A Biblioteca da Meia-Noite - Matt Haig

24 de março de 2022

Título: 
A Biblioteca da Meia-Noite
Autor: Matt Haig
Páginas: 308
Ano: 2021
Editora: Bertrand Brasil
Gênero: Ficção, Romance
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:  
Sinopse: A biblioteca da meia-noite é um romance incrível que fala dos infinitos rumos que a vida pode tomar e da busca incessante pelo rumo certo. 

Aos 35 anos, Nora Seed é uma mulher cheia de talentos e poucas conquistas. Arrependida das escolhas que fez no passado, ela vive se perguntando o que poderia ter acontecido caso tivesse vivido de maneira diferente. Após ser demitida e seu gato ser atropelado, Nora vê pouco sentido em sua existência e decide colocar um ponto final em tudo. Porém, quando se vê na Biblioteca da Meia-Noite, Nora ganha uma oportunidade única de viver todas as vidas que poderia ter vivido.

Neste lugar entre a vida e a morte, e graças à ajuda de uma velha amiga, Nora pode, finalmente, se mudar para a Austrália, reatar relacionamentos antigos – ou começar outros –, ser uma estrela do rock, uma glaciologista, uma nadadora olímpica... enfim, as opções são infinitas. Mas será que alguma dessas outras vidas é realmente melhor do que a que ela já tem?

Em A biblioteca da meia-noite, Nora Seed se vê exatamente na situação pela qual todos gostaríamos de poder passar: voltar no tempo e desfazer algo de que nos arrependemos. Diante dessa possibilidade, Nora faz um mergulho interior viajando pelos livros da Biblioteca da Meia-Noite até entender o que é verdadeiramente importante na vida e o que faz, de fato, com que ela valha a pena ser vivida.

“Uma celebração entusiástica do poder que os livros têm de mudar vidas.” 
– Sunday Times

“Um cenário de possibilidades ilimitadas, de novos caminhos trilhados, de novas vidas vividas, de um mundo totalmente diferente disponível para nós de alguma forma, em algum lugar, pode ser exatamente do que precisamos nesses tempos difíceis e turbulentos.” 
– The New York Times

“Um romance extremamente original e instigante sobre a importância de valorizar a vida que você tem.” 
– Independent

“Eu amei A biblioteca da meia-noite. Ele condensa coisas importantes e tristes – morte, saúde mental, filosofia existencial – em um livro excepcional, prazeroso e de aquecer o coração.” 
– Pandora Sykes.



Resenha:

“Entre a vida e a morte, há uma biblioteca, - disse ela. - E dentro dessa biblioteca, as prateleiras não têm fim. Cada livro oferece uma oportunidade...”

Olá praticantes de Livroterapia!

Hoje a minha indicação de leitura é de um livro que simplesmente me trouxe um novo olhar sobre alguns ponto importantes da vida.

Estou falando do lançamento da Bertrand Brasil, A Biblioteca da Meia-Noite. 


Este romance de Matt Haig, primeiro chegou ao Brasil pela TAG, e houve muito burburinho dessa parceira da Bertrand com a TAG, e eu fiquei muito interessada em ler, mas foi a edição da Bertrand que escolhi ter em minha estante.

Que capa linda! Eu sou uma fã ardorosa de livros com tons de verde na capa e somente a arte me fisgou! Eu já queria ler, mas quis muito ter esse livro assim que vi essa edição.

E não me arrependi! Edição muito bonita e além de tudo, eu comprei em pré venda e veio um exemplar do mesmo para eu presentear e escolhi uma amiga querida para ele e ela amou ele também.

Agora vamos falar sobre o livro, primeiro, preciso mesmo falar um pouco sobre os temas e gatilhos dessa leitura. Esse aviso pode conter spoilers da história mas serão os únicos que vou entregar nessa resenha.

Os gatilhos são: suicídio, sofrimento pessoal, solidão, desgaste emocional, perda de animais de estimação, desesperança.

Para contrabalancear tudo isso que disse acima dos gatilhos, preciso dizer que apesar de abordar muito sofrimento pessoal, esse livro também, trás um convite a reflexões e mostra que a vida é sempre a escolha que deve ser feita.


