Lendários - Livro 1, Lendários - Tracy Deonn

12 de agosto de 2021

Título:
 Lendários 
Autor: Tracy Deonn
Páginas: 591
Ano: 2021
Editora: Intrínseca 
Gênero: Aventura, Fantasia, Ficção, Jovem adulto
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:  
Sinopse: Um dos livros mais aguardados do ano, Lendários é uma fantasia apaixonante que une magia, mistério e sociedades secretas, trazendo um novo olhar sobre as lendas do rei Arthur.

Partir parecia a fuga perfeita para Bree Matthews. Na verdade, a única fuga possível. Após perder a mãe, tudo que a menina de dezesseis anos quer é se manter longe das lembranças e das palavras carregadas de ressentimento na última discussão que tiveram. Por isso, Bree decide entrar em um programa da Universidade da Carolina do Norte para estudantes de excelência acadêmica. Um novo começo, distante da pessoa que ela era antes de tudo desmoronar. Mas então, em seu primeiro dia no novo lar, Bree vê um demônio, e essa descoberta aterrorizante a conduzirá até os Lendários, membros de uma ordem secreta formada por descendentes dos cavaleiros da Távola Redonda do rei Arthur, jovens responsáveis por caçar e destruir essas criaturas demoníacas e proteger a humanidade. Aos poucos, entre memórias enevoadas, ela percebe que não é a primeira vez que se depara com os Lendários, e que esse reencontro pode não ser mera coincidência. Com a ajuda de Nick, um ex-membro que quer distância da Ordem, Bree se infiltra nesse mundo de magia, privilégios e segredos para descobrir o que realmente aconteceu em seu passado. Ela só não contava que precisaria lidar com a desconfiança de um feiticeiro misterioso e com uma verdade avassaladora: os Lendários não são os únicos com o dom da magia. Dentro de Bree há uma força ancestral que ela ainda não consegue entender, mas que pode ser decisiva quando Camlann, a guerra final entre magos e demônios, chegar. Resta a Bree decidir se usará essa força para se unir à luta da Ordem ou para destruí-la de vez. 

Lendários é a estreia arrebatadora e premiada de Tracy Deonn, o primeiro volume de uma fantasia eletrizante e sensível sobre a jornada de uma jovem para entender a origem de suas dores e de seus poderes. Com uma narrativa poderosa e personagens marcantes, o livro figurou por semanas na lista de best-sellers do The New York Times, foi indicado ao Hugo Awards, um dos prêmios mais importantes de fantasia, e recebeu, entre outros, o Coretta Scott King-John Steptoe Award para Novos Talentos, concedido a livros jovens e adultos escritos por pessoas negras.



Resenha:


“— Ainda que eu caia, não morrerei, mas chamarei ao sangue para que viva.”


Lendários, é o super lançamento de fantasia urbana da editora Intrínseca, escrito pela autora americana Tracy Deonn 

Mais um caso de que fui fisgada primeiro pela capa e segundo pela premissa Távola Redonda!

E por isso adquirimos em pré venda esse livro, que veio com uma edição muito bonita, marcador e um colar, que simplesmente amei, quem ler o livro é a mar, vai querer esse colar! A edição além de bonita, tem folhas amareladas é uma diagramação confortável para leitura,
Adorei.

Talvez, já tenham reparado que eu amo as histórias da Távola Redonda e a Lenda de Arthur Pendragon, tanto em suas inspirações mais fiéis, ou nas reinterpretações que usam a lenda, mas as reconta com outro ponto de vista, tais como pelo ponto de vistas das mulheres em As Brumas de Avalon, por exemplo.

Então eu estava empolgada para ler esse livro.

“— Lendas são perigosas, Bree. Não as subestime.”

Lendários, trás a lenda de Arthur para os dias atuais, pegando então a inspiração da fantasia épica medieval tradicional, é reformulando para a fantasia urbana.

