Voz ao Verbo - Allan Dias Castro

20 de julho de 2019

Título: Voz Ao Verbo – Poemas para Calar o Medo
Autor: Allan Dias Castro
Páginas: 143
Ano: 2019
Editora: Sextante
Gênero: Poesia, Literatura Nacional
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:    
Sinopse:
OS POEMAS, OS TEXTOS POÉTICOS E AS HISTÓRIAS CONTIDAS NO LIVRO SERVEM DE COMPANHIA A TODOS AQUELES QUE DESEJAM CALAR O MEDO, OUVIR A SI MESMOS E DESCOBRIR SEU MODO DE SE COLOCAR NO MUNDO.

Voz ao verbo é o segundo livro do poeta Allan Dias Castro.

“Allan Dias acha os versos
Onde a alma faz morada
Grita o silêncio da vida
E silencia a zoada
Pro mundo poder ouvir
Sua poesia encantada.”
Bráulio Bessa

No princípio era o verbo. E os versos.
Mas o gaúcho Allan Dias Castro não conseguia lhes dar voz.
Silenciavam dentro do peito. Doíam. Ele se sentia inadequado e só.
Nascido numa família tradicional de advogados, Allan não queria desapontar gerações. Foi cursar Direito, mas logo percebeu que não conseguiria ser feliz seguindo os passos dos pais.
“Nem todo talento cabe no diploma. Nem toda identidade cabe na carteira. Nem todo mundo é igual”, concluiu.
Matar seu sonho seria morrer antes da morte. Decidido a encontrar a própria voz, veio para o Rio de Janeiro em 2010 escrever sua história como poeta e compositor.
Este livro é o roteiro errante de como ele deu Voz ao Verbo, criando em 2016 um projeto de vídeos de poesia falada que gerou enorme identificação com o público e ultrapassou a surpreendente marca de 90 milhões de visualizações

Este livro foi cedido pela Editora Sextante, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora. 





Resenha:

"Às vezes, o que resta
É aprender a viver de lembranças
Pra não morrer de saudade.
E mesmo que a vida me leve tudo,
Não vai levar nem metade
Porque eu levo em mim o que não esqueço."
Memórias.

Eu sou uma fã de poesia, apesar de ultimamente não ter consumido muito na forma tradicional, afinal a internet, aproxima muito a poesia do nosso cotidiano, estamos sempre esbarrando nas poesias, seja nos blogs dos autores, ou em publicações que viralizam nas redes sociais, porém, ao receber o livro do escritor brasileiro Allan Dias Castro, percebi que não tenho acompanhado tão bem os novos poetas brasileiros, como eu achava. Já que este autor é um sucesso, seus vídeos onde declama suas poesias, com um timbre de voz forte e carregado de emoções tem mais um milhão de visualizações, eu mesma, enquanto lia esse livro, parei e fui ver alguns dos seus vídeos.

Então foi uma grata surpresa Voz Ao Verbo para mim.
O livro que é um lançamento da Editora Sextante é um lançamento deste ano.

É uma aventura poética, onde Allan compartilha conosco a sua própria jornada de autoconhecimento, da busca por um sonho, de enfrentar seus medos, os medos que os outros jogam em você, quebrar suas altas expectativas e abraçar a realidade.



Algo que eu adoro em poesia, é a capacidade das palavras criarem muito mais do que o seu simples significado sendo compreendido, a poesia é cheia do “ler nas entrelinhas”, pois tem o que o autor sentiu, o que ele quis dizer e o que o leitor sente e o que ele lê. 
É exatamente isso que Allan nos entrega nesse livro, com uma sinceridade em tratar de temas tão pessoais, ele expõem um fragmento de sua alma e coração, abraça os sentimentos dele e traduz em versos para que todos nós possamos ler e em muitos momentos nos sentirmos representados, naquela amalgama de sentimentos.

"Sempre sonhe acordado
Para, quando olhar no espelho,
Não enxergar o passado."
Canta Meu Pai.

