Luz, Câmera, Ação!!! Coringa

7 de outubro de 2019


Diretor ou produtor: Todd Phillips
Ano: 2019
Gênero: Drama
Elenco: Joaquin Phoenix, Robert De Niro, Zazie Beetz
Nota:  
Sinopse: O comediante falido Arthur Fleck encontra violentos bandidos pelas ruas de Gotham City. Desconsiderado pela sociedade, Fleck começa a ficar louco e se transforma no criminoso conhecido como Coringa.


Resenha:

“Durante toda minha vida, eu nem sabia se eu realmente existia. Mas eu existo. E as pessoas estão começando a perceber.”

O filme começa mostrando o protagonista se caracterizando para seu trabalho, onde ele e mais outras pessoas se vestem de palhaço e trabalham nas ruas, divulgando lojas e segurando cartazes.

Enquanto tenta ganhar a vida, sendo menosprezado pelas pessoas das ruas e até de seu próprio trabalho, Arthur Fleck faz acompanhamento através de um programa de saúde mental publico, onde ele consegue seus remédios, todos os sete.

“A pior parte de ter uma doença mental é que as pessoas esperam que você se comporte como se não tivesse.”

Ele cuida de sua mãe, uma senhora aparentemente gentil, que já fora empregada na casa de Thomas Wayne ( sim, pai do Batman) e que todos os dias pede que seu filho coloque as cartas que ela escreve para seu ex-patrão.

A falta de consideração e resposta por parte de Wayne, vai deixando Arthur irritado pois para sua mãe a resposta seria como uma boia de salvação do modo do qual vivem.


A vida de Arthur não é muito fácil, e cada vez mais uma notícia ruim atrás de outra aparecem para abalar mais ainda seu já frágil estado mental. Começa com o corte no programa social do qual participa para receber seus remédios.Esse pode ser o ponto de ruptura para que o mesmo comece o processo de degradação moral e psicológica encaminhando para ser tornar o infame Coringa.

Em certo momento, um "amigo" do trabalho lhe entrega uma arma para se defender na rua,e isso desencadeia uma situação irreversível para o protagonista,afetando até mesmo os ânimos da sociedade que está claramente insatisfeita com seus governantes.

"Você faz as mesmas perguntas todos os dias. “Como vai seu trabalho? Está tendo pensamentos negativos?” Só o que eu tenho são pensamentos negativos."

Ele sonha em se tornar famoso na Comédia stand up , mas sua apresentação é um fracasso, que é filmado e divulgado em rede nacional no programa que ele mais assiste e sonha em se apresentar. Seu vídeo se torna um sucesso na TV e eles acabam lhe chamando para se apresentar no programa. É nesse momento que se apresenta pela primeira vez como Coringa, e nessa cena que ele aparece na TV, temos como referência a HQ, O Cavaleiro das Trevas. Uma das minhas cenas favoritas, ainda mais quando ele entra dançando.

Um filme que mostra a fundo como um ser humano tenta lidar com a pressão do desemprego, do desprezo pelo diferente,tentando encontrar seu lugar no mundo, se encaixar numa sociedade que é muito mais excludente que outra coisa.

Com uma ambientação bem anos oitenta, com uma trilha sonora maravilhosamente composta por algumas músicas antigas, Coringa veio para abalar nossas crenças, mostrar como às vezes uma pessoa pode lutar bastante contra o mal, porém parece que ali dentro não há nada que o vil instalado no seu íntimo.

Desconfortável, seria uma ótima palavra para descrever o filme, pois cada risada incontrolável dada pelo Palhaço do Crime, sem que ele queira pois é uma doença, nos deixa angustiados assim como a coreografia que ele faz, vez outra lembrando passos de balé.



Não espere um filme que tenha heróis,ou muita ação. O filme tenta retratar uma origem para o maior vilão das HQs já conhecido e embora não se prenda a nenhuma HQ de fato, faz referências a várias publicações da DC, assim como de alguns filmes como Taxi Driver e personalidades reais como o serial Killer que se vestia de palhaço, John Wayne Garce.

A atuação de Phoenix está impecável,digna de Oscar com certeza, assim como a fotografia, e tudo mais que o filme nos apresenta.

Queria poder falar mais do filme aqui visto que Coringa sempre foi um dos meus personagens favoritos, mas então a experiência de assistir ao filme seria comprometida pelas minhas considerações, ou não, rsrsrs.

Algo que me deixou bastante pensativa foi o fato de apesar de não aceitar os atos do personagem, compreendi porquê ele fez o que fez, afinal se ele tivesse tido um tipo de ajuda , isso não poderia ter sido evitado?Doenças da mente não são engraçadas, nem um pouco.

Não preciso falar que indico o filme, não é? Mas quem não gosta de filmes estilo Bastardos Inglórios, que mostra miolos sendo estourados (uns 4 pelo menos), melhor não assistir. também pode contar gatilhos, visto que em vários momentos ele simula suicídio.

Deixo aqui o trailer, e deixem-me saber se assistiram e o que acharam do filme.