Então, em primeiro momento existe uma grande mudança do clima da narrativa, pois muitos dos ideais dos cavaleiros da Távola Redonda, não seriam ideais aceitos agora não é mesmo, e a autora trabalha isso! (Grata 😍)

“... é meu rei agora, cariad.”
Em Lendários, conhecemos a jovem Bree, que está atravessando um doloroso momento em sua vida. Sua mãe, morreu muito recentemente, é a partida trágica e inesperada deixou assuntos inacabados entre elas. Um deles foi a escolha da jovem de entrar em um programa pré-universitário na antiga faculdade de sua mãe. 

Bree só tem 16 anos e está ao lado de sua melhor amiga, indo morar sozinhas no campus, sua mente totalmente dedicada a sobreviver a não falar de seu luto e às aulas.


Logo na primeira noite no campus elas vão a uma festa de boas vindas aos calouros e algo extraordinário acontece, (bom, primeiro ela conhece um cara que só de olhar para ela a faz ter arrepios) algo que somente Bree enxerga, e quando digo extraordinário, digo mágico e sobrenatural e não algo lindo e bom!

Ela vê esse ataque, e esse misterioso garoto lidando com a situação, e com a própria Bree, já que ele a manipula para ir embora e esquecer tudo o que viu! Obviamente apesar de ir embora, ela não esquece.

A partir desse ponto a vida de Bree muda completamente, ao sentir que teve suas memórias manipuladas naquela noite, ela se lembra da sensação e descobre que não é a primeira vez que tem suas memórias apagadas ou substituídas e fragmentos da memória verdadeira surge, e são da noite que sua mãe morreu. Afundando em luto e dor, Bree está decidida a descobrir a verdade por trás de tudo.

É isso a leva a trama principal do livro.

Ela consegue conhecer rapidamente a alguém que do nada em um suspiro a ajuda a se infiltrar na Ordem Super Secreta, e vai descobrir que a lenda do Rei Arthur não é apenas uma história fictícia e sim real. Os membros da ordem são os descendentes da Távola Redonda e as famílias ligadas a eles. Ela descobrirá que existe ainda uma corte coexistindo em segredo até a atualidade, cheios de magia, poderes, missão sagrada de luta contra o mal e muito mais. 

Enquanto tenta sobreviver a enrascada que ela mesma se jogou, Bree terá uma jornada para entender seus próprios sentimentos e suas origens ancestrais.

“ A raiva normal pode ajudar ou atrapalhar. Mas o tipo de raiva que queima [...] Isso é fúria. E a fúria deve ser usada.”

Não vou falar mais do livro em si, já temos muitas informações na sinopse!

Então falarei da minha experiência de leitura: o começo não foi fácil, porque eu não me conectei com a Bree, e olha que eu passei pelo processo de luto, assim como ela nessa idade, mas a personagem me passou primeiro um ar muito raivoso, sempre lidando com as pessoas ao seu redor com um ataque na ponta da língua, e existe muito o tema racismo no livro, o que deixa a leitura densa por si só, porém, conforme a personagem foi agindo e parando de apenas gritar com os outros, a narrativa fluiu bem rápido, aliás disso não posso nem falar, eu li o livro em dois dias, quando as coisas começam acontecer, é impossível não devorar a leitura. 

“— Você vai me ajudar a vencer uma luta?
— Ah, não... vou ajudar a você a perder de forma menos horrenda.”

Se Bree não me encantou logo de cara, posso dizer que outros personagens foram cativantes a primeiro olhar! Selwym Kane, anotem esse nome, porque se você gosta de personagens complexos é ele que irá chamar sua atenção, demora para conhecermos ele realmente mas a espera compensa. Ele tem as melhores interações com a Bree.

Gostei de quase todos os personagens secundários, William, definitivamente o meu queridinho (e nem tem a ver com ser o nome do meu irmão! Juro! 🖤), só que todos tem uma importância para trama, até os que pouco aparecem, no final me pareceu que tiveram um grande impacto, e incluo aqui os personagens odiosos (teremos, não esqueçam que a autora irá abordar questões raciais e não vai passar pano para comportamentos racistas!! 🖤), que sentimos vontade de abrir suas mentes para analisar o que se passa nelas!



E aconselho a não esquecerem que estamos lendo algo ligado as lendas arturianas, o que significa que lutas aconteceram e os inimigos do livro são muito mais do que os personagens esperariam, preparem seus corações!

