Inocência? - O Protetorado da Sombrinha, 3 - Gail Carriger

4 de fevereiro de 2022

Título: Inocência? - O Protetorado da Sombrinha, 3
Autor: Gail Carriger
Páginas: 302
Ano: 2015
Editora: Valentina
Gênero: Literatura Estrangeira, Romance, Steampunk
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:   
Sinopse:
Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Ao abandonar a residência do marido e se mudar de volta para o lar de sua terrível família, Lady Maccon se tornou o escândalo da temporada em Londres. Além disso, a Rainha Vitória dispensa Alexia do Conselho Paralelo, e a única pessoa capaz de ajudar a esclarecer os fatos, Lorde Akeldama, inesperadamente deixa a cidade.
Como se não bastasse, Alexia é atacada por joaninhas mecânicas assassinas, indicando – como apenas joaninhas são capazes de fazê-lo – o fato de que todos os vampiros londrinos estão muito interessados em vê-la rigorosamente morta. Enquanto Lorde Maccon concentra seus esforços em ficar cada vez mais ébrio e o Professor Lyall se desdobra para que a Alcateia de Woolsey se mantenha coesa, Alexia deixa a Inglaterra em direção à Itália em busca dos misteriosos Templários. Somente eles têm o conhecimento sobre os seres preternaturais que Alexia precisa para entender sua crescente e inconveniente condição, mas eles podem ser piores que os vampiros – e estão armados com molho pesto.
A série de STEAMPUNK mais cultuada do mundo! Best-seller do New York Times e finalista do Goodreads Choice Award na categoria Paranormal Fantasy.

Resenha:




Inocência, é o terceiro livro da Série O Protetorado da Sombrinha, da autora Gail Carriger, publicados no Brasil, pela editora Valentina.

Sobre a edição gostaria de deixar um elogio, a edição é muito bonita, a escolha das fontes e o do papel foram muito agradáveis e a leitura fica bem confortável com eles. Tenho adorado as artes da capa, e agora estou sonhando em ter a minha própria sombrinha.

Nós já temos as resenhas dos dois primeiros livros, e caso desejem conhecer nossa experiência literária lendo eles, vocês podem ler clicando nas imagens abaixo:

                                      

Nos livros anteriores... Nossa querida preternatural (Uma humana que por acaso genético nasceu sem Alma) Alexia Tarabotti passou por muitas aventuras:, deixou de lado uma vida, tranquila como solteirona, para cair nos braços do lobisomem alpha de Londres, e com isso, sua vida deixou de ser monótona para ser vibrante, porém, cheia de perigos inesperados e descobertas que deixaram essa dama da sociedade londrina, que sempre foi muito prática um pouco desconcertada.

Se no primeiro livro, Alma? ela estava se apaixonando, descobrindo ainda sobre si mesma e no segundo estava se habituando a vida a dois e suas novas responsabilidades como muhjah do conselho Paralelo da Inglaterra, no terceiro a vida de Alexia, está totalmente fora de controle.

Todos se lembram da notícia bombástica do final do segundo livro certo? Se não, bom não falarei aqui, não percam a oportunidade para lerem esses livros!


Nossa Preternatural está passando por uma situação que os demais seres sobrenaturais (Vampiros e Lobisomens), acham que é impossível, afinal, estão mortos, mas será que é impossível mesmo?

Bom, graças a essa situação peculiar, começam todos os dissabores de Alexia, após uma briga colossal com Lorde Maccon, onde ele não somente a magoa, como a repudia, ela precisa de muita força e paciência. 

Volta a morar na casa de sua família enquanto o marido se embriaga.

“Opa! Cuidado com essa grama aqui, por favor! Traiçoeira, traiçoeira, pula em cima da gente.”

Como estamos na Londres da Era Vitoriana, um escândalo desses não acontece sem grande alarde, após uma traição e ter sua nova situação publicada nos jornais, Alexia, é expulsa por sua família e precisa então buscar ajuda em outro lugar.

Nesse livro, nós temos muitas aventuras, Alexia, apesar de estar magoada, está ainda mais enfurecida. Ela que sempre foi uma pessoa extremamente leal, sincera e pragmática, não acredita que seu marido não confiou nela e duvida de sua pessoa!

Sem a proteção da alcatéia de Woolsey, os vampiros que já a estavam perseguindo desde o segundo livro, estão ainda mais letais. O que faz Alexia temer por sua vida e buscar ajuda.

“o destino do [...] estava em jogo. Podia ser que ela estivesse frustrada com o pequeno parasita, mas chegara à conclusão, depois de refletir, que não desejava que ele morresse. Já haviam passado por muita coisa juntos, àquela altura...”

Então, quando um dos seus amigos mais leais (Lorde Akeldama), some de Londres, após dizer que iria a receber em sua casa e protegê-la, ela não vê alternativa, além de sair da Inglaterra. Isso é claro, se soma ao fato de ser atacada por joaninhas assassinas!