11 comentários

  1. O filme mais aguardado do ano. Mas posso perguntar uma coisa?? Só 4 estrelinhas???
    Mesmo que eu nunca tenha sido fã demais de filmes com heróis, vilões, anti-heróis, sou fã de trabalhos bem feitos e pelo que andei lendo até o momento, este filme é maravilhoso.
    Sim, violento e com atuações perfeitas e para quem como eu é fã do trabalho de Joaquin e De Niro,estou com uma expectativa alta demais(tenho até medo..rs)
    Adoro essa ambientação sombria, digna de Gothan mesmo!
    Verei com certeza!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      É um ótimo filme , dificilmente dou 4 ou 5 estrelas para livro ou filme rsrsrs.
      O filme foi tudo que esperei e essa pode ter sido a resenha mais difícil que já
      fiz visto que a experiência de assistir a um filme assim é diferente para cada um por ter uma carga psicológica muito pesada.
      A ambientação realmente é maravilhosa !!!
      Tenho certeza que você irá curtir o filme,
      =DD

      Excluir
  2. Olá! Confesso que ao mesmo tempo em que estou empolgada para conferir o filme e essa belíssima atuação do Joaquin, também estou com aquele medinho (mesmo que 1%) de me decepcionar, mas daí a única alternativa é assistir e tirar minhas próprias conclusões, não tem muito como fugir (risos). Mas estou lendo só coisas boas em relação a adaptação, por isso, a esperança está grande, em que vou ser surpreendida positivamente, o vilão é um dos meus queridinhos e vai ser incrível poder acompanhar um pouco mais de sua história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Elizete!
      Sim, as criticas estão favoráveis e pela primeira vez vejo que o hype é tudo isso sim!
      Filme muito bem feito!!!Você vai curtir sim, tenho certeza ;)

      Excluir
  3. Oi Karla,
    Ao Mesmo tempo em que eu estava empolgada por esse filme, também estava preocupada em como essa história seria contada. Falando honestamente o que conheço da história de Joker foi através das histórias do Batman, ou seja, sempre de forma superficial e secundária. Por mais que eu fosse imaginar esse personagem ou sua história de vida eu nunca teria imaginado esses eventos. Arthur não tem uma vida fácil e, acredito, seja bem difícil acompanha-lo durante o longa, vendo sua vida desabando e sabendo no que isso irá resultar. A respeito da atuação de Joaquin Phoenix, desde o momento que fiquei sabendo que ele iria interpretar o personagem não tive dúvidas do que ele seria capaz de algo genial, agora só me falta assistir ao filme e conferir seu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gislane!
      Então, o Coringa nas HQs realmente não tem uma origem que seja A verdadeira, e o filme
      usa de várias referências para retratar uma origem, e faz isso de forma magnifica...Mal
      posso esperar pelo que pode vir pela frente após esse filme!
      Phoneix é mega talentoso mesmo, nunca tive dúvidas quanto a sua atuação também. <3

      Excluir
  4. Karla!
    Ouvi dizer que o filme é tão perturbador pelo lado psicológico que teve de ter indicação de faixa etária acima de 16 anos, porque de alguma forma pode influenciar as crianças, como já ouvi casos que ocorreram no extrior e até aqui no Brasil.
    Joaquin Phoenix teve de emagrecer 11 kg paara poder fazer o papel e ficou perfeito.
    Soube também que o magnífico Robert de Niro (que não citou na resenha), também tem sua parcela importante na vida do Coringa.
    Fato é que quero assistir, principalmente por causa da abordagem diferente.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Acho que o mais interessante no filme, não é o que o Coringa se tornou, mas o que levou ele a fazer o que fez. Eu gosto dessa racionalidade sobre o outro lado da história. Vilões não são apenas vilões, heróis são apenas heróis, consegue me entender? São maus e bons, ao mesmo tempo. É interessante como a saúde mental o tempo inteiro é trabalhado no filme, sabe... Todos nós já tivemos sofrimento mental na vida, uns com grande magnitude e outros com menos, mas todos nós sofremos emocionalmente/psicologicamente por algo. Pelo o que eu entendi não tem muito uma relação direta com a DC, mas os meus personagens favoritos são dela, então fiquei super curiosa quanto a esse filme. Quero ver e experimentar. Espero que eu consiga ver até o final, geralmente cenas fortes fazem com que eu pare o filme, mas acho que vale MUITO a pena.

    ResponderExcluir
  6. Oiii ❤ Só tenho visto elogios sobre esse filme e sobre a atuação de Joaquin Phoenix, que parece estar impecável. O autor parece ter feito perfeitamente jus ao personagem.
    Deve ser interessante acompanhar como Arthur vai se tornando o Coringa, tudo o que sofreu e o influenciou a ser quem é.
    É bem triste saber que as coisas poderiam ter sido diferentes se ele tivesse o tratamento adequado ou se sua situação fosse outra.
    Tenho um pouco de receio de assistir esse filme, apesar de estar curiosa, já que parece mexer com o psicológico e pode despertar alguns gatilhos.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  7. Olá! ♡ Eu nunca gostei muito do personagem Coringa, mas quero muito assistir esse novo filme, pois de fato, o ator parece ter feito um trabalho incrível, digno de um Oscar ao representar um dos personagens mais importantes da DC. A construção do personagem parece muito bem feita.
    Achei importante as críticas que o filme faz, principalmente sobre nossa sociedade, que infelizmente menospreza e exclui o diferente.
    Realmente é um filme que veio para abalar.
    Espero poder assistir o filme em breve, só tenho visto críticas boas sobre ele.
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Eu achei incrível! A fotografia é espetacular, a atuação do ator então, FANTÁSTICA!
    Realmente é um filme bem pesado. Cada risada do personagem era uma facada no meu peito, pois era possível enxergar a dor através das gargalhadas.
    Recomendo muito <3

    ResponderExcluir