Corte de Chamas Prateadas - Corte de Espinhos e Rosas, 4 - Sarah J. Maas

30 de outubro de 2023


Título
: Corte de Chamas Prateadas - Corte de Espinhos e Rosas, 4
Autor: Sarah J. Maas
Páginas: 750
Ano: 2021
Editora: Galera Record
Gênero: Fantasia, Ficção, Jovem adulto, Romance.
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:   
Sinopse: A guerra finalmente chegou ao fim, e a irmã de Feyre, Nestha, brilha em Corte de chamas prateadas, a sedutora e poderosa sequência da aclamada série Corte de espinhos e rosas.

Nestha Archeron sempre foi orgulhosa, irritável e lenta em perdoar. Ter sido Feita pelo Caldeirão não tornou sua personalidade mais doce. Mas o que poucos sabem é que, por trás da fachada de força, Nestha carrega uma dor que a está corroendo: o arrependimento por não ter feito nada para ajudar a família quando caíram na pobreza e por não ter sido capaz de salvar o pai...

Desde que foi forçada a entrar no Caldeirão e se tornar Grã-Feérica contra sua vontade, ela lutou para encontrar um lugar para si mesma dentro do mundo estranho e mortal que habita. No entanto, ela não consegue superar os horrores da guerra com Hybern e tudo o que perdeu nela.

A única pessoa que a incendeia, mais do que qualquer outra, é Cassian, o guerreiro com cicatrizes de batalha cuja posição na Corte Noturna de Rhysand e Feyre o mantém constantemente na órbita de Nestha. Mas seu temperamento não é a única coisa que Cassian inflama. O fogo entre eles é inegável, e fica ainda mais quente quando são forçados a ficarem próximos um do outro.

Como se não bastasse, a possibilidade de uma nova guerra desponta no horizonte e, enquanto isso, as traiçoeiras rainhas humanas que retornaram ao continente durante a última guerra forjaram uma perigosa nova aliança, ameaçando a frágil paz que se instalou nos reinos... E a chave para detê-los pode depender de Cassian e Nestha enfrentarem seu passado assustador.

Contra o pano de fundo arrebatador de um mundo devastado pela guerra e atormentado pela incerteza, Nestha e Cassian percebem que apenas juntos podem triunfar, e lutam contra monstros por dentro e por fora enquanto buscam aceitação – e cura – nos braços um do outro.



Resenha:

“Nunca mais ela seria fraca. Nunca mais ela ficaria a mercê de alguém. Nunca mais fracassaria. Nunca mais. Nunca mais. Nunca mais.”

Preciso começar essa resenha dizendo que ela foi escrita sob forte emoção...

Corte de Chamas Prateadas, é quarto  livro da série de fantasia Corte de Espinho e Rosas (ACOTAR) da autora Sarah J. Maas, autora que no Brasil é publicada pela Galera Record.

Esta resenha já havia sido publicada quando o livro foi lançado, mas com o lançamento destas edições maravilhosas, resolvemos trazer as resenhas com as novas fotos. Estes livros estão simplesmente maravilhosos!

Temos resenhas dos livros da série, incluindo Corte de Gelo e Estrelas ( o livro 3.1), para conhecerem mais da nossa experiência de leitura deles, basta clicar nas imagens abaixo:






“No início e no fim, havia Escuridão e nada mais.”

Corte de Chamas Prateadas, foi lançado no Brasil em 2021, eu já havia lido em inglês, então demorei um pouquinho para ler a versão traduzida. E o devorei, novamente. Eu só parei para beber água, para não ficar desidratada. Virei à noite em claro, e ao terminar a leitura, me senti não somente emocionada, mas impactada. Foi um livro que definitivamente ao terminar de ler, soube que não o esqueceria, que o leria novamente e que era uma pessoa diferente de quem começou a ler ele. Senti uma conexão com a jornada de Nestha de forma surreal.

Estão imaginando que talvez eu esteja exagerando certo? Eu inclusive resolvi esperar para fazer a resenha, e demorei muito para escrevê-la, primeiro que toda vez que pegava para anotar as citações, eu começava a reler vários trechos, e um ciclo infinito de lágrimas e emoções acontecia.

E aqui estou eu emocionada novamente com a escalada da montanha de Nestha Archeron.



Por isso, vou começar a resenha falando dos gatilhos emocionais e porque achei esse livro tão importante. Corte de Chamas Prateadas, é mais do que o livro de romance entre um casal, mais do que a continuação da história de Feyre e Rhys – apesar de ser uma continuação direta da trama anterior – neste livro Sarah focou no desenvolvimento e superação de Nestha, de tal forma que é um livro com foco emocional, que trabalha traumas, transtornos de stress pós-traumático, depressão e outros. 

Com uma escrita fantástica, aqui Sarah prova que seu talento e maturidade como escritora só aumenta, ela na trilogia principal, já tinha abordado a importância da saúde mental e de como Feyre, superou um relacionamento abusivo, depressão e seus traumas, porém, com a jornada de Nestha ela se superou. 