“ – Não deveria estar se preocupando com seus próprios problemas?
- E que graça isso tem? Os das outras pessoas são muito mais fascinantes”

Contando com apoio de sua nova amiga a inventora Madame Lefoux, do seu mais antigo e fiel protetor o sempre sério e discreto Floote, ela vai em direção a Itália, terra natal de seu misterioso pai, e dos segredos dos templários sobre os preternaturais. O que estará por trás dessa situação peculiar? (leiam para saber!)


Em uma alucinante busca pela sua inocência Alexia, tem sua fibra moral testada assim, como sua capacidade de correr com vestidos volumosos e espartilhos. Mais do que nunca te admiro Alexia.

Não estou preparada para morrer, pensou Lady Maccon. Ainda nem dei uma bronca em Conall. [...]. Não estamos prontos para morrer.”

E tudo isso enquanto em Londres, o Beta da alcatéia que ficou ao lado de Alexia, precisa lidar com o alpha totalmente lastimável sem sua esposa, com o sumiço de Lorde Akeldama, e com todos os inimigos que estão enviando emissários para caçar Alexia, sim os dias estão se mostrando muito cansativos para o sempre educado professor Lyall.


Muitos inimigos novos, muitas tramas e muitas aventuras, estão recheando esse livro, foi impossível deixar a leitura, existia tanta coisa acontecendo que eu devorei o livro.

E assim como Alexia, tive momentos em que quase chorei (ao contrario dela, eu tenho alma, mas estou tentando ser menos emocional, frise no tentando), momentos em que me enfureci, e momentos em que ri demais... E Ok caiu algumas lágrimas junto com Alexia em um momento...

“E para surpresa de todos, inclusive dela mesma, começou a chorar. E não de forma elegante e contida das verdadeiras damas, mas soluçando constrangedoramente, feito uma garotinha.”

Mal posso esperar para continuar a ler a história de Lady Alexia Maccon, e ver em quais aventuras ela ainda vai se envolver. 


Um livro muito divertido e que de forma sutil te faz se apaixonar e vibrar por cada um dos personagens. Um romance que explora o sobrenatural de forma deliciosa e bem leve, temos um toque dos romances de mistério e leves toques de dramas de época. 

Até a próxima pessoal. Ótimas leituras para vocês.

Nota: Lembram que eu falei para ficarem atentos a certos personagens na resenha do segundo livro? Provando que sou boa avaliadora de personagens novos, tanto Madame Lefoux como o Major Channing se mostraram importantes nesse livro, um mais que o outro é claro!

Nota II: Pela primeira vez foi usado o termo Protetorado da Sombrinha e eu vibrei com isso!

Nota III: Quem mais sentiu que Lorde Maccon merecia sofrer um pouquinho mais nesse livro?


7 comentários

  1. Essa série sempre me chamou a atenção. Mas depois de ver a resenha dos dois primeiros livros aqui, não resisti e os comprei. Pedi os dois últimos no top comentarista aqui do blog, você viu, Viv?
    Por isso, li bem por alto a resenha

    ResponderExcluir
  2. Como a sonsa aqui só soube que este livros que por mim, eram apenas romances de época, eram com "sem almas", vampiros e lobisomens, eu vivo numa constante ansiedade para resolver minha vida e começar essa série.
    E oh, ontem mesmo estava brincando aqui em casa que não via a hora de comprar uma sombrinha, embora as odeie rs(saiu uma transparente que estou namorando muito)
    Quanto o inserir mais personagens, mais aventura e mais ação, achei maravilhoso e já quero só todos!!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. ola
    Pobre Alexa !Não tem sossego rsrs.Ela passando por maus bocados e o marido se embriagando ?ninguem merece isso .
    Lorde Maccon merecia sim sofrer mais um pouquinho sim . Tem bastante coisas para acontecer no proximo livro ,já ansiosa aqui para saber mais dessa aventura da Alexa na Italia.

    ResponderExcluir
  4. Vivian!
    Esse volume é maravilhoso, né?
    Fiquei torcendo para que ele sofresse mais mesmo, Maccon foi bem insensível.
    Muita ação nesse livro e coisas inusitadas.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho o primeiro livro dessa série ainda não bateu aquela vontade de ler, porém adorei ler a resenha.

    ResponderExcluir
  6. Oiii
    Eu estou doida pra reler os primeiros livros pra terminar essa série. Eu acabei deixando a série de lado, porque ainda não tinha esse livro, aí depois até esqueci dela (já percebi que tenho esse problema com série, preciso ler tudo de uma vez). E já deu pra ver que esse livro ta ótimo, e que aconteceram bastante coisas na história hahaha
    Acho que vou vibrar também quando falarem do protetorado da sombrinha.
    A série já está na minha lista pra recomeçar e terminar.

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  7. Olá! Ahhh que eu finalmente comecei essa série, estou partindo para o segundo livro e estou bem animada (apaixonada) por tudo, pela história, personagens, mas já deu para perceber que vou passar raiva com um certo Alfa nesse terceiro livro hein, mas nada que me desanime, aliás, fiquei ainda mais ansiosa para começar esse e resolver mais alguns mistérios.

    ResponderExcluir