reencarnação dele na nação da Terra, longos 7 anos se passaram desde a morte do avatar e não encontraram seu sucessor, começando a sentir que falharam com o amigo, eles acabam encontrando Yun, uma criança gentil e excelente dobradora de Terra, e com um domínio incrível em um jogo, que era uma das paixões do Avatar Kuruk.

“Porque a pessoa que tem mais responsabilidade para com o mundo, depois do Avatar, é aquela que influência a maneira como ele pensa.”

Jianzhu e Kelsang e Rei-Han, mestres da terra, ar e fogo, e antigos companheiros de Kuruk se dedicam a treinar Yun, o novo avatar quando Kelsang começa a perceber que algo m não estar certo.

É quando este percebe que Kyoshi, uma jovem órfã que ele abrigou, e que possui alguns segredos e um bom coração, pode ser quem eles buscavam na verdade.

Kyoshi teve uma infância difícil, já que foi abandonada ainda criança, ela está longe de ser a lendária Avatar que está destinada a ser. 


Ela não confia em muitas pessoas, é leal, insegura e não sequer consegue dobrar seu elemento principal que é a Terra. 

Então, ela definitivamente é a última pessoa a acreditar que é a reencarnação do Avatar, até mesmo porque ela é amiga de Yun, e jamais o trairia pensando assim.

Obviamente, o modo como eles descobrem a verdade, é impactante, traumático e mudou para sempre a vida de Kyoshi.

Está então se vê fugindo em busca de conhecimento sobre si mesma e seus poderes, e forças para uma vingança. 

Tendo apenas sua melhor amiga Rangi, ao lado, ela se vê obrigada a ir em busca de seu passado e encontrar os antigos aliados de seus pais, (Kirima, Wong, Lao Ge, Lek: Companhia da Ópera Voador) para que com a ajuda deles, se tornar quem sempre esteve destinada a ser.

É o primeiro livro para o público jovem adulto do universo de Avatar, que além da animação original, tem uma spin off, e algumas HQs. Eu assisti a todas as animações, mas não li as HQs ainda, porém, A Ascensão de Kyoshi faz jus ao legado e ainda mais, é uma história empolgante e repleta de aventuras, com doses de romance, crítica social leve e um lindo amadurecimento da protagonista!

Não é necessário ter visto a animação para enterrar toda a trama, mas fica mais divertido.

A história é bem escrita e possui um ritmo de leitura fluido, eu me conectei muito com a Kyoshi e o final desse livro me deixou desejando imensamente que o segundo livro da duologia seja publicado logo.


Uma indicação de leitura para quem curte de livros de fantasia e para os fãs de A lenda de Aang.

Espero que tenham gostado da indicação e até a próxima.

10 comentários

  1. Ainda que não seja minha praia literária, você sempre trás ótimas indicações de fantasia, Vivis.
    Eu posso não ler mas indico pras amigas que curtem o gênero

    ResponderExcluir
  2. Quando leio o nome da Vivian e esse olhar de "vou te pegar nessa dica",meu coração chega a errar as batidas, pois sei que vai vir dica de livro que certamente vai deixar minha lista de leituras a serem maiores ainda.
    Não sei se foi o caso dessa vez(GraçaDeus) mas eu nunca fui muito fã disso de Avatar e coisinhas do gênero. Nunca consegui engatar um anime ou seja lá o nome que isso tiver.
    Por isso, mesmo sendo um dicão, acho que não vai pra lista não.
    Meu pix agradece, amém! rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Sobre Avatar só assisti ao filme, então sempre que vejo algo desse universo fico interessada, porém com medo de não entender completamente por ter perdido alguma parte importante.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Confesso que não conheço a lenda de Aang, quando li Avatar pensei que era o filme dos seres azuis. Mas essa história me interessou bastante, será uma série ou é livro único?

    ResponderExcluir
  5. Vivian! Nossa que bacana! Não sabia da existência desse livro. Eu gosto muito de fantasias adultas, acho que simplesmente chamam mais minha atenção, mas não sei se engataria nessa leitura. Entretanto, parece ser uma jornada e tanto de auto conhecimento por parte da protagonista. Obrigada pela dica. Cheirinho de livro novo.

    ResponderExcluir
  6. Ola
    Não assisti o filme .Não conheço nadinha desse universo ,mas também é algo que nunca me interessei.
    Que bom que o livro foi excelente para você visto a nota que o livro recebeu.

    ResponderExcluir
  7. VIVIAN!
    Até gosto de livros de fantasias, mas não conheço o universo da lenda de Aang, o que também não quer dizer nada, porque seria uma oportunidade de conhecer, né?
    Porém, não no momento, dou prioridade para outros livros.
    Mas valeu a indicação.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Oi, Vivian!
    Assim como você também não li as HQs, mas sou fã da animação A Lenda de Aang: O último mestre do Ar, contudo, confesso que não me recordava da Avatar Kyoshi... Mas me interessei pela duologia, e ficarei aguardando sua resenha do segundo livro para saber mais sobre a história, espero também que não demore para ser publicado... Bjos!

    ResponderExcluir
  9. Oiiii,
    Eu conhecia a historia de A Lenda de Aang só com os filmes, nunca cheguei assistir a série nem nada, mas talvez eu der uma oportunidade. Esse pequena HQ parece ser muito boa e ainda mais fazendo parte do universo de Aang.

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente não è livro para mim, mesmo entendendo a proposta do livro, não faz meu estilo. Talvez por eu não ter conhecido antes, somente aqui no blog.

    ResponderExcluir