Com Sangue – Stephen King

27 de outubro de 2020

Título: 
Com Sangue
Autor:  Stephen King
Páginas: 400
Ano: 2020
Editora: Suma de Letras
Gênero: Contos, Ficção, Suspense e Mistério, Terror.
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:    
Sinopse: Do mestre do terror, uma nova coleção de contos que levará os leitores a momentos aterrorizantes da vida… e da morte. Brilhante em narrativas curtas, King já escreveu alguns contos que viraram sucesso em todo o mundo, como as histórias que inspiraram os filmes Conta comigo e Um sonho de liberdade. Neste livro, assim como em Quatro estações e Escuridão total sem estrelas, ele cria uma coleção única e emocionante, demonstrando mais uma vez por que é considerado um dos maiores contadores de histórias de todos os tempos. Este é um livro sobre amor, amizade, talento e justiça… em suas formas mais deturpadas. Em Com sangue, Stephen King reúne quatro contos com protagonistas inteligentes e complexos, que têm sua vida comum transformada por algum elemento inexplicável.

Este livro foi cedido pela Editora SUMA, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora. 



Resenha:



Com Sangue é o novo livro de contos do mestre Stephen King, lançado no Brasil pela editora SUMA.

Como podem ver pela capa, eu fui fisgada, e sendo um livro do King eu estava simplesmente ansiosa para ler esse livro.

Apesar de muitas pessoas acreditarem que King só escreve livros de terror, não é uma verdade, Com Sangue é uma seleção de contos bem eclética, temos uma leve dose de horror, sobrenatural e aventura.

O livro possui quatro contos:

O telefone do Sr. Harrigan

“Ele estava usando um terno escuro que eu nunca tinha visto. O cara da funerária tinha passado um pouco de blush para ele parecer saudável, só que pessoas saudáveis não se deitam em caixões com os olhos fechados e os últimos minutos de luz do sol brilhando nos rostos mortos antes de irem para debaixo da terra para sempre.”

Este conto talvez seja o que tenha os elementos mais clássicos de uma história de terror, porém, para mim não foi assustador, foi mais um conto onde temos uma amizade verdadeira entre duas pessoas, e mesmo após a morte este vinculo ainda é importante. É claro, que não posso dizer os elementos que fariam dessa história uma história de terror, porque quero que todos se surpreendam!

Aqui acompanhamos Craig, que desde a infância tinha um peculiar dom para a leitura e isso fez com que conhecesse o Sr. Harrigan e que fosse contratado pelo mesmo para ler para ele em sua velhice. O relacionamento deles vai se tornando mais e mais importante para ambos e nem a morte foi o suficiente para apagar a importância de um para o outro.

A vida de Chuck

“... as pessoas vão esperar.

- o que?

- o fim, cara. O fim de tudo. Estamos passando pelos cinco estágios do luto, você não percebe? Agora chegamos ao último. Aceitação.”

Neste conto temos um futuro próximo distópico. Algo aconteceu e o mundo como conhecemos está em colapso, mas isso apenas no primeiro ato...

Temos três narrativas interligadas por um mesmo personagem Chuck, porém, separadas em três atos distintos, mas curiosamente, somos apresentados a cada narrativa de trás para frente na ordem cronológica em que elas acontecem, o que não me recordo no momento se li algo assim, pelo menos não recentemente e gostei bastante da experiência de ler, as consequências de algo para depois ler os primórdios.

Gostei bastante principalmente do terceiro ato, que é o que podemos dizer onde reside elementos fantásticos e sombrios que eu aprecio tanto.

 

Com Sangue

“Qualquer notícia com sangue vende.”

Conto que dá nome ao livro, é uma história com uma personagem já conhecida dos fãs de King, Holly Gibney.

E por isso aqui vai meu aviso mais enfático. Se você não gosta de spoilers e pretende ler os livros The Outsiders, e a trilogia Bill Hodges (Mr. Mercedes, Achados e Perdidos e Último Turno) do autor, não leia esse conto. É tanto spoiler que vai estragar totalmente a experiência de leitura dos mesmos.

Para não correr o risco de dar spoilers, vou falar bem brevemente desse conto, Holly, acaba envolvida em uma caçada a um terrorista que atacou uma escola matando dezenas de crianças, essa caçada acaba revirando e reabrindo velhas feridas enquanto ela segue na investigação. É o conto com mais elementos fantásticos do livro, porém, ao bom e velho estilo do King: sombrio e realista até certo ponto.

Muito bom, mas só índico para quem já leu os livros citados acima, ou para quem não liga de spoilers.

Rato.

“Você precisa convidá-los, pensou Drew. Vampiros, Wargs. O diabo com as botas pretas de montaria. Você tem que convidar...”

Rato é um conto muito rápido de ler, o ritmo é bem fluido e temos uma trama que acaba por envolver. Eu li rapidamente.

Aqui temos Drew, um homem chegando a meia idade e que possui um sonho. Escrever um romance. Ele é um professor universitário que já publicou alguns contos, porém nunca conseguiu terminar de escrever um romance. E isso o deixa maluco. Digo com todo o respeito...

