Vittorio, O Vampiro - As Novas Crônicas Vampirescas, 02 - Anne Rice

18 de março de 2021

Título:
 Vittorio, O Vampiro
Autor: Anne Rice 
Páginas: 208
Ano: 2000
Editora: Rocco
Gênero: Ficção, Literatura Estrangeira, Terror
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:  
Sinopse: Com todos os encantos de seus palácios, bibliotecas, igrejas e museus, Florença – a antiga capital da Toscana às margens do rio Arno – é o mais importante cenário da história de Vittorio, que morreu para a existência humana aos 16 anos. Jovem, rico, feliz, letrado, Vittorio di Raniari era apaixonado pelas pinturas dos grandes mestres da escola florentina, e sua formação completa de cavalheiro era ponto de honra para seu pai. Numa noite, entretanto, ele atrai a ira dos seres das trevas. Eles se vingam dizimando, sem piedade, a família num ataque ao qual apenas Vittorio sobrevive. Amadurecido pelo sofrimento, o menino vai em busca de socorro, e descobre a subserviência de uma cidade inteira aos vampiros da Corte do Graal de Rubi. O que é apenas o início de sua jornada. A bem fundamentada ambientação histórica, o caráter dos personagens, a exposição das vaidades, das misérias e dos jogos de sedução, a descrição minuciosa dos acontecimentos, entre outros aspectos, envolvem o leitor de forma inapelável. Vampiro que não foge da cruz, entra em igrejas, conversa com padres e outros seres, mas que não pode se expor à luz do sol, Vittorio é uma vítima da própria inocência e de seu primeiro e único amor.



Resenha:


“Tinha dezesseis anos quando morri. Tenho boa altura, bastos cabelos castanhos que batem nos meus ombros, olhos cor de avelã demasiado vulneráveis para se manterem fixos por muito tempo, dando-me uma aparência de certa forma andrógina, e um nariz desejavelmente afilado com narinas discretas, e uma boca de tamanho médio que não é voluptuosa nem sovina. Um menino bonito para a época. Não estaria vivo hoje se não o tivesse sido.”

Olá pessoal, aqui estou trazendo o segundo e último livro da rainha Anne Rice, para o que ela nomeou Novas Crônicas Vampirescas.

Os livros da Anne são publicados no Brasil pela editora Rocco, e caso queiram ler as resenhas anteriores do Projeto Lendo Anne Rice basta clicar na imagem abaixo:


Vittorio, o vampiro, é o único livro de Anne Rice que se trata do tema vampiresco que não tem nenhuma ligação com as crônicas vampirescas clássicas ou Lestat, o que é ótimo e um pouco triste, pois eu senti falta do carisma de Lestat.

Agora sobre o livro em si, eu alterei a sinopse oficial deste livro, pois ela praticamente conta o livro todo! Dei uma simplificada, porque eu particularmente teria ficado bem chateada de ler a sinopse dele antes de ler.

A edição do livro que li segue o padrão da Rocco para as edições da década de 2000, capa preta, brochura e páginas brancas. A arte da capa destoa dos outros livros, porém, ecoa o livro em si. Continuo sonhando com uma reedição de todos os livros da Anne no padrão capa dura de entrevista com o vampiro... SONHO...


“- Porque os decepcionou?
...
- Por amor...”

Vittorio, é a narrativa da vida tanto mortal como imortal de Vittorio desde o século XV, onde era o filho amado e educado de uma família feudal até o tempo atual. Conheceremos quem ele era e almejava se tornar como mortal, e como após uma tragédia sua vida foi salva duas vezes, por aquela que seria a causa das maiores guerras dentro do seu coração e mente.



Nesse livro temos outra vez Anne tecendo uma narrativa rica em complexidade. Amor, Vingança, Morte, Vida, o Bem e o Mal, a fé verdadeira e os dons mais belos e terríveis que um vampiro pode vir a ter... Todos esses temas são elementos que ela trabalha delicadamente na trama.

