As Sombras do Mal, As Fitas de Blackwood, Volume 01 - Guilhermo Del Toro e Chuck Hogan

10 de abril de 2021

Título: 
As Sombras do Mal, As Fitas de Blackwood 01
Autor: Guilhermo Del Toro e Chuck Hogan
Páginas: 320
Ano: 2021
Editora: Intrínseca 
Gênero: Ficção, Romance policial, Suspense e Mistério
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota: 
Sinopse: Uma das mentes mais criativas e geniais da atualidade, responsável por obras-primas como O Labirinto do Fauno e A forma da água, Guillermo del Toro se consagrou ao criar universos únicos, mesclando fantasia e realidade, beleza e horror. Ao lado do celebrado escritor de suspense Chuck Hogan, escreveu a Trilogia da Escuridão, que se destacou na lista de mais vendidos e deu origem a uma série de TV. Agora, os dois retomam a parceria de sucesso numa trilogia macabra e arrebatadora sobre um mal ancestral que vaga pela Terra desde o início dos tempos.

As sombras do mal: As fitas de Blackwood conta a história do encontro improvável entre a agente do FBI Odessa Hardwicke e o enigmático Hugo Blackwoood. Ao testemunhar um crime brutal e inexplicável e se ver forçada a tirar a vida do companheiro de trabalho, Odessa passa a questionar sua sanidade e seu futuro. Ela não consegue entender o que de fato aconteceu, mas tem uma única certeza: viu um vulto saindo do corpo do amigo, uma presença aterrorizante e maligna que jamais se apagará de sua mente.

Obrigada a realizar serviços burocráticos após o episódio, ela encontra fitas antigas ao organizar os pertences de um agente aposentado, e são essas fitas que a levarão até Hugo Blackwood. Fascinante e traiçoeiro, o homem pode ser a chave para desvendar o que aconteceu com o parceiro de Odessa e, mais ainda, a chance de defender a humanidade de uma ameaça sem rosto: os incorpóreos.

Espíritos vis que se alimentam de emoções e que se apoderam de suas vítimas, essas criaturas estão sempre prontas para abraçar o êxtase da morte e do caos. Blackwood conseguiu capturar três delas, e agora, ao lado de Odessa, parte em busca da última, em uma jornada perigosa que pode levá-los em direção ao abismo.

 

Resenha:

“– Preciso empurrar de volta o que passa pelo portal. Toda vez. Preciso consertar o mal original que cometi.”

As Sombras do Mal é o primeiro volume da nova série As Fitas Blackwood, dos autores Guillermo Del Toro e Chuck Hogan, ambos já trabalharam juntos na conceituada Trilogia da Escuridão. No Brasil é o lançamento da Editora Intrínseca

Guillermo é muito conhecido pelo seu trabalho no cinema, como roterista e diretor, tendo obras incríveis como o labirinto do fauno, Hellboy, a forma da água e outros. Hogan é autor de vários Best-sellers e roterista de series de sucesso como The Strain. 

Podemos então diante de vários sucessos escrito por ambos os autores esperar algo interessante de As Sombras do Mal. E já posso adiantar que não me decepcionei.

Em As Sombras do Mal, temos uma trama de suspense sobrenatural bem escrita e envolvente. Por ser apenas o primeiro livro, a trama tem a importante missão de fisgar os leitores para os próximos livros, e comigo funcionou perfeitamente. Com uma narrativa dividida em três linhas temporais, (2019 – Newark, Nova Jersey; 1962 – Delta, Mississippi; 1582 – Mortlake, Grande Londres) que se mesclam de forma extremamente satisfatória em uns momentos e em outros me deixaram ansiosas, vou explicar isso em breve...

Em 2019, a agente do FBI Odessa Hardwicke, estava simplesmente jantando com seu parceiro Leppo, quando uma aeronave passou rasante atirando a esmo. Esse acontecimento estranho foi apenas a ponta do iceberg das coisas sem sentido que aconteceriam em breve. A dupla acabou se deparando com uma tentativa de massacre e Odessa não estava preparada para enfrentar o que viu.

Algo sobrenatural aconteceu, mortes que ela não consegue compreender de forma racional e sua carreira fica por um fio. Ela precisou usar de força letal e está sob uma investigação. Afastada do trabalho ativo e jogada em serviços burocráticos, recebe a missão de esvaziar o escritório de um antigo agente do FBI que está atualmente no hospital. Earl Solomon, que reconhecendo os sinais que Odessa lhe fala sobre o que aconteceu, a leva em direção a Hugo Blackwood, com quem Earl, trabalhou em inúmeros casos inexplicáveis. 

“Você me chamou, aqui estou eu...”

Com a chegada do misterioso Hugo Blackwood, Odessa acaba entrando de cabeça na busca pela sombria criatura que aparentemente destruiu inúmeras vidas. Cada passo força a racional agente a rever seus conceitos e o que acredita ser verdade sobre os mistérios do mundo. 

“– Tente imaginar camadas de realidade, vários planos astrais sobrepostos. Esses planos costumam ficar separados, salvo por aberrações ocasionais ou o mundo dos sonhos...”

Enquanto batalha para conciliar as informações que Hugo traz para a sua vida e o que ela sempre acreditou ser concreto, a narrativa vai fluindo em outras duas linhas temporais. 

