Paixão por Vilões - Parte I

25 de janeiro de 2021

 


Eles são ruins, tomam atitudes duvidosas e fazem o possível (e o impossível) para barrar os objetivos dos heróis. A motivação é diversa: poder, inveja, riqueza, ou apenas porque eles querem e pronto.

Mas por que os vilões são tão amados, mesmo praticando o mal?

Esse assunto é muito controverso dentro da literatura e do cinema, mas uma certeza que temos é de que os vilões ganham cada vez mais espaço no coração das pessoas e até mesmo roubam o protagonismo do herói.

Se você perguntar a qualquer um que pesquisa sobre esses arquétipos, vários deles vão dizer que um dos principais motivos do vilão ser tão amado é o modo como ele conversa com a gente. Cada um de nós, de certa forma, consegue se conectar com o vilão, pois os entendemos. O ser humano tem dentro de si o anseio quase primitivo de quebrar regras, desejamos fazer algo incorreto, antiético e sórdido, mas somos ensinados de que isso é errado.

O vilão representa esse lado nosso, ele é fiel às próprias vontades e não faz uso da régua que separa o certo e o errado para conseguir o que quer. Então não fique nervoso quando você se solidariza com um vilão, ou o adora. Ele apenas ilustra um lado seu que você faz de tudo para abafar, mas sente prazer em vê-lo sendo exposto de outras maneiras.

Na série de postagens sobre eles, vou trazer um pouco para vocês sobre esses antagonistas e como eles são vistos pelo leitor ou espectador.



"Aro gargalhou de novo. — Você é muito corajoso, Edward, por ter suportado em silêncio. Eu pedi para Jane fazer isso comigo uma vez, só por curiosidade. — Ele balançou a cabeça com admiração."


Eu sempre digo que Stephenie Meyer pecou na construção da narrativa do seu livro. Boa parte disso é por ela ter criado personagens tão interessantes, mas ter focado em Edward Cullen e Bela Swan, um casal sem sal e carisma. Os vampiros de Meyer podem ser bem diferentes de outros da literatura ou cinema, mas não podemos negar que os Volturi fogem um pouco do desse conceito. Lua Nova se torna imensamente interessante quando somos apresentados à realeza vampírica, e no centro de tudo, está Aro.

Descrito por Bella como um vampiro de rosto pálido, a pele quase translúcida, olhos vermelhos leitosos, cabelos negros e uma pose aristocrática, é Aro que decide o destino de Edward depois de sua imprudência, e conseguimos ver que, com esse vampiro, o buraco é muito mais embaixo. A ironia e ganância de Aro ficam evidentes pelo modo como ele trata toda a situação e todos que estão ali. Para ele, vampiros são peças em sua coleção, e Edward e Alice são raridades que ele cobiça.

Interpretado brilhantemente por Michael Sheen, que deu uma roupagem ao personagem sem que Aro perdesse a essência, o líder de Sheen possui a mesma ganância das páginas do livro, mas um ar mais lunático e cômico. A risada no filme Amanhecer – Parte 2 continua sendo uma das preferidas dos fãs. Um excelente ator para um excelente personagem.

Eu já passei da época de Crepúsculo, mas acredito que Aro Volturi continua sendo um dos meus personagens preferidos da saga, e se Meyer resolver lançar um livro com a história dele (e não um calhamaço com pensamentos de Edward), eu leria com prazer! É de Aro várias fanfics no mundo do fandom, e nosso primeiro vilão dessa série.



"— Gostaria de encontrar o diabo numa noite dessas — disse-me certa vez com um sorriso maligno. — Já procurei-o até nos desertos do Pacífico. Eu sou o diabo. — E quando me espantei com isso, teve um crise de riso"


Ele é irônico, sarcástico e irresistível.

Anne Rice não nos poupou de vampiros lamentosos, inseriu Louis no romance que abre As Crônicas Vampirescas, Entrevista com o Vampiro, e narra a história de como Lestat apresentou a imortalidade para Louis.

