👑 Especial EPL - Stephen King 👑

21 de setembro de 2020



Olá pessoal, hoje estarei trazendo mais um Especial EPL e em comemoração ao aniversário de um dos meus autores favoritos e que acredito ser um dos maiores escritores da atualidade e por que não dizer da história. 

Hoje é o dia do nome de Stephen King!


Em 21 de Setembro de 1947 em Portland, Estados Unidos, nasceu Stephen Edwin King. 
Ele que é um escritor norte-americano extremamente prolífico tem como seu principal gênero o Terror, porém, possui obras maravilhosas em outros gêneros como: suspense, ficção científica e fantasia. 

Ele já publicou 60 romances, mais de 200 contos e também, publicou usando o pseudônimo de Richard Bachman, só com Richard são mais 7 livros!!!

"Eu me interesso por pessoas boas em situações ruins, pessoas comuns em situações extraordinárias."

Precisamos de alguns anos para ler todos esses livros!!! (Preciso agradecer as bibliotecas da minha vida que me ajudaram a ler vários King’s!)


Stephen é de certa maneira uma referência não somente para a literatura como também trouxe uma contribuição para o cinema e TV com as adaptações de suas obras. Quem aqui não se comoveu com Conta Comigo, Um sonho de Liberdade (ambos filmes baseados em contos dos autor, que prova que não somente de terror ele vive! E acredito ser impossível alguém nascido na década de 80 não ter Conta Comigo como um dos filmes que marcou sua infância e vida! Que filme! Que Atuações! Vou até rever...), A espera de um Milagre (aqui está um dos livros e filmes que mais me fazem chorar, sempre revejo, as lágrimas vem), ou não sentiu arrepios de terror com as obras clássicas tais como: O Iluminado, IT, O Nevoeiro? 



Nos últimos anos, séries excelentes tem sido lançadas com bases nas obras do autor como: Castle Rock! The Outsider entre outros.

Mas agora vamos falar um pouco sobre a pessoa que é o mito!
 
Stephen, passou por uma infância repleta de privações financeiras, seu pai abandonou a família, deixando para a mãe de Stephen o fardo de sustentar dois filhos pequenos. Neste ponto, voltaram a morar no Maine, na cidade de origem de sua mãe (apesar de terem passado por outras cidades por um tempo, sempre seguindo o rastro de empregos da mãe). Até hoje divide sua vida morando no Maine  (palco de 90% dos seus livros pelo que eu já li deles) e a Florida.

“Monstros são reais e fantasmas são reais também. Vivem dentro de nós e, às vezes, vencem.”










Apesar de uma infância pobre financeiramente falando, foi já nesse período que ele começou a escrever. Inspirado por quadrinhos de terror ele criou uma história nesse universo e deu para sua mãe ler. Esta leu e disse que era muito bom, porém, que confiava que ele escreveria algo original ainda melhor. A partir deste ponto ele passou a escrever pequenas histórias que sua mãe lia e lhe pagava 0,25 centavos por elas (Stephen considera seus primeiros pagamentos)

Ao lado do irmão David, publicou um jornal quinzenal em sua cidade que eles mesmo escreviam, tiravam cópias e vendiam para os vizinhos.


Em 1966, ingressou na Universidade do Maine, onde voltou a escrever para um jornal, dessa vez da faculdade, a  coluna era intitulada “King’s Garbage Truck” .

Foi nesta época na biblioteca que conheceu sua esposa, Tabitha Spruce, e casaram-se em 1971. 
Em pouco tempo de casados, tinham 3 filhos e vários empregos para os sustentar, alguns como em um turno noturno na lavanderia, foram inspiradores de contos e livros do autor. A coletânea de contos Sombras da Noite (no original Night Shift, Turno da Noite) foi escrita enquanto ele trabalhava neste emprego. 



"Tudo sempre parece mais claro quando olhamos para trás.”

Conseguiu um emprego como professor e voltou sua atenção à escrever romances.

Uma de suas primeiras ideias para um romance era sobre uma jovem com poderes psíquicos, mas Stephen desistiu da ideia. 

Ele recebeu mais de 30 recusas do romance. 

Contudo, Tabitha acreditava no potencial do marido e no romance,  resgatou os esboços do lixo e o encorajou a voltar a escrever essa história. 


Ele revisou a história e intitulou como “Carrie”, enviando para a editora de livros chamada Doubleday. Que apesar de pagar muito abaixo pelo livro, foi o que mudou a vida da família King, com o valor dos direitos autorais possibilitando que Stephen se dedicasse somente a escrita daquele ponto em diante.

