Aqueles que me desejam a morte - Michael Koryta

1 de junho de 2021

Título:
Aqueles que me desejam a morte
Autor: Michael Koryta
Páginas: 336
Ano: 2021
Editora: Trama
Gênero: Crime, Ficção, Suspense, Mistério
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:  
Sinopse: Quando Jace Wilson, um jovem de catorze anos, testemunha um brutal assassinato, acaba tendo de mergulhar em uma nova vida: criou outra identidade e se escondeu em um programa para adolescentes problemáticos no deserto. O plano é tirar Jace do circuito enquanto a polícia vai em busca dos dois assassinos. Mas este é apenas o começo do pesadelo: os criminosos estão eliminando qualquer um que cruze seu caminho. Agora, tudo o que resta entre eles e o garoto são Ethan e Allison Serbin, responsáveis pelo programa de sobrevivência no deserto; Hannah Faber, que ocupa uma solitária torre de vigia de incêndio; e quilômetros sem fim das montanhas desoladas de Montana. O tempo está correndo, as montanhas estão queimando ― e aqueles que desejam a morte de Jace Wilson não estão tão distantes assim.


Resenha: Raramente eu leio um livro assim que é lançado, pois a fila é tamanha que sempre tem outro na frente, mas assim que eu vi que ia sair o filme deste livro, ele magicamente passou para o início da fila!


E devo contar pra vocês que também já assisti ao filme, e tenho reclamações, e não são poucas! Mas vamos deixar isso para a resenha de amanhã, que vai ser sobre o filme mesmo, e vamos falar do livro hoje...

"Talvez devesse ter sido mais clara. Tinha dito que dois amigos estavam vindo, mas isso era distante demais da verdade. O mal estava chegando."

Gente, que livro! Vi comentários na mesma intensidade, tanto elogiando quanto reclamando do livro. Preciso dizer que estou do lado dos que elogiam.

"— Controle-se — sussurrou, e sua mente sussurrou de volta: Previsão, Ethan. Preparação, Ethan. São as primeiras regras, e você as ignorou. Você está preparado caso as pessoas venham atrás do garoto, mas não previu como elas poderiam fazer isso."

Jace, é um menino de 14 anos que está "treinando" numa pedreira para pular na água. Seu objetivo era provar para os colegas que teria coragem de pular na água. Pois ele pulou, sozinho e morrendo de medo da altura e da queda que teria. 

Ao cair na água, dá de cara com um corpo. Um homem claramente assassinado estava no fundo daquela pedreira. Apavorado, só pensa em fugir, mas ao escutar vozes, se esconde e acaba presenciando outro assassinato.


Os assassinos percebem que há alguém ali e depois de constatar que o garoto os viu, começam a persegui-lo, que é quando ele é mandado para uma escola para jovens desajustados a fim de permanecer escondido durante o verão e até que chegue a hora de testemunhar.

Lá ele enfrenta vários perigos quando, enfim, os irmãos o descobrem. Ele foge de Ethan, seu tutor e entra sozinho, mata a dentro, enquanto um incêndio se espalha rapidamente.

"Todo o ambiente pode parecer um inimigo. Mas não é. Existem coisas escondidas, esperando para salvá-lo, e o seu trabalho é enxergá-las."

Durante a sua fuga encontra Hannah, uma bombeira que trabalha na torre de vigia, acaba que ela o ajuda a fugir dos irmãos, ou tentar, já que os dois são meio psicopatas. Eles matam quem passar pelo seu caminho e são uma dupla muito estranha. Eles têm uma maneira muito particular de conversar entre si, de se mover e de agir. Algo que assusta a todos que têm algum contato com eles.

"Ele a entendia, sempre havia entendido — era testemunha, e portanto uma ameaça —, mas a ideia de alguém querendo matá-lo era tão bizarra que às vezes não parecia de verdade. Eles me desejam a morte. Desejam mesmo a minha morte."

Claro que eu não contei nada do que aconteceu, tem muita ação, muita maldade por parte dos irmãos e várias mentiras. Não dá pra confiar em ninguém, no fim das contas, as pessoas não são o que parecem e o final traz um plot que eu jamais imaginaria, igualmente surpreendente, irritante e perfeito!