Se por um lado temos vampiros como Edward Cullen e Louis de Pointe du Lac se massacrando mentalmente por serem vampiros, por outro temos Lestat adorando cada momento de sua imortalidade e abraçando a crueldade, frieza e indiferença com a vida humana. Apesar de fazer sua sua primeira aparição em Entrevista com o Vampiro, é em O Vampiro Lestat que temos ideia de como a mente de Lestat de Lioncourt funciona.

Quem lê Lestat nos livros de Rice, não imagina que ele foi contra ser transformado. É descrito como um vampiro sedento por conhecimento e um pouco irresponsável pelas suas atitudes. Está sempre buscando o poder, e a sua fonte para ter isso. Ele não pensa muito nas consequências do que faz, e isso o torna único, pois muitas passagens e acontecimentos d'As Crônicas Vampirescas começam por causa da sua insensatez em seguir regras.

E é por isso que ele nos representa e nós o amamos!

Interpretado brilhantemente por Tom Cruise na adaptação de 1994, que pareceu encarnar o personagem de uma forma tão criteriosa que Lestat ganhou visualmente gestos, sorrisos e maneirismos idênticos ao seu personagem nas páginas. Anne Rice precisou pedir desculpas publicamente quando viu o filme e percebeu que, ao dizer que Cruise nunca daria conta do recado, cometeu um engano.

Mas seria Lestat um vilão? Ou apenas um personagem que faz o que pensa sem medir consequências e pensar nos outros? Não seriam essas as características marcantes de um bom vilão?



"O meu abrigo será um manto da noite. Para envelhecer minha voz, um riso de uma bruxa. Para branquear meus cabelos, um grito de horror"


Desde pequena eu nunca entendi muito o motivo da Rainha Má querer tanto matar a Branca de Neve. Isso porque não entrava na minha cabeça que a Branca de Neve era mais bonita que a Rainha Má, e até hoje minha opinião é a mesma.

Acredito que são dois padrões de beleza muito diferentes, se formos analisar os dois arquétipos com calma. Branca de Neve é a inocente, com uma beleza pura e sem defeitos, pele alva, boca vermelha e lábios em formato de maçã. A Rainha Má é a governante, possui uma beleza feroz e indomada, um olhar forte e que pode deixar muitos com joelhos trêmulos. As duas possuem beleza, mas Branca de Neve nunca terá o que a Rainha Má tem: a sensualidade de um vilão.

Mas, Cora, vilão não é sensual! Claro que é, minha gente! Acorda! Se você uma vez já se sentiu atraído por um vilão, pode ficar tranquilo que isso é comum, como dito no post que abre essa série, o vilão carrega o lado que todos temos, mas tentamos sufocar, ele faz o que quer e sem dor na consciência, e faz isso com sensualidades, um sorriso torto no rosto e discursos fascinantes!

A Rainha Má do clássico da Disney não tem a oportunidade de aparecer com seu manto, sua coroa e seu rosto poderoso em todo o filme, pois está disfarçada como uma velha que vende maçãs, mas podemos ver nossa rainha em outras representações, como a Regina Mills, interpretada por Lana Parrilla na série Once Upon a Time, uma das minhas releituras preferidas dessa vilã. E, claro, pela belíssima Charlize Theron no filme Branca de Neve e o Caçador, lançado em 2012. Theron levou às telas uma Rainha Má ainda mais sensual e ruim. Quem precisa da cantoria da Branca de Neve quando temos rainhas tão poderosas?

Sem escrúpulos, bela e vaidosa, ela mata para ter o que deseja. E é por isso que a Rainha Má está nessa lista de vilões queridos! 🖤

E você? Gostam de vilões? Aposto que você tem um vilão preferido e não sabe de onde saiu esse fascínio por ele, certo? Pode ficar tranquilo(a) que aqui temos muito em comum, e ainda vou trazer vários deles para essa série de postagem que estou desenvolvendo!