Infelizmente nessa época sua mãe  faleceu vítima de um câncer, e foi um início de um longo problema com álcool e drogas para o autor, que sofreu muito com esta perda.

Por mais de dez anos esteve nessa batalha, e até mesmo alguns livros que são um sucesso de crítica que foram escritos nessa época, como Cujo, ele simplesmente não consegue se lembrar de ter escrito.

Jack Torrance, personagem de “O Iluminado” foi baseado no próprio  autor e sua batalha contra a dependência. 

Stephen cortou o álcool e qualquer tipo de droga por volta de 1980, quando sua esposa e amigos interviram, de acordo com ele, está sóbrio desde então.


Em 1999, o autor foi vítima de um acidente gravíssimo, atropelado durante uma caminhada no Estado de Maine, por um motorista distraído. Ele sofreu um traumatismo craniano, fraturas múltiplas e perfurações em um dos pulmões. Passou por três cirurgias, e segundo ele isso o fez rever muitos momentos de sua vida. 

Foi após esse acidente que começou a esboçar o livro Sobre a Escrita, uma autobiografia, que enquanto fala sobre os processos de escrita e como podemos nos tornar escritores bem sucedidos, fala sobre sua vida de forma sincera e emocionante.

"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro."

Pelo livro sabemos sua rotina de escrita:
Ele escreve 2 mil palavras por dia (com poucas exceções como seu aniversário, o dia da independência e natal!), como forma de se disciplinar. Isso obviamente explica a maravilha que é ter um livro do autor por ano lançado, no mínimo!


Stephen é ativo em algumas redes sociais como o Twitter e com isso temos uma nova visão do autor. Apesar dos temas sombrios ele possui um ótimo humor, postando algumas piadas, se posicionar abertamente sobre política e fala muito sobre Molly, conhecida como A Coisa do Mal!

Piada no Twitter: “Quanto a bolsa caiu hoje? 666 pontos. Deixa eu repetir: 666. Coincidência? Acho que não.”

Sem contar que por ler cerca de 80 livros no ano (como escreve e tudo isso é um mistério!) Está sempre dando dicas de livros ou séries TV, fã assim como nós de séries maravilhosas como Homeland, Game of Thrones etc. Uma curiosidade do autor é que ele participou como roteirista de um episódio de Arquivo X, e aparece em várias séries e filmes baseados em seus livros. 

O autor é fã de Rock, e possui 3 estações de rádios, voltadas ao gênero.

Sempre fala sobre sua batalha contra o alcoolismo e outros vícios, incentivando a procura de ajuda e a ser manterem sóbrios. 

Costuma escrever livros com autores amigos e seus filhos. Owen  com quem escreveu Belas Adormecidas, Joe que possui contos em livros em que Stephen foi curador, mostra o lado família do autor. Sua única filha é ministra de uma igreja na Florida ao lado da esposa e Tabitha, sua esposa e fiel parceira, também é escritora.

"Crianças, ficção é a verdade dentro da mentira, e a verdade desta ficção é bastante simples: a magia existe."

Outro fato importante que mostra muito do seu caráter é o filantropismo. Possui e comanda ao lado da esposa que é além de escritora uma ativista filantrópica, uma organização que está entre as 3 maiores organizações do Maine em número de doações para diversas causas: como para os bombeiros do estado, famílias pobres da região, e diversas outras causas sociais.


Tudo isso é apenas uma faceta desse ser humano fascinante e criativo que é Stephen King, suas obras trazem diversos questionamentos e temas interessantes e são atemporais.

Aqui no blog temos algumas resenhas de livros e séries do autor, caso desejem ler nossa experiência no vasto mundo King, basta clicar na imagen abaixo:



E aqui está a bibliografia do autor, muitos livros ainda que quero ler!

“Quando garoto, eu acreditava em tudo que me contavam, tudo que eu lia e tudo que determinava minha imaginação superaquecida. Isso me deu várias noites insones, mas também preencheu o mundo […] com cores e texturas que eu não trocaria por uma vida inteira de noites restauradoras.”