Adorei a leitura e recomendo. Os personagens são intensos e as cenas são ricamente descritas. Entrou para a minha nada curta lista de favoritos!

Amanhã conversaremos sobre o filme! Preciso apenas digerir algumas ações!

13 comentários

  1. Eu devo ver o filme entre hoje e amanhã, mas juro que fui pega agora pelo livro, que não fazia nem ideia que existia.
    Mas estou aqui em êxtase com essa resenha, até por ser favoritado, por ser da Trama que chegou no mercado deixando os leitores em polvorosa.
    Com toda certeza do mundo, já preciso muito ter esse livro em mãos!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Uau! Ansiosa para a resenha do filme!
    Mesmo não sendo meu tipo de leitura, achei bem interessante! E diferente!
    Parece ser uma leitura que é impossível largar até terminar

    ResponderExcluir

  3. Olá
    Quer dizer que o livro magicamente passou na frente dos outros? Sei ... rsrs
    Eu vi uma resenha do filme mas não tinha a mínima ideia de tamb em tinha o livro .
    Agora não sei o que faço. Se assisti o filme primeiro ou se leio ...
    Que bom que o livro se tornou um favorito.

    ResponderExcluir
  4. Denise!
    A capa desse livro tem uma relação tão intensa com a trama em si, né? E pelo visto parece ser uma história de tirar o fôlego.
    O leitor com certeza deve ficar apreensivo para saber se no final Jace vai conseguir se livrar dessa perseguição sem precedentes. E à medida que a trama avança a gente não consegue largar o livro pois literalmente TUDO pode acontecer.
    Tomara que o filme seja bom!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Denise!
    Fiquei imaginando as reviravoltas, toda a ação e principalmente conhecer todos que parecem uma coisa e são outra diferente, gosto quando os livros trazem personagens assim.
    Li sua resenha sobre o filme e suas observações, quero assistir também.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Olá, Denise

    Fiquei sem fôlego só lendo a resenha KKKKKKK
    Já quero ler esse livro, porque se ele for tão bom quanto parece ser pela resenha, a experiência de ler vai ser ótima!

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Denise!
    Nem me fale da lista de leituras, a minha só aumenta a cada dia. É a primeira vez que ouço falar desse livro (e do filme também), mas de cara já gostei do enredo. Confesso que gosto de obras que dividem opiniões, acho um debate muito válido. Tramas em que se deve desconfiar de tudo e de todos são muito desafiadoras para ler, mas são muito surpreendentes também. Já estou ansiosa para ver sua crítica ao filme.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Ainda não conheço o filme, mas a história da para prender a atenção. Gostaria de ler esse livro, toda essa ação me fez pensar em varios tramas que assisti. O final deve ser surpreendente.

    ResponderExcluir
  9. Uma pena eu ter descoberto o blog recentemente :(
    Eu vi o filme antes mesmo de saber que existia o livro.
    Se o filme já é envolvente imagina o livro? Sua resenha me deu vontade de ler, apesar que não curto ler depois de ter visto o filme hahah

    ResponderExcluir
  10. Oiee
    Eu também raramente leio livros assim que são lançados (mas no meu caso é pra não ir com tanta expectativa hahah)
    Não conhecia esse livro e nem o filme. Mas achei esse enredo dele bem diferente e super interessante. Já me deixou super curiosa pra entender tudo isso, e saber como termina haha

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  11. Olá! Eita que temos de tudo nessa história e para ser sincera já fiquei aqui teorizando (e muito) sobre esse plot. Aquela leitura que não nos dar tempo para respirar, tamanha a vontade de concluir e descobrir se nossas suspeitas estão (finalmente) corretas, fiquei bem curiosa, ainda mais sabendo que o filme não agradou tanto assim, o que não é uma grande surpresa, que venha a parte dois então (risos).

    ResponderExcluir
  12. Sim, os personagens pelo quotes e sia resenhas dão para percebe que é intensos. O Jace parece ser um personagem bastante diferente do que estou acostumada com os garotos da idade dele em livros que nem esses.

    ResponderExcluir
  13. Oii,
    Uau!
    Faz tempo que não leio um livro bom de suspense assim!
    Parece ser beeeeem viciante e recheado de reviravoltas.
    Vou querer ler com certeza!
    Bjs

    ResponderExcluir