Comenta aqui, para qual vilão você passa o pano, quem sabe ele não aparece nessa série?


Atenção: esse post também foi divulgado/postado no meu IG de autora, mas publicado apenas aqui além dele. O conteúdo é autoral e divulgado apenas no blog.


26 comentários

  1. Por mais que as atitudes dos vilões muitas vezes prejudiquem nossos mocinhos.... é inegável que os vilões muitas vezes movimentam a história.
    Todo meu amor a Rainha Má

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chelle! Rainha Má é minha diva desde pequena, acredita? Acho que sempre tive essa predileção hehe

      Obrigada por comentar! Bjim

      Excluir
  2. Maree!
    Eu confesso que nunca tinha parado para fazer essa reflexão sobre os vilões. De fato, é impossível não se atrair para esses personagens tão complexos e cheios de camadas.
    O que me atrai também o fato de o passado do vilão estar intimamente relacionado com as suas ações malvadas, o que comprova a teoria de que todo mal é criado.
    Só assisti os filmes da saga Crepúsculo, e sempre gostei do Aro, pois ele é um personagem elegante que exala poder, acho conceitual rsrsrsrs.
    Ahhhh, e quando bati o olho no posto lembrei do Snape. Será que ele vai ter uma menção honrosa? Aguardo!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alison! Sim, acredito que todo vilão tem um passado enraizado que o faz tomar as atitudes que tomam. Porém, temos vilões ruins desde a nascença, não podemos negar... Esses são difíceis de gostar, porque não criamos uma identificação... para um pouco para pensar hehe
      É um assunto muito complexo!

      Eu não vejo Snape como vilão, mas posso encaixá-lo, AMO.

      Bjim

      Excluir
  3. Olá Mariana!
    Concordo com todas as suas afirmações, os vilões são fascinantes mesmo, alguns causam repulsa mas outros nos conquistam com seu carisma, resiliência e força de vontade, costumo dizer que seriam ótimas pessoas de bem rsrs. Uma pena Aro ter sido tão negligenciado, né? Dois vilões que eu amo de paixão são o Loki (irmão do Thor) e Maven Calore (Rainha Vermelha), passo o pano pra eles sem dó.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!

      Loki é meu vilão preferido ao lado de Scar, então com certeza o veremos aqui! hahaha
      Sobre a Rainha Vermelha, ainda não li, mas agora fiquei interessada. Vou anotar a dica!

      Bjim

      Excluir
  4. Ola
    Como náo sou uma pessoa que assiste muitos filmes não tenho vilões para passar pano.mas me lembrei do Severo Snape .talvez passaria pano para ele.Mas não tenho certeza se ele é um vilão ou um anti herói .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliane!

      Acredito que os melhores vilões são os da literatura!
      Não sei se Snape pode ser considerado um vilão, mas já me indicaram ele para o post!

      Bjim

      Excluir
  5. Mariana!
    Os vilões agem como o que desejamos em nosso inconsciente coletivo e por isso os amamos tanto.
    Bem Lestat é o vampirão mais vilanesco da vida e não é atoa porque é lindo, charmoso e inteligente, quem não quer um vilão desses?
    Gosto mais dos vilões como o Charada, Pinguim, Loki, Mulher gato e por aí vai...
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy!

      Pode apostar que seus vilões estarão aqui! Loki é meu preferido, e Joker está ao lado dele!
      Vou anotar as dicas dos vilões de Batman, os adoro também!