Pronto! Vamos falar da minha experiência de leitura! Não terá spoilers essa resenha. 

“A vida começa, escreveu Sartre, certa vez, do outro lado do desespero.”

Nora Seed, é a nossa protagonista e ela é uma das pessoas raras e incríveis de múltiplos talentos e pouquíssimas realizações pessoais e conquistas. 

Desde nova ela passou por diversas situações, desenvolvendo talentos e habilidades diversas, mas sempre abandonando elas quando estava a quase se tornando um sucesso. Porque motivos? 

Inúmeros e chegou um ponto em sua vida que ela passa por tanta desilusão amorosa que escolhe não viver mais…

“O universo tende ao caos e à entropia. Essa é uma lei básica da termodinâmica. Talvez seja uma lei básica da existência também.
Você perde o emprego, então mais merda acontece.”

Então a Biblioteca da Meia-noite surge…

“Os livros eram verdes. Dos mais variados matizes de verde. Alguns dos volumes eram de um verde-pântano sombrio, alguns, de um verde-limão vivo e luminoso, alguns, de um esmeralda intenso, e outros, do tom verdejante de gramados no verão.”

E ela recebe um presente do universo, que é poder viver mil vidas, através de cada livro de suas múltiplas vidas.

“Enquanto a Biblioteca da Meia-Noite estiver de pé, Nora, você será resguardada da morte. Agora precisa decidir como quer viver...”
É muita coisa acontece…

Mas vocês precisam ler esse livro para saber o que Nora vai decidir viver.

Porque esse livro mexeu tanto comigo? Pelo convite a reflexão pessoal, quantas e quantas vezes nós nos vemos perdidos na vida? Sofrimentos, desilusões, as vezes até mesmo aquele sentimento de que se nós partimos nada mudará no mundo e na vida das pessoas!


Matt Haig, escreve sobre como a depressão e como situações terríveis podem impactar na vida de uma pessoal, as adoecendo ao ponto de não se sentirem dignas de viver. Ele escreve sobre o pior que pode acontecer, mas escreve também sobre olhar realmente sobre nossos arrependimentos e se realmente estamos arrependidos do que vivemos e somos ou se estamos apenas desistindo de sonhos e de quem somos pelas cobranças e expectativas dos outros.

“Ela tinha um fogo dentro de si. E se perguntou se o fogo era para aquecê-la ou destruí-la. Então se deu conta. O fogo não tinha propósito. Apenas ela...”

É um livro de leitura fluida, apesar do tema difícil, a escrita de Matt envolve o leitor, porém, achei que podia ter encurtado uma parte específica, mas aqui é a leitora que já decidiu qual seria a melhor escolha para a Nora, e queria que ela escolhesse logo! Hahah 


“- Acho que é fácil imaginar que existem caminhos mais fáceis. [...] Mas talvez não existam...”
Indico para todos que gostam de uma trama complexa, que toca em questões existenciais, convide a reflexão, mas não que não se assustem com os temas fortes.

É um livro forte, triste e que trás uma sementinha de esperança e nos faz perceber que somos os responsáveis por tornar a esperança cada vez maior! Não a toa a capa é verde o que remete a esperança e força.


Amei, e amei muito, muito, muito a dedicatória.

Espero que tenham gostado da indicação e até a próxima.

Ps: E caso alguém que esteja lendo esta resenha esteja passando por momentos difíceis e se sinta como Nora, que a vida não está valendo a pena, saiba que não está sozinha.

Entre em contato com o CVV, o centro de valorização da vida, possui voluntários treinados e profissionais que podem ouvir o que você está sentindo, e lhe ajudar a passar por esse momento de dor.


Ou liguem 188 (ligação gratuita)

Não desistam e busquem ajuda!

Nós do Livroterapia desejamos que todos estejam bem e quem precisar de ajuda as encontre e fique bem. Todos vocês são incríveis e merecem uma vida plena!