Voz Ao Verbo – Poemas Para Calar o Medo, é dividido em vários temas, que narram à jornada do autor do momento em que decidiu seguir seu sonho até se encontrar em união com sua vocação e sucesso. Os temas, vão desde as auguras do medo, solidão e desejo por mudança, a suas pazes consigo mesmo.

Eu pessoalmente marquei sete poemas, que me emocionaram muito, com todas as emoções jorradas nelas.

Canta Meu Pai; Mãos Dadas; Memória; Carta Aberta à Dona Morte; O Que Você Leva No Peito?; Estante e Fase Dois.

Digo essas sete, em uma primeira leitura e enquanto escrevo essa resenha, porque a magia da poesia, é que ela é um sentimento vivo a espera de um leitor, toda vez que você, abre um livro de poesia e permite que ela toque em seu coração, ela vai fazer nascer um novo elo entre você, a poesia e o poeta, entre sentimento e compreensão. Então uma poesia que hoje pode não ter se conectado, em outro momento pode criar um universo inteiro dentro de você, e são esses tipos de poesia que vocês vão encontrar nesse livro.

"A companhia do orgulho é a solidão.
Quando duas pessoas querem andar de mãos dadas
Mas nenhum abre a Mao por querer ganhar a competição,
Ambas acabam perdendo, seja um amigo, um amor, um irmão."
Mãos Dadas


Indico a leitura, com calma, apreciando cada momento, os versos trazem bastantes reflexões interessantes para nossas vidas, e o melhor, o estilo de escrita de Allan, é muito fluida e atual, vocês não encontraram muitos usos de linguagens rebuscadas ou empregos de vícios de lingüísticas ou gírias, os textos são claros e apesar de serem poesias e com isso terem um lado lírico muito delicado, também, se mostraram bem diretas e de uma sinceridade diante de algo tão pessoal, que acabou me encantando.

Allan definitivamente ganhou uma leitora e fã de sua escrita, após este livro.

Algo que preciso dizer é que amei a edição desse livro, ele não é muito grande então, senti que poderia o levar comigo para todos os lugares, assim apreciar a leitura com calma, a escolha e combinações das cores Preto e Verde (creio que já falei aqui isso...), me agradam muito. O tom do verde vibrante foi excelente. Eu amei a escolha também da tipografia do livro. As fontes me agradaram e deram um ar de arte urbana.
Linda edição.

Espero que possam ler e apreciar tanto quanto eu, e agora uma pergunta. Gostam de poesias? Tem algum autor ou autora novos que gostariam de me indicar?

"Não se trata de idade, é cumplicidade.
Acabou o encanto?
Que bom!
É hora de começar
Um relacionamento de verdade."
Fase Dois 


Ate à próxima.

17 comentários

  1. Como amo poemas, poesias e afins! Por isso, meus olhos brilharam quando vi o post e entendi do que se tratava!
    Não conheço o trabalho do autor ainda, mas pelos poemas postados acima, a gente entende que ele escreve com a alma e sobre a alma humana e isso é fantástico!
    Com certeza, quero demais poder ter e ler esta obra!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Esse livro está lindo. Se tu amas poesias vai amar ele!!!
      Espero que possa o ler em breve.

      Excluir
  2. Legal essa dica. Também gosto do gênero e faz tempos que não leio nada assim, só na internet mesmo. Mas é sempre bom quando leio. Amo isso de ter que prestar atenção nas entrelinhas, como pode ter vários significados dependendo de como você leia aquilo, da sua experiência e etc. Falar de temas como medos e mudanças é fácil de gostar porque quem não se identifica não é? Parece uma leitura gostosa e cheia de reflexão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane
      Sim a poesia agora está muito próxima nas redes sociais. Mas as vezes acaba passando batida. Eu ainda estou preferindo ter livros como esses ❤
      Vale uma leitura e reflexão

      Excluir
  3. Olá Vivian!
    Acho lindo o gênero poesia, mas raramente (quase nunca) leio, acho que por falta de hábito e a famosa zona de conforto. Como mencionado, o meu contato com a poesia também só ocorre nas redes sociais, em posts ou imagens, e a novas geração de escritores do gênero está muito boa. Eu ainda não tinha ouvido falar do Allan e já pela sinopse me encantei com sua história. Temas do cotidiano são interessantes pois aproximam o leitor da escrita, e assim ficamos comovidos pelas coisas óbvias e banais. Acho que me animei para ler um pouco mais de poesia rsrs.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline
      Que bom que te animei a deixar a poesia entrar um pouco mais no seu dia a dia.
      Esse livro é excelente para isso.
      Beijos.