Um detalhe que adorei foi a mescla a referências clássicas das lendas arturianas em conjunto a referências da cultura de literatura pop 

“— Ser pega fora do campus durante a noite dá expulsão automática.
— Relaxa, Hermione.”

Bom, é isso tirando minhas ressalvas, porque a princípio não gostei muito da Bree, posso afirmar que terminei a leitura empolgada e já mergulhada na ansiedade pelos próximos livros, terminei a leitura com a sensação de que era um favorito!

As reviravoltas da história me deixaram extremamente feliz, e a reviravolta final, que eu já estava imaginando o que era um bom tempo antes, foi muito bem escrita!

Recomendo demais ler o posfácio da autora no final do livro!

É uma fantasia urbana dinâmica, com estilo de escrita fluido e que toca em temas importantes e densos, além da eterna luta bem contra o mal, cavaleiros ancestrais, o peso da herança sendo repassado a cada geração, a autora ainda vai nos dar uma narrativa, que toca em pontos delicados da história humana: escravidão e ancestralidade negra.


Livro indicado para os fãs de fantasia urbana, com magia, intrigas, traições, demônios e uma boa dose romance. 

Espero que gostem da leitura e até a próxima.

9 comentários

  1. O livro que é o hype do momento.
    Quase todos os igs literários estão falando de Lendários.
    Mesmo não sendo especialista em fantasia, achei a premissa incrível e deu até vontade de ler

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Nossa esse livro chegou causando
    Vi ele em vários blogs leitura coletiva. E nem imaginava do que se tratava. A sua resenha é a primeira que li .
    Uma pena que a princípio você não se conectou com a personagem principal da trama. Trama essa que tem um diferencial porque fala de questões racistas. Acho que é a primeira vez que vejo sobre essa questão em livro de fantasia. E a autora foi muito bem sucedida visto os prêmios que ela ganhou .
    Fiquei curiosa com esse quote citando a Hermione .
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Fantasia que une magia, mistério, sociedades secretas e cultura pop já me agradam, fora a curiosidade de conhecer uma nova abordagem das lendas do rei Arthur.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não vejo a hora do meu exemplar chegar. Vou participar de uma Leitura Coletiva dele e por amar fantasia, estou bem empolgada.
    Isso da representatividade me anima ainda mais, pois inserir o tema dentro da trama é algo espetacular.
    Fiquei feliz em saber do conforto pros olhos na hora da leitura rs letras pequenas me assustam!
    Espero amar!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  5. Vivian!
    Ah! Amo livros com a mitologia Arturiana e ver que ainda vem com tantos assuntos importantes de serem debatidos e de uma forma nua e crua, ainda com magia, mistérios, suspense e mesmo que nem todas as personagens sendo do seu agrado, acredito que vale a leitura.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho meus receios em ler um livro com muito hype. Na maioria das vezes, deixo pra ler anos depois KKKKK (eu com TOG atualmente). Mas esse tá sendo tão falado ne? O problema de ter tantas redes sociais ao nosso dispor é que podemos pegar spoiler facilmente (o que eu odeio!), então me vejo forçada a ler o quanto antes. Mas a ideia desse livro é muito boa, por mais que personagens novinhas assim acaba me fazendo repensar. Mas 4 estrelas é sensacional ne? Vou colocar na minha lista e pensar mais sobre ele.

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Já tinha visto a capa desse livro em alguns ligares, mas não sabia muito sobre o que se tratava.
    Apesar de não ser uma grande fã da história do Rei Arthur, fiquei curiosa para ler esse.
    Amo fantasia.


    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oiii
    Eu já tinha visto a capa desse livro e ficado bem interessada, mas não sabia nada da história ainda. Agora fiquei doida pra ler esse livro! Amo a história do Rei Arthur, e achei bem legal a forma como a história se inspirou na lenda. É uma pena que a Bree tenha sido chatinha no começo, mas pelo menos os personagens secundários tenham te envolvido mais.

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  9. Olá! Eita que foi tanta propaganda desse livro, que não resisti, e comecei a ler, ainda não terminei, mas também senti essa falta de conexão com a personagem principal, espero que isso mude até o final do livro.

    ResponderExcluir