12 comentários

  1. Oi Viv,
    A primeira vez que vi Biblioteca passou batido no sentido de querer ler, achei a capa linda mas só. Porém veio o boom do hype e conforme lia as resenhas, a vontade de ler foi crescendo, até que ficou incontrolável e hoje é um super desejado.
    Quero muito me emocionar e aprender com Nora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chelle,
      Eu amei demais a capa dessa edição
      Quando saiu pela TAG eu não me empolguei!
      Mas depois veio o boom e foi uma leitura muito marcante!
      Espero que possa ler em breve!

      Excluir
  2. Uma das minhas melhores leituras do final do ano passado. Mesmo chorando que nem uma disgramada e sofrendo horrores.
    Sim, eu sabia muito bem o que iria encontrar no livro, mas como Nora, eu tinha passado por muitas situações. As tentativas de morte foram recorrentes na minha vida durante um bom tempo e mesmo sendo medicada diariamente hoje em dia, ainda tenho crises, só que sei enfrentá-las melhor.
    Mas eu precisava de Nora. Eu precisava ler suas decisões e suas escolhas. Eu precisei dela para que ela me ajudasse.
    Só quem sabe o que é enfrentar a depressão todos os dias, sabe que viver é uma luta diária.
    Ah, falei demais, senti demais e é um livro que vou levar comigo eternamente e pretendo reler várias e várias vezes!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ângela
      Pode se abrir conosco sempre, aqui é um lugar seguro, e saiba que acolho sua experiência e entendo o que você sente. Que possa sempre encontrar um ponto de equilíbrio para atravessar os dias e fases ruins. Você é incrível! Não se esqueça disso.
      E sim, a história de Nora precisava ser compartilhada 🖤

      Excluir
  3. Acredita que comprei esse livro super interessada na pré venda e até hoje ainda não li. Por enquanto ele só enfeita a estante com essa capa linda.
    Também se fosse ler nesse momento choraria horrores, melhor aguardar um pouco mais.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danielle.
      Eu também comprei na pré venda, e acredito que na hora certa a leitura dele vai ser incrível para ti!

      Excluir
  4. Olá Vivian
    Não lembro de ter lido alguma resenha negativa desse livro. Um livro que fala sobre escolhas. Sobre sonhos não realizados , sobretudo sobre aquilo que importa na vida para sermos felizes .As vezes me pergunto Por que não fiz tal coisa? Por que me acomodei em determinado período de minha vida ? E se tivesse tomado um outro caminho? Mas o "se"não existe .
    Deve ser um livro que traz muitas reflexões e a importância que devemos dar a nós mesmas.
    Quando tiver oportunidade quero ler sim .
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Vivian!
    Gosto demais de livros que mesmo com alguns gatilhos, trazem a experiência que algumas pessoas passam e que podem trazer depressão e outros sintomas.
    Saber lidar e buscar ajuda, traz aquela esperança de que tudo se resolverá da maneira que tiver de ser.
    Tenho o livro aqui e vou ler.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Oie
    Eu estou querendo ler esse livro faz tempo, desde que ele foi lançado eu só vejo elogios ao livro, e acho essa história muito interessante, e muito importante por ter tantas reflexões. Parece ser o tipo de livro que eu vou amar ler, e acho que vou gostar muito da protagonista.
    Espero ler ele logo

    ResponderExcluir
  7. Olá! Esse é mais um daqueles livros que mesmo sabendo que a leitura vai ser daquelas devastadoras a gente quer muito fazer, ainda mais por trazer temas tão importantes (e difíceis) para reflexão, confesso que a princípio, com o titulo imaginei um enredo completamente diferente.

    ResponderExcluir
  8. Oi,
    vi no twitter falarem bastante desse livro, mas não tinha lido a sinopse, adorei sua resenha.
    Geeeente, preciso!
    Infelizmente, ando mal tipo a Nora, com essa sensação ruim que nada dá mais certo na vida, e achei muito interessante o autor lidar com esse tema forte e complicado.
    Assim que der, lerei com certeza.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Super indicação. Me vi nesse livro varias vezes ao ler a resenha, pois sempre me pergunto se eu tivesse feito tudo diferente, como seria agora. Com certeza quero ler esse livro, creio que ele tem um pouco de cada pessoa e tenho certeza que nos dará uma ótima reflexão.

    ResponderExcluir