Em 1962, iremos conhecer Earl, em seus primeiros anos como agente do FBI e no caso em que conheceu Hugo Blackwood, em 1582 iremos conhecer Hugo, agora em sua vida de sucesso como advogado e antes de ser tornar quem ele é atualmente.

“Contempla a tua passagem.
Pois o que tu és agora
Fui ontem,
E o que hoje sou, não demora,
Serás também.
Prepara-te para a morte e vem...”

Todas as duas linhas narrativas fora a principal são interessantes, elas entregam respostas a perguntas que Odessa tem na narrativa principal e eu normalmente adoro linhas temporais diferentes em tramas de sobrenatural, porém, aqui deixo o aviso, em alguns pontos você esta empolgada lendo aquela linha temporal para ser jogada em outra linha. Em pelo menos dois momentos em pensei: vou pular e ler o restante dessa historia agora... Mas resisti.



A escrita da trama é bem fluida, e apesar do conteúdo sobrenatural, não sentir medo, ou acho que a trama está para o terror, contudo, para quem não gosta de tramas que evolvam espíritos, criaturas maléficas ou possessão, fica o aviso.

Gostei bastante da historia e como disse no inicio da resenha é apenas o primeiro livro, somos apresentados aos nossos protagonistas e sabemos apenas um pouco do que podemos vir a encontrar nos próximos livros, com um gancho interessante no final, fiquei realmente ansiosa para ler os próximos livros e entender as ramificações das ações de Hugo e Odessa nos capítulos finais desse livro.Existem pelo menos duas grandes questões que eu preciso que sejam respondidas nos próximos livros... Preciso.

Indico para quem gosta de tramas de suspense e sobrenatural leve. Um livro bem escrito e trama inteligente.

Espero que gostem e até a próxima. 


10 comentários

  1. Guillermo é gênio demais!Sou apaixonada por ele no cinema, mas O Labirinto do fauno é um ícone do cinema e sim, da literatura também!
    Por isso, assim que vi esse primeiro livro com a assinatura, quis nem saber do que era e já o coloquei na listinha de desejados.
    Eu também gosto muito dessas linhas temporais e claro, acredito que este primeiro livro seja uma apresentação do que está por vir.
    Sim, eu amo um gênero rs
    Espero ler em breve!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Quando dois gênios como Guillermo e Chuck se encontram pode contar que é sucesso.
    Eu que não curto histórias sobrenaturais me empolguei com a premissa!

    ResponderExcluir
  3. Eu pensava que esse livro era livro unico, mas nao ne!
    Ainda nao li nada do autor, tenho vontade de ler aquela labirinto do fauno, que acho que vi o filme mas nao tenho certeza, mas aquele livro tenho bastante curiosidade e é muito lindo tb.
    Esse livro já fiquei curiosa com a personagem da Odessa, gostei bastante dos quotes separados pra resenha!

    ResponderExcluir
  4. Olá Vivian!
    É inegável que a combinação desses autores bem sucedidos só pode ser sucesso, mas eu passo rsrs. Realmente sobrenatural não é pra mim. Eu acho uma grande sacada dos autores quando há várias linhas temporais, mas essa mudança brusca de cenário entre uma época e outra bem no meio de algum acontecimento bombástico me mata também. Espero que os próximos livros sejam lançados logo para você ter suas respostas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Eu sempre via o livro A forma da água nas lojas americanas e ficava imaginando se o autor era o famoso diretor de cinema .
    Interessante que ele agora está sendo um sucesso também com a escrita .
    Mas esse é um gênero que náo curto .me da um medo ler tramas que contém elementos sobrenaturais.kkk dessa vez deixo passar a dica .

    ResponderExcluir
  6. Esse gênero reina aqui no blog ne? e eu adorooo! Adoro ainda mais quando eu consigo pegara resenha do primeiro livro de uma série, assim fico sabendo da opinião e acompanho os outros também. Espero que o que você quer que seja resolvido de fato aconteça. Nossa, agora fiquei curiosa hein?!

    ResponderExcluir
  7. Vivian!
    Não tem como um livro do espetacular Guilhermo Del Toro ser ruim, assim penso eu.
    Amei essa história com um tom mais sobrenatural e com várias linhas do tempo, acho genial em um livro do estilo usar esse artifício.
    Bem curiosa para saber mais e tomara que suas respostas sejam respondidas no próximo livro.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Olá! Confesso que o que mais me chamou atenção nesse livro foi justamente os autores (risos), menos mal que o enredo também agradou, por isso já estou aqui curiosa com a história e quais desfechos me aguardam durante a leitura, pelo visto, terei que preparar o coração para alguns sustinhos.

    ResponderExcluir
  9. Gosto de tramas sobrenaturais leves, nada mirabolantes, mas com algo que nos prenda na história. Para esse primeiro volume, me interessei, muitas reviravoltas, sem contar o ser sobrenatural. Curti bastante essa resenha.

    ResponderExcluir
  10. Oii,
    Não leio muito sobrenatural, mas esse parece bem escrito e legal.
    Com um bom desenvolvimento e o terror sem dar muito medo.
    Acho que lerei sim.
    Bjs.

    ResponderExcluir