      Excluir
  4. Oiii ❤ Eu simplesmente amo os vídeos do Allan, ouvir suas poesias tão cheias sensibilidade, sinceridade, de emoção, sempre me acalma, me traz paz. Ele traz temas tão importantes em suas poesias...
    Com certeza quero ler esse livro, quero ler tudo que o Allan escrever rsrsrs. Acho ele tão talentoso, sempre fico comovida com seus vídeos e acredito que não será diferente com seu livro.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi.
      Sim. Os vídeos são lindos.
      Já peguei hábito de ir ver o canal dele.
      Beijosm

      Excluir
  5. Olá! ♡ Gosto bastante de poesia, mas faz tempo desde a última vez que eu li um livro de poesia. Já assisti alguns vídeos do Allan declamando suas poesias e simplesmente adorei a forma com que ele consegue transmitir tantas emoções.
    Ainda não sabia sobre a existência desse livro, mas com certeza vou me informar mais sobre ele!
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rayssa
      Vale a pena pesquisar esse livro e comprar.
      Poesias lindas.

      Beijos

      Excluir
  6. Olá Vivian!
    Não tenho o costume de ler poesia, mas essa obra do autor conta com uma profundade que faz com que os não familiarizados com gênero tenham vontade de conhecer os poemas presentes no livro. Castro possui um tipo de escrita intimista que praticamente conversa com leitor, desafiando-o a interpretar os múltiplos significados das palavras, bem como suas funções no contexto. Além disso, ao longo da leitura passamos a conhecer um pouco do autor, considerando que há inspiração pessoal nos poemas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alison
      Tem algumas poesias que rompem barreiras e até mesmo quem não está muito acostumado a ler acaba se emocionando.
      Esse poeta é um desses que cria poesias maravilhosas.

      Excluir
  7. Olá! Eu amo ler poesias, principalmente como uma leitura entre alguns livros mais pesados que leio, mas ultimamente não venho lendo tanto quanto eu gostaria em relação ao gênero, por isso, conhecer esse livro foi um presente e sem dúvida quero saber mais sobre a escrita da autor e fiquei curiosa (e lógico que já vou procurar) com seus vídeos. O último livro de poesia que entrou na minha lista foi Poesia com rapadura, de Bráulio Bessa, ainda não li todo, mas só com alguns trechos já deu para perceber que é incrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elizete. Esse livro é maravilhoso mesmo. ❤
      Vou procurar o que tu indicou que esse ainda não li.
      Beijos

      Excluir
  8. Olaaaa eu posso parecer snobe, mas eu sinceramente tenho dificuldade de gostar de poesia contemporânea. Acho que a unica exceção é a Amanda Lovelace (sério mesmo,leia as poesias dela!!! deixa eu catar uma aqui pra vc ver)


    Me conte
    umacoisa
    aqui entre nós
    vc nunca
    desejou
    poder
    dançar
    em cima das cinzas
    de todos aqueles que
    sempre duvidaram
    do seu valor
    &debocharam
    das suas palavras?
    (shhh,
    tudo bem,
    não conto pra ninguém.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei! Vou procurar não tinha lido nada sobre ela ainda.
      Obrigada ☺

      Excluir
  9. Olá Vivian ;)
    Sempre estou procurando novos livros de poemas, mas ainda não conhecia o trabalho do Allan.
    O livro parece muito bem feito, e a edição tá linda pelas fotos que você mostrou!
    Amo esses livros que o autor “se coloca” nele, que mostra suas experiências reais e tenta passar o máximo de verdade possível, e parece que “Voz ao Verbo” é assim.
    Que bom que foi uma leitura prazerosa, espero poder ler a obra.
    Ah, e amo os livros da Rupi Kaur mas você já deve ter lido :)
    Bjos

    ResponderExcluir