Daqui a cinco anos - Rebecca Serle

29 de setembro de 2020

Título:
Daqui a cinco anos
Autor: Rebecca Serle
Páginas: 290
Ano: 2020
Editora: Paralela
Gênero: Ficção 
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon 
Nota:     
Sinopse: Onde você se vê daqui a cinco anos? Dannie Kohan sabe exatamente o futuro que deseja e o que deve fazer para conquistá-lo. Depois de arrasar na entrevista para seu emprego dos sonhos em um dos maiores escritórios de advocacia de Nova York e de ser pedida em casamento pelo namorado, ela vai dormir com a certeza de que está no caminho certo para realizar todos os seus planos.
Quando acorda, entretanto, ela está em um apartamento diferente, com outro anel de noivado no dedo e um homem que nunca viu antes ao seu lado. A televisão mostra que é a mesma noite — 15 de dezembro —, mas cinco anos no futuro.
Depois de uma hora intensa e chocante nesse cenário, Dannie acorda de novo, de volta ao presente, como se nada tivesse acontecido. Profundamente abalada e sem entender o que houve, ela decide acreditar que foi apenas um sonho, por mais realista que tenha sido. E parece funcionar. Isto é, até quatro anos e meio depois, quando Dannie encontra o homem que viu naquela noite inusitada.
Ao mesmo tempo divertida e emocionante, Daqui a cinco anos é uma história sobre lealdade, amor, amizade e a natureza imprevisível do futuro.

Este livro foi cedido pela Editora Paralela, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora. 


Resenha: 

Leio muitos livros americanos, bem mais do que os brasileiros ou os ingleses e tenho que dizer que pela sinopse imaginei que seria um livro de romance e que fosse bem clichê. Entretanto, eu não poderia estar mais enganada depois de ler esse livro e ver que a realidade é mais difícil do que a gente pode querer. É um livro de ficção, porém tem tantas coisas similares a nossa que realidade que de alguma forma em meu âmago me assustou.

“Ele é assim mesmo. Me julga, mas é generoso.”

A narrativa é muito fluída e tem personagens muito bem construídos e com opiniões fortes, determinadas e decididas. São capítulos curtos e a cada nova página descobrimos não só mais de cada personagem, mas que aos poucos elas evoluem e se tornam, de fato, adultos e donas de si mesmas.

“A conta bancária de seus pais é recheada e acessível, mas o tempo e a atenção deles, não.”

Em um primeiro momento conhecemos a personagem principal e o quanto ela lutou para conseguir o que quer e como quer. Ela planeja desde sempre trabalhar em uma empresa e um determinado prédio, que é o mais difícil e o melhor para se trabalhar, quando se fala de advogados, em que ela almeja sempre se planejando nos mínimos detalhes o que irá fazer. Ela está noiva, mora com ele e além de ser formada em direito, também trabalha na área e um belo dia o lugar que ela tanto deseja, a chama para uma entrevista, ou seja, parece que tudo que ela planejou flui, mas a vida é uma caixinha de surpresas, brincadeiras a parte, não tem como você planejar tudo na sua vida e dar tudo certo.

“Por todos os anos bons e os ruins, e por todos os que ficarem no meio-termo...”

A vida é cheia de imprevistos! Com certeza nem a pessoa mais organizada vai conseguir que tudo,    absolutamente tudo irá sair como imaginou ou planejou. E sim, o livro trata de uma forma delicada, mas bem realista que devemos ser quem queremos ser e não só mais uma pessoa robótica. 

“Nós somos assim. Gastamos setecentos dólares em um jantar, para depois chegarmos em casa e nos entupimos de arroz frito barato.”

Nossa querida Dannie conseguiu o emprego dos sonhos. Ela mora com o noivo, mas eles depois de vários anos morando juntos deixam de lado quando, de fato, vão se casar. Ambos sempre adiam e pelos dois está tudo bem, pois já estão tão acostumados a viverem suas vidas juntos que sempre arranjam uma desculpa para continuara adiando, todavia Dannie está muito cansada do jantar que eles foram e acaba por ir dormir, só que ela tem um sonho muito vívido. De que em um outro apartamento ela está com um homem totalmente diferente de quem ela está noiva, ela está com outra aliança diferente na mão, não sabe como agir com esse homem, porém algo no sono acontece e ele é tão real, que em um primeiro momento não sabemos se é só um sonho ou se outra coisa.

“A verdade é que, toda vez que nos aproximamos, eu penso naquela noite, naquela hora, naquele sonho, naquele homem.”

A história vai tomando mais forma e sua única amiga rica, aventureira, de bem com a vida e que nunca dá certo com nenhum namorado encontra alguém a sua altura e que demonstra que a ama e a compreende e quer ficar com ela, só que quando ela convida para que eles se conheçam e saiam como dois casais, o inesperado acontece. Ele é o homem com quem ela sonhou, o que a choca e sua reação não só é ir embora do restaurante, como também acaba não explicando para sua amiga o que está acontecendo consigo.

“Eu sempre achei que o presente determinasse o futuro. Que, se eu trabalhasse muito e sem para, conseguiria o que quero.”