      Bjim

      Excluir
  6. Preciso dizer que eu amo aqueles personagens que se mostram vilões, mas têm uma personalidade escondida, um trauma, um segredo. Ou mesmo aqueles divertidos, que não escondem que são vilões, mas conquistam nosso coração (vulgo Loki kkkkk)
    Eu AMEEEI esse post, lembrei de alguns e descobri que passo muuuito pano KKKKKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Loki conquista todos né? Eu sou suspeita a falar, porque o amo haha
      Tenho fanfic, tenho blusa, tenho até copo hahaha

      Ele com certeza estará aqui, ao lado de Scar meu divo supremo!
      Me passa os vilões que você passa pano! Podem estar no próximo post! hahaha


      Bjim

      Excluir
  7. Vilões são inteligentes! Fato!
    Isso sempre me atraiu neles, o planejamento, o ser ruim por ser, simples assim!
    Por isso, vibrei com o post e já admito ansiedade para os próximos escolhidos(Vem Loki e Scar??? rs)
    Aham, Loki e Scar(Rei Leão) sempre foram meus grandes ícones no quesito maldade.
    Scar por ser rabugento(identificação rs)
    Amei, amei!!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rubro!

      COM CERTEZA! Loki e Scar são meus dois vilões preferidos, esse último tenho até pelúcia e sou fã desde meus 6 anos! hahaha

      Percebe que são bem parecidos? Irônicos, lânguidos e lutam por algo igual.

      Bjim

      Excluir
  8. Eu adoooro odiar a cersei de cronicas de gelo e fogo, sera que isso vale??? kkkk
    Vi muita gente falando de anti-herois, mas viloes mesmo sempre que lembro de alguns que gosto é tipo a vibe da cersei, amando odiar rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ariela!

      Cersei com certeza estará aqui porque a adoro! Ela irrita, mas exala um poder e inteligência que apenas uma boa vilã tem! haha

      Bjim

      Excluir
  9. Olá! Hahaha, confesso que também tenho uma quedinha pelos vilões, digamos, que, às vezes, acabo me identificando mais com eles (risos) e por ser gêmea, o papel da Raquel/Paola sempre ficou comigo #vaientender. Um vilão que eu gosto muito é o Coringa e o Magneto, espero ver eles por aqui nas próximas postagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elizete!

      Gente, adorei o fato de ser gêmea! hahaha
      Pode ter certeza que Joker e Magneto estarão nos próximos posts, Joker é um dos meus preferidos!

      Bjim

      Excluir
  10. 🖤🖤🖤
    Vilões são sempre personagens que além de importantes são marcantes nos livros e outras mídias
    Um vilão bem estruturado costuma ser um espelho de um Herói no mesmo patamar!

    Mas o que falar deste post? Gosto dos vilões retratados... porém Lestat é de longe o melhor de todos daí! Vilão e Herói! Ele é além da alma das crônicas vampirescas a força motriz de todos os livros! O amo demais!

    Adorei o post 🖤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que Lestt foi muito difícil de categorizar, mas ele é tão inconsequente que a vontade que tenho é de enforcá-lo, às vezes.

      Bjim

      Excluir
  11. Oi, Mariana
    Uaaau, adorei o post. E nunca tinha pensando em como é sim natural gostarmos dos vilões, porque rola essa identificação kkkk
    Um que gosto muito é o Heathcliff de O morro dos ventos uivantes. Um grosso agressivo, mas muito atraente. Terminei o livro só pra ler mais dele. Me odiando por isso, mas tive um crush nele. Kkkkk
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!

      Você é a segunda que me indica ele! Eu nunca li o livro, mas fiquei tentada depois dessa indicação dupla hahaha
      Adoro vilões agressivos!

      Em breve mais! Bjim

      Excluir
  12. Realmente os vilões são inesquecíveis, principalmente os lindos. O que mais gosto é de ver os mesmos atores em outros filmes como outros personagens, é muito legal ver as diversas atuações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!

      E quem não cai de amores por um vilão lindo? hhahahaha

      Bjim

      Excluir
  13. Oi Mariana!
    Tá aí um assunto que dá pano pra manga hem haha.
    Faz muito sentido isso de nos identificarmos com os vilões, e por isso passarmos a sentir afeição. Eu mesma quase sempre prefiro o vilão do que o mocinho kkkk
    Adorei o post.
    Beijokas

    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri!

      Ô, se dá! Tenho mais duas posts já planejados e sairão por aqui, então fique ligada!

      Excluir