Alice - Lewis Carroll

1 de novembro de 2020

Título: 
Alice's Adventures in Wonderland & Other Stories
Autor: Lewis Carroll 
Páginas: 1165
Ano: 2010
Editora: Barnes and Noble
Gênero: Ficção, Infantil, Literatura Estrangeira
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:  
Sinopse: Desça pela toca do coelho e pelo espelho! Alice's Adventures in Wonderland & Other Stories apresenta todas as obras mais conhecidas de Lewis Carroll, incluindo os romances Alice's Adventures in Wonderland e Through the Looking-Glass, com as ilustrações clássicas de John Tenniel. Esta compilação também apresenta os romances de Carroll Sylvie e Bruno e Sylvie e Bruno Concluded, sua obra-prima de versos sem sentido "A caça do Snark", e diversos poemas, contos, quebra-cabeças e acróstico Alice's Adventures in Wonderland & Other Stories é um dos clássicos da Barnes & Noble's Collectible Editions. Cada volume apresenta textos autorizados pelos maiores autores do mundo em uma encadernação de couro colado primorosamente projetada, com debrum dourado distinto e um marcador de fita de seda. Decorativos, duráveis ​​e colecionáveis, esses livros oferecem horas de prazer para leitores jovens e velhos e são uma pedra angular indispensável para qualquer biblioteca doméstica.



Resenha:

"Outra coisa que descobri – Rir durante o dia faz com que você durma melhor a noite"

Olá, hoje eu vou trazer uma resenha especial de Alice no País das Maravilhas, especial por dois motivos, primeiro porque vou dividir minha experiência de leitura lendo e debatendo ele com um grupo de amigas. Segundo, porque falarei de uma das edições mais lindas que já li deste livro. 

"Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve."

As aventuras de Alice no País das maravilhas é um livro clássico publicado em 1865, pelo autor Lewis Carroll (cujo nome verdadeiro é Charles Lutwidge Dodgon). Seu público alvo é o infantil, porém, eu tenho algumas reservas neste ponto.



Por ter sido escrito no século 19, existem muitos comportamentos que atualmente podem, além de, não serem corretamente compreendidos, como não são apropriados para o público infantil. 

"Quando acordei hoje de manhã, eu sabia quem eu era, mas acho que já mudei muitas vezes desde então."

A história nos leva a conhecer Alice uma criança curiosa e que por causa de sua curiosidade acaba seguindo um coelho muito peculiar e caindo em um buraco, que a transporta para um mundo totalmente diferente e fantástico. 



No país das Maravilhas, Alice vive uma jornada cheia de aventuras e por que não dizer uma jornada de autoconhecimento. 

Os personagens (complexos e brilhantemente construídos) que cruzam seu caminho, eles mesmos são figuras representativas para esta jornada.

"Eles dizem que se você sonhar com algo mais de uma vez, com certeza vai se tornar realidade."

Alice por exemplo, simboliza a eterna curiosidade da infância, a imaginação e a crença na fantasia tão comum para as crianças.

O Coelho Branco simboliza o tempo que flui implacável

O Gato de Cheshire é possível símbolo da magia, mas o flerte da loucura que rebate o senso lógico ditado pelo mundo dos adultos.

A Lagarta é o desenvolvimento e processo de transformação, os ciclos da vida por assim dizer. 

E assim por diante.


Com aventuras com um tom surreal para livro mais de um século após ser escrito causa fascínio em seus leitores. Com os anos ele foi adaptado muita vezes e até mesmo a vida do autor (um indivíduo bem polêmico por si só) é debatido. 

"Quanto tempo dura o eterno? Às vezes apenas um segundo."

A edição que realizei minha última leitura da obra é uma obra prima. 

A capa e contra-capa dele é fabulosa! Em um lindo tom de Pink e seu corte é dourado. Os detalhes da caos também são dourados e o estilo é como um livro antigo.

Com lindas ilustrações originais, todas em preto e branco. A gramatura das folhas é um pouco mas fina do que o hábito, o que dar um ar de certa fragilidade. Porém, o livro é imenso e pesado. 

O motivo é que está no idioma original e não somente possui Alice no País das maravilhas. É uma coletânea de várias histórias do autor, entre elas Alice Através do espelho, Algumas Aventuras de Silvia e Bruno, Rimas do país das maravilhas, A caça ao turpente e o poema A Morsa e o Carpiteiro e poemas.

A edição foi lançada Barnes & Noble, uma das maiores livrarias americanas

É uma das edições mais lindas de todas que já vi de Alice. 

Indico a leitura para todos que gostam de livros de fantasia e aventuras clássicas.

Beijos e até a próxima 😉

"Entenda os seus medos, mas jamais deixe que eles sufoquem os seus sonhos."



7 comentários

  1. Quem nunca se deixou levar por Alice a esse mundo fantástico?
    Puxa, fiquei subindo e descendo a tela só para ver as imagens do livro. E claro, tentando imaginar essa lindeza em mãos.
    As ilustrações em preto e branco devem ter dado um charme especial demais a obra.
    Já li esse livro algumas vezes, claro que em outras versões.
    Por isso, deu até vontade ter essa belezinha!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Vivs!
    Eu poderia ficar horas só admirando esse livro, porque gente? A edição está simplesmente impecável, fazendo com que a nossa experiência de leitura seja ainda mais rica.
    Alice é um clássico, e embora eu só tenha conferido as adaptações, sempre tive curiosidade de ler as obras magnas de Carroll, porém meu medo é tão compreender totalmente a história, pois pela resenha parece ser complexa e cheia de detalhes que devem ser percebidos.
    Gosto da forma com a qual o autor utilizou cada personagem para metaforizar uma representação. Dizem que a diferença dos adultos para as crianças é que essas últimas não possuem medo de sonhar. E de fato nosso mundo seria melhor se as pessoas acreditassem mais na magia.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Que edição amorzinhooo! Fiquei aqui babando :) Iria adorar ter um livro tão grande na estante, ainda mais por ser tão linda e a história maravilhosa, ne?
    Amo livros com ilustrações, acho que deixa a leitura mais dinâmica, mais leve. As suas fotos estão incríveis! E outra, esses livros infantis que vêm com tanto aprendizado merecem ser enaltecidos mesmo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Eu particularmente não curto esse gênero de leitura.
    Mesmo sendo um clássico.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  5. Olá! Eita que essa edição está lindíssima mesmo, e já deu vontade de ter aqui na minha estante (meu lado consumista falando mais alto), mas além desse motivo, conhecer mais da história desse clássico que tanto me encanta é para lá de tentador.

    ResponderExcluir
  6. Não sou fã do gênero, mas não posso deixar de admirar essa edição que está linda. Ja assisti aos filmes, mas não consegui sentir tanta afinidade com a história, mas é um clássico e para quem gosta é uma ótima leitura.

    ResponderExcluir
  7. Fátima Menezes13/11/2020 12:32

    Concordo com a parte em que você fez umas reservas sobre ser infantil. É uma história meio diferente dos contos de fadas clássicos. Também gostei quando falou do significado de cada personagem. Não conhecia todos.

    ResponderExcluir