Vou parando por aqui, porque daqui para frente é um spoiler atrás do outro e vale a pena ler e ver essa história que não só me surpreendeu como também não era nada do que eu imaginava. Acredito que os sonhos podem mostrar uma realidade do nosso futuro, mas não que será exatamente como o vimos. Existem várias interpretações como cada coisa e cada história. São todos seres humanos, mas somos diferentes em personalidades e ações. 

11 comentários

  1. Aquela máxima que levo pra minha vida de leitora: Cada livro é único, como cada leitor também o é!
    Esse livro dividiu opiniões demais e li muitas resenhas não tão positivas. Por isso, não sei ainda o que esperar quando ler.
    Pois sim, pretendo muito ler. Mesmo tendo alguns pontos que me deixaram de pé atrás.
    Isso de não saber se é sonho, se é realidade é algo que nos incomoda, que nos aguça!
    E eu vi uma pimentinha ali rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Esse livro foi muito "polêmico" quando lançou e não tem muito tempo né? Várias pessoas (várias mesmo) não gostaram e/ou sentiram que faltou algo. Mesmo assim, continuo curiosa para ler. Não sabia da questão do planejamento e das lições quanto à sermos quem queremos ser, todas resenhas que já li só focam no dilema amoroso. Achei ainda mais interessante agora! Já tinha criado várias teorias sobre como a amiga ia abrir mão do moço pra ela, mas acho que nem é isso, no fim deve ser uma história sobre amizade. Adorei a resenha!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Raquel.
    A princípio também achei que esse seria um livro clichê, mas as resenhas me mostraram o contrário. O tema abordado pela autora não poderia ser mais pertinente, afinal a gente acha que controla o futuro mas não é bem assim. Me identifiquei um pouco com a protagonista determinada e que planeja a vida nos mínimos detalhes, por isso a história me chamou tanto a atenção. E tem também o dilema moral de ter o namorado da amiga envolvido na situação, nem sei o que esperar no final. Mas quero muito ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ola
    Eu li muitas resenhas desse livro que aponta algo que essa protagonista fez e que náo foi visto como agradavel .é aquela situaçao em que a gente julga como a autora trabalha essas questoes .náo é um livro que coloquei na lista de desejados .se acontecer de achar ele na biblioteca eu pego para ler .

    ResponderExcluir
  5. Olá Raquel!
    Como essa sinopse nos engana, não? Num primeiro momento parece se tratar de uma chick-lit, mas definitivamente a trama segue por rumos completamente diferentes e que acabam nos surpreendendo.
    Dannie parece ser aquele tipo de pessoa que tem tudo sob controle e não gosta de surpresas. E muitas vezes nós somos assim também, principalmente quando se trata de algo relacionado com a nossa vida profissional. E neste contexto, Rebecca Serle nos mostra que algumas coisas simplesmente vão ocorrer e não poderemos fazer nada para mudar isso. Muitas vezes o destino imprevisível é muito melhor e é preciso aprender a aceitar isso.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Raquel :) pra te falar a verdade, vi comentários muito diversos sobre esse livro. A última resenha que eu li me fez ter zero vontade de ler, achei o desenvolvimento ruim e a história meio sem noção. Óbvio que estou julgado por resenhas alheias, mas sou muito influenciada por elas, sabe?
    O engraçado é que a primeira resenha que li também me passou a ideia de um clichê, acredita? hahahaha depois que percebi que não era bem assim. Mas continuo não querendo ler, porém sua resenha foi incrível!

    ResponderExcluir
  7. Raquel!
    Gosto muito quando as personagens são bem construídas e bem delineadas.
    O livro está sendo bem badalado nas redes sociais e quando isso acontece, fico sempre om um pé atrás, porque cria grande expectativa e quando vamos ler, nem é essas coisas todas.
    Na verdade fiquei intrigada com esse sonho premonitório que a protagosnita teve e depois descobre que é o namorado da melhor amiga, então… é de se pensar.
    Fato é que quando há amor e amizade, sempre me interessa.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Nossa, confesso que não tinha lido nada sobre esse livro, e quando vi a capa dele achava apenas que era um romance clichêzinho mesmo. Já fiquei super curiosa pra saber mais do livro, pra saber mais desse sonho e desse cara, e fiquei curiosa pra saber se vai rolar algo entre eles kkkkk
    Já fiquei com vontade de ler o livro.

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  9. Olá! Esse livro tinha até entrado no meu radar, mas acabei pegando uns spoilers que definitivamente me fizeram desistir por completo da leitura, ok, posso até estar sendo dramática e exagerada, mas o ranço foi instalado.

    ResponderExcluir
  10. Primeiramente, eu achei a premissa do livro muito boa. Eu já li algumas resenhas sobre ele e todas citaram o que você disse, que a sinopse do livro acaba "enganando" o leitor. Isso foi o que me deixou com um pé atrás. Apesar disso, eu gostei bastante e ele me parece ser bem fluido, pois faz com que o leitor queira saber o que vem pela frente!

    ResponderExcluir
  11. Eu acho o enredo desse livro muito bom, porém ja ouvi muitos comentários negativos, então ja fiquei com vontade de ler, depois desisti de ler, afora quero ler e tirar minha própria conclusão. Sinceramente, acho esse livro muito bom com um ótima história.

    ResponderExcluir