📚 Livros de ficção publicados:

1974 - Carrie 
1975 - A Hora do Vampiro
1977 - O Iluminado 
1978 - A Dança da Morte 
1979 - A Zona Morta 
1980 - A Incendiária 
1981 - Cão Raivoso (Cujo)
1982 - Creepshow
1983 - Christine
1983 - O Cemitério 
1983 - A Hora do Lobisomem
1984 - O Talismã (escrito com Peter Straub)
1986 - A Coisa (It)
1987 - Os Olhos do Dragão 
1987 - Angústia (Misery)
1987 - Os Estranhos (The Tommyknockers)
1989 - A Metade Negra 
1990 - A Dança da Morte (expandida)
1991 - Trocas Macabras 
1992 - Jogo Perigoso 
1992 - Eclipse Total
1994 - Insônia 
1995 - Rose Madder 
1996 - À Espera de Um Milagre
1996 - Desespero 
1998 - Saco de Ossos 
1999 - A Tempestade do Século
1999 - The Girl Who Loved Tom Gordon (não publicado no Brasil)
2000 - Riding the Bullet (não publicado no Brasil)
2001 - O Apanhador de Sonhos
2001 - A Casa Negra (escrito com Peter Straub)
2002 - Buick 8
2005 - O Rapaz do Colorado
2006 - Celular
2006 - LOVE: A História de Lisey 
2008 - Duma Key 
2009 - Sob a Redoma
2010 - Blockade Billy
2011 - Milha 81
2011 - Novembro de 63
2013 - Joyland 
2013 - Doutor Sono
2014 - Mr. Mercedes - Primeiro livro da trilogia de Bill Hodges
2014 - Revival
2015 - Achados e Perdidos - Segundo livro da trilogia sobre Bill Hodges
2016 - Último Turno - Terceiro livro da trilogia sobre Bill Hodges
2017 – Belas Adormecidas (em parceria com Owen King)
2018 – The Outsider 
2018 - N
2018 - Ascensão
2019 - O instituto 



📚 Não ficção
1981 – Dança Macabra 
1988 – Nightmares in the Sky: Gargoyles and Grotesques
1994 – Mid-Life Confidential – The Rock Bottom Remainders Tour America with 3 Cords & an Attitude
2000 – Sobre a Escrita: A Arte em Memórias
2000 – Secret Window, Secret Garden
2005 – Faithful: Two Diehard Boston Red Sox Fans Chronicle the Historic 2004 Season

📚 Livros de Contos
1978 – Sombras da Noite 
1982 – Quatro Estações 
1985 – Tripulação de Esqueletos 
1990 – Depois da Meia-noite 
1993 – Pesadelos e Paisagens Noturnas I e II 
1997 РSix Stories (in̩dito no Brasil)
1999 РHearts in Atlantis (in̩dito no Brasil)
2002 РTudo ̩ Eventual
2008 – Ao cair da noite 
2009 РStephen King Goes to the Movies (in̩dito no Brasil)
2010 РEscuriḍo Total, Sem Estrelas
2015 – O Bazar dos Sonhos Ruins 
2020 - Terror a Bordo 
2020 - Com Sangue 


📚 A série: Torre Negra 
1982 – A Torre Negra Vol. I – O Pistoleiro 
1987 – A Torre Negra Vol. II – A Escolha dos Três 
1991 – A Torre Negra Vol. III – As Terras Devastadas 
1997 – A Torre Negra Vol. IV – Mago e Vidro 
2003 – A Torre Negra Vol. V – Lobos de Calla 
2004 – A Torre Negra Vol. VI – Canção de Susannah 
2004 – A Torre Negra Vol. VII – A Torre Negra (
2012 – A Torre Negra Vol. VIII – O Vento Pela Fechadura


📚 Sob o pseudónimo de Richard Bachman
1977 – Fúria (Único livro do autor proibido de ser republicado a pedido do mesmo, em respeito à vítimas de um tiroteio nos EUA)
1979 – A Longa Marcha 
1981 – A Autoestrada 
1982 – O Concorrente 
1984 РA Maldi̤̣o do Cigano
1985 – Os Livros de Bachman 
1996 – Justiceiros 
2007 РBlaze (in̩dito no Brasil)

Gostaram?
Querem um especial de séries e filmes do autor?
Espero que tenham uma linda semana e leiam King, é um caminho sem volta, assombroso, porém, maravilhoso 
Até a próxima!