Se Vittorio não tem o carisma arrebatador de Lestat como protagonista a escrita compensa trazendo uma trama interessante, o livro é bem curto, cerca de duzentas páginas e o final nos brinda com algumas emoções e ritmo mais intenso, em contraste com o inicio do livro.

Este livro também expande mais um pouco o universo sobrenatural de Anne, sim, podem acreditar... Ela conseguiu mais uma vez acrescentar outro elemento fantástico ao caldeirão dela. Que obviamente deixei totalmente de fora dessa resenha.

Em comparação aos demais livros de Anne de vampiros, não trás nada de muito novo em termos de narrativa, Vittorio, passa por conflitos internos com a sua nova vida imortal, que já vimos em outros personagens da autora, o que faz o livro não estar no meu top de favoritos, mas ainda é melhor que muita coisa que li nos últimos anos.


Indico para todos que gostam de ler dramas sobrenaturais, histórias repletas de drama, amor, sedução, vingança e a busca pelo sentido da vida. E para quem gostaria de conhecer a escrita da autora, sem ser uma série imensa de livros, aqui está à oportunidade. Livro único.

“A beleza nos transporta para a nossa desgraça. Ou, para ser mais preciso, somos feitos imortais por aqueles que não podem separar-se dos nossos encantos.”

O projeto lendo Anne Rice está chegando a sua reta final e agora eu só tenho os novos livros publicados nos últimos três anos... Mais três livrinhos... Vemos-nos na próxima resenha com Prince Lestat.

8 comentários

  1. Eu fico vibrando com essas resenhas. Tá, tenho dois livros antigos da Anne na estante(fora de ordem, é óbvio) mas só estou esperando a oportunidade, pois quero comprar essa edição capa dura de Entrevista, que está um escândalo de linda demais da conta( rs )
    Anne traz os vampiros reais, as batalhas reais e eu preciso muito me jogar nesse universo tão rico!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Olhaaa, depois de algum tempo temos Anne por aqui de novo hein? Achei bem legal esse projeto de acompanhar todos os livros. Tem um momento que acostumamos tanto com os personagens que até sentimos falta deles ne? Como você mesma falou. Essa autora parece ser maravilhosa, manter esse nível em todos os livros não é pra qualquer uma hein?!
    Aguardo os próximos livros :)

    ResponderExcluir
  3. E a Rainha Anne voltouuu.
    Mais uma vez nos presenteando com uma grande história. Mesmo que o amado Lestat não apareça

    ResponderExcluir
  4. Tava com saudade das resenhas da anne rice. Ahh que pena que ta chegando no final pra gente, pra vces deve ser muito bom neh, encerrar uma serie, um projeto pra vida rsrs
    Ja disse que quero muito ler os livros da anne rice, quero começar a ler por a hora das bruxas, e to torcendo pra rocco relançar os livros nessas capa dura como estao relançando no momento.

    ResponderExcluir
  5. Olá Vivian
    Pelas suas resenhas percebo que essa autora é maravilhosa escrevendo esse gênero.
    Que bom que está terminando o projeto e já deve bater uma saudade dos personagens.
    Agora é aguardar a resenha dos livros que faltam .

    ResponderExcluir
  6. Vivian!
    Confesso que não gostei dessa capa.
    E que pena que Lestat não está presente no livro.
    Para mim a autora é uma das melhores quando se trata de ficção vampiresca.
    cheirinhos
    rudy

    ResponderExcluir
  7. Olá! Um ótimo teste drive para se jogar de vez nesse mundo e nos braços da autora. Fiquei curiosa com as partes que você deixou de fora, mas prometo não olhar a sinopse (risos).

    ResponderExcluir
  8. Conheço as historias de Anne Rice, mas nunca li algum livro dela. E desde muito tempo acompanho as resenhas e acho que ela trata com muito facilidade e originalidade os assuntos sobre vampiros, sem parecer fantasioso e cansativo. Amo as resenhas feitas dos livros da autora.

    ResponderExcluir