E diante de uma inspiração repentina, ele acha que essa pode ser sua última chance para realizar esse sonho. Ele deixa sua esposa e filhos e vai em direção a cabana de caça de sua família no meio do nada. Chegando lá tudo parece que está dando certo, a musa está sorrindo para ele e ele está escrevendo como nunca. A história está viva e forte em sua mente, as palavras jorram por seus dedos para o teclado.

Um sonho... obviamente, estamos falando de uma história do King. Uma tempestade forte se aproxima, e mesmo com sua esposa pedindo que ele volte para casa ele reluta em abandonar a cabana e correr o risco de perder a inspiração. E bom... não é somente isso que está ameaçando ele...

No decorrer da trama temos a inclusão de elementos fantásticos e uma escolha peculiar que Drew deverá fazer para realizar seu sonho.

É um ótimo conto e um final interessante. Já esperava algo do tipo, e não me decepcionei.

Um livro que indico para quem quer conhecer um pouco o estilo de escrita do autor (com exceção de Com Sangue, o que é uma pena, porque gostei bastante desse conto) e iniciar seu vicio pelo kingverso.


Eu li em ebook, mas o livro tem uma capa maravilhosa e pelo que vi em vídeo está muito bonito. Pretendo ter ele na minha coleção em breve.

Beijos e até a próxima.

12 comentários

  1. Um dos lançamentos mais desejados por mim nos últimos dias. Além de amar as letras do Mestre King, amo contos e realmente, a capa física está um escândalo de linda!
    Contos só tem uma desvantagem, na minha humilde opinião: nem todos são bons rs
    Mas com certeza, espero muito ler e ter essa lindeza em mãos o quanto antes!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Que graça de capa! Sou doida para conhecer as obras do King, mas estou sempre adiando, não sei o motivo. Provavelmente eu teria medo até desse que você considerou mais "leve", O telefone do Sr. Harrigan. Eu não sou muito fã de contos, mas gostaria muito de ler esse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. ola O unico livro desse autor que pretendo ler é A espera de um milagre ,eu tenho o livro mas ainda não li .
    genero terror é um genero que não gosto
    mas sei que ele tem outros livros que fogem um pouco desse genero . quem sabe um dia eu crio coragem e me arrisco a ler algum outro livro dele
    que bom que curtiu os contos .

    ResponderExcluir
  4. Oi, Vivian!

    OBA, resenha do King! Eu adoroooo ler as resenhas do King e a minha lista de livros dele que quero ler, só aumenta, até porquê... ô escritor pra escrever livros, né? E eu nunca consegui ler nenhum. Acredita? Então enquanto não tenho oportunidade, fico me deliciando com as resenhas.
    Esse livro me chamou muito atenção logo de cara por motivos de: sou gateira e AMEI essa capa. Quando olhei uma segunda vez, percebi que o nariz do gato é, na verdade, um rato. E agora vejo que um dos contos tem o nome "Rato". Haha Essa é a primeira resenha do livro que leio e ainda bem que você avisou sobre o conto que dá nome ao livro. Porque eu jamais saberia que ele, na verdade, trata de personagens de outro livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ingrid, eu também só vi o Rato bem depois kkkk
      Eu adorei esse conto vale a pena ler ele 🤩

      Excluir
  5. A capa desse livro está linda, e já me chamou a atenção também. Estou com bastante vontade de ler esse livro. Não costumo ler livros de contos, mas achei esses contos super interessantes, e o que mais me chamou a atenção foi o segundo. E acho que eu iria esperar ler Outsider pra ler o terceiro conto.

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  6. vIVIAN!
    a CAPA REALMENTE É CHAMATIVA E LINDA!
    o QUE FALAR DE kIN G? Com seus diversos estilos, facetas e personagens, consegue nos conquistar a cada novo livro e acredito que com esse não seja diferente.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Li tantas resenhas do King esse ano que minha vontade de conhecer só aumenta! Os terrores e suspenses não são a maioria das minhas leituras, sabe? Com certeza 90% é romance, mas eu adoro de vez em quando ler esses outros gêneros, e esse autor vale muito a pena, né? :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito a pena. Se possível leia um dos contos deles. Como por exemplo Conta Comigo que deu origem ao filme ícone dele!

      Excluir
  8. Olá Vivian!
    Mudei totalmente o meu conceito sobre contos depois de ler Escuridão Total Sem Estrelas. King prova que é possível escrever histórias profundas e densas mesmo em poucas páginas, e tenho certeza que neste livro não deve ser diferente.
    Que bom que os contos variam entre si, pois assim a leitura acaba sendo bastante fluída à medida que terminamos um e começamos outro.
    Entre as quatro histórias a que eu mais tenho vontade de ler é Com Sague, pois eu AMO a Holly. Ela rouba a cena em Outsider e na trilogia Bill Hodges, e seu jeito de ser peculiar é muito cativante.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Pois para mim, essa capa está bem assustadora bem no estilo do autor, tá bom, eu sei que ele não só escreve terror, mas acho que é o que mais me marca quanto o assunto é o autor e ainda mais com esse título... ai ai ai meu coração, mas ao mesmo que eu tenho todas essas ressalvas, tem também aquele curiosidade de finalmente me jogar nesse mundo #vaientender.

    ResponderExcluir