9 comentários

  1. Olá Vivian!
    Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh nada melhor do iniciar uma semana com esse post maravilhoso. Stephen King é o meu autor favorito da vida, pois a escrita do autor conversa comigo de uma forma única.
    A história de vida do mestre do terror é emocionante, sem contar que podemos ver claramente como sua vida pessoal influenciou várias de suas obras, principalmente as que envolvem protagonistas que são escritos/professores/alcoolistas. Além disso, alguns livros são dedicados de forma especial para membros de sua família, como o Jogo Perigoso, que foi escrito para a Tabitha.
    E sem sombra de dúvidas o que eu mais gosto em relação ao King é o fato de tudo estar conectado. Quem leu várias livros do autor percebeu que o universo é compartilhado, sendo que personagens e acontecimentos são citados/aparecem em outros livros. Inclusive estou me preparando para ler a série A Torre Negra, pois alguns livros são importantes para que haja uma melhor experiência, entre eles Olhos de Dragão e Salem.
    Sobre as adaptações, a relação sempre é de amor e ódio, né? Eu amo Castle Rock e estou sedento pela terceira temporada (HULU, anuncia logo, eu te imploro!). Ahhhhhhhhhh e no final desse ano está chegando The Stand (o teaser está INCRÍVEL, sem contar aquele elenco de peso).
    Adorei esse especial! E pode fazer dos filmes e séries sim, vou amar!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Vivian!
    Gostaria sim de um especial dos filmes baseados nos livros do autor.
    Que história de vida, hein?
    Algumas coisas já sabia, mas outras não.
    E o dom parece que foi no DNA dos filhos, fascinante.
    Um dos autores favoitos e À espera de um milagre é meu favorito, sempre me emociono.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Aquele post que a gente lê e sente com os olhos brilhando de emoção!
    Puxa, ontem foi um dia maravilhoso e pude acompanhar várias homenagens ao Rei!Mas oh, você caprichou e fez algo à altura do Mestre!!!
    Obrigada por esse show de informações, de fotos, de imagens, de trabalhos, de lições.
    King carrega as marcas de um passado nada fácil e isso sim,se reflete em muitas de suas obras que sim, precisaríamos de mais vidas para ler.
    Mas é engraçado e irônico, que a esposa e os filhos estejam com ele assim, o apoiando e seguindo os passos do Rei!
    Vida longa ao Mestre King e que possamos cada vez mais, aprender como se é um autor de sucesso e simpatia(ácida rs)
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. Nossa, percebo muito que as pessoas são apaixonadas por esse homem e sua escrita né? Só vejo resenhas maravilhosas e apesar de não ler muitas obras dele, sei que seria uma experiência maravilhosa e já coloquei vários dos seus livros na minha lista de leitura.
    Acho que o que eu mais gostaria de conhecer seriam os suspenses, que está entre os gêneros literários que eu mais adoro!
    Deve ser maravilhoso ser alguém que inspira tantas coisas boas! Na verdade, ele merece o nosso agradecimento por tanta obra incrível, né?

    ResponderExcluir
  5. Oiee Vivian
    Eu sou super fã dos livros do autor, mas confesso que não sabia quase nada sobre ele. Adorei demais esse post, e já deu pra perceber que além de um ótimo autor, ele também é uma pessoa incrível e super inteligente. Já virei mais fã ainda dele kkkkkkkk

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  6. Olá Vivian!
    Vejo que o que eu sabia sobre o autor não era nem um grão de areia rsrs. Achei muito legal o post e super apoio um sobre filmes sim! Então não só de terror vive o homem rsrs, bom saber já que isso era um empecilho pra eu conhecer sua escrita. Não sabia que a espera de um milagre era baseado em obra do autor. O post fui muito enriquecedor, me emocionei com a história de superação de King e fico feliz de saber que ele usa sua pequena fortuna para ajudar outras pessoas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olha, eu AMO livros de suspense/terror, e o King é um dos meus autores favoritos. Já li alguns de seus livros, e nenhum dos que eu li chegou a ser mal escrito. Fora que, além de livros com histórias maravilhosas, tem capas tão lindas né?!

    ResponderExcluir
  8. Como é bom saber sobre um autor que a gente gosta. E o melhor é pode ver seus livros transformados em filmes e aguns ele faz até participação especial, é top. Essa lista vai me ajudar muito, pois tenho o objetivo de ler todos os livros de King. Mas o livro que mais gostei foi Celular, mesmo que muitos não tenham gostado, para mim foi uma quimica incrível.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Bem eu ainda não li nenhum livro do autor, e pelo vou ter que me apressar a mudar isso, não imaginava que ele já tinha tantos livros publicados, claro que os que fogem do terror são os que estão na minha lista, muito bacana poder conhecer um pouco sobre sua trajetória, até mesmo para nos darmos conta que não foi um caminho fácil, mas que com persistência ele foi capaz de chegar onde chegou, com certeza espero ver mais especiais sobre ele por aqui.

    ResponderExcluir