Acho muito importante que uma autora famosa e com tanto poder de influência, esteja trazendo em um livro de fantasia temas tão importantes e mostrando ao seu publico que saúde mental é essencial.


Tendo dito tudo isso, vou focar brevemente no livro.

Essa resenha não contém spoilers do novo livro, mas pode ter spoilers dos livros anteriores.

Corte de Chamas Prateadas, se inicia nove meses após, o quarto livro, a novela Corte de Gelo e Estrelas, com a corte dos sonhos se reunindo para intervir e ajudar Nestha a sair de um ciclo autodestrutivo. Obviamente nada vai ser tão fácil. Nestha não é uma personagem rasa, sua complexidade é imensa, e ela também não é perfeita ou fácil de lidar. 

“Você deixa seu coração à mostra de todos, irmão.”

Cassian, o guerreiro illiriano, acaba tendo a missão de treinar Nestha, e a ajudar, e como podemos nos lembrar, eles possuem uma grande química e uma história iniciada nos livros anteriores.

Nestha agora é obrigada a morar com Cassian e Azriel, treinar e trabalhar na biblioteca, irá conhecer novos personagens que ganharam os corações de todos e serão essenciais para a cura de sua alma e coração. Enquanto lida com seus problemas emocionais, ela terá que lidar também com os sentimentos que nutre por Cassian e ele fará o mesmo.

Um relacionamento explosivo e altamente poderoso e – cof cof – erótico, irá definitivamente tirar o sono desses dois.

“- Vocês dois precisam de um supervisor lá em cima?”

Mas não somente de romance quente, lágrimas e amizade este livro é feito.

“- Você gosta de ler? [...]
- Então, sim. Gosto de ler. Eu não consigo sobreviver sem ler.
Nestha grunhiu em concordância.”

 

Em paralelo à trama principal, temos o desenrolar da história iniciada nos livros anteriores, Briallyn, uma das rainhas humanas que se uniu a Hybern, e perderam a guerra contra a corte noturna, está atrás de vingança, e para isso, resolve caçar os objetos da morte, objetos criados pelo caldeirão que contém poder suficiente para fazê-la controlar o caldeirão e seu poder. 

Rhys, Feyre e os demais então se unem para tentar evitar uma nova guerra que poderia destruir as cortes, que ainda não se recuperaram da última guerra. É Nestha e seu poder, já que ela foi também forjada pelo caldeirão, que serão cruciais.

Com uma escrita fluida e balanceando bem o romance, drama com os momentos de ação, Sarah entrega aos leitores um livro bem empolgante. Com bastante carga emocional, momentos de tirar o fôlego, lutas e cenas que vão emocionar os fãs. Alguns mistérios são revelados e outros ainda permanecem para nos fazer ansiar pelos próximos livros. Temos também um momento muito esperado, que irá deixar alguns corações aflitos antes de tudo chegar ao fim. 

“Vale a pena contar nossas histórias.”

Cassian brilha nesse livro com a força de mil sóis, e ganhou meu coração. Mas é Azriel ainda o personagem masculino que mais quero ter a oportunidade de ler sua história. Novos personagens chegam para cativar nossos corações, como Emerie e Gwyn, porém Nestha é a rainha e dona desse livro!

“Venha comigo, Rainha das Rainhas, e vamos trazer de volta o que um dia foi perdido...”

É uma das leituras que mais amei esse ano e Favoritado com sucesso. Mal pude esperar pela publicação dele aqui para relê-lo, porque ainda prefiro mil vezes ler em português a ler em outras línguas, acho a experiência mais intensa. Ainda bem que fiz um estoque de marcador e flag para essa releitura, pois no kindle eu destaquei mais de cento e cinquenta trechos... No livro poderia destacar mais ainda!

Indico para todos que gostam de um livro de fantasia, mas que não se assustam com uma trama complexa e emocionante. 

Espero que gostem da indicação e até a próxima.

3 comentários

  1. Como já havia falado anteriormente , gosto da trilogia apenas, não curti a novela e no momento não pretendo ler os livros que virão, vou acompanhar apenas por resenhas iguais essa que me fazem saber o que aconteceu depois.
    Não gosto da personagem Nestha desde o primeiro livro, compreendo seus traumas mas não suas atitudes. Ela me parrce aqueles protagonistas masculinos de livros YA, que são babacas mas eles possuem um trauma e por isso agem assim.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma excelente resenha e lindas fotos

    ResponderExcluir
  3. Pela sua resenha percebo o quanto você gosta dessa série,eu não li , fantasia é um gênero que sempre estou adiando para ler , só tenho um livro de fantasia aqui em casa e ainda não li, interessante a autora tratar de saúde mental com a importância que esse tema merece.

    ResponderExcluir