O Reino de Zália - Luiza Trigo

30 de dezembro de 2018

Título: O Reino de Zália
Autor: Luiza Trigo
Páginas: 436
Ano: 2018
Editora: Seguinte
Gênero: Fantasia, Ficção, Jovem adulto, Literatura Brasileira
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota: 
Sinopse: No primeiro livro de fantasia de Luly Trigo, uma princesa se vê obrigada a assumir o governo do país em meio a revoltas populares, intrigas políticas, conflitos familiares e romances arrebatadores.

Por ser a segunda filha, a princesa Zália sempre esteve afastada dos conflitos da monarquia de Galdino, um arquipélago tropical. Desde pequena ela estuda em um colégio interno, onde conheceu seus três melhores amigos, e sonha em seguir sua paixão pela fotografia.

Tudo muda quando Victor, o príncipe herdeiro, sofre um atentado. Zália retorna ao palácio e, antes que possa superar a perda do irmão, precisa assumir o posto de regente e dar continuidade ao governo do pai. Porém, quanto mais se aproxima do povo, mais ela começa a questionar as decisões do rei e a dar ouvidos à Resistência, um grupo que lidera revoltas por todo o país. Para complicar a situação, Zália está com o coração dividido: ela ainda nutre sentimentos por um amor do passado, mas começa a se abrir para um novo romance.

Agora, comprometida com um cargo que nunca desejou, Zália terá de descobrir em quem pode confiar - e que tipo de rainha quer se tornar.

Este livro foi cedido pela Editora Seguinte, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora. 

Resenha: Este foi um livro que me ganhou pela capa! Adorei, achei uma gracinha e, claro, não leio sinopses né...

Bom, a narrativa começa no internato onde Zália vive, totalmente alheia à vida de responsabilidades que seu pai, e depois seu irmão levam, seu pai é o rei de Galdino, depois de sofrer um derrame e ter que se afastar, seu irmão Víctor, que é o príncipe herdeiro, assume o trono.
“Me sinto egoísta por me preocupar com meu futuro quando deveria estar lamentando a morte do meu irmão. Mas os dois fatos estão tão entrelaçados que é impossível fugir. A morte de Victor é minha sentença.”
Tudo muda quando Víctor sofre um atentado e é morto, sobra então, para Zália, assumir o trono e todo um país. Sem sequer ter terminado o ensino médio.
"Finalmente entendo que é importante se permitir sentir. Só assim podemos superar nossos traumas e crescer. Transformar os obstáculos em lições e não em fantasmas."
Achando que vai ter apoio de seus pais, e sem ter mesmo outra alternativa, assume tais responsabilidades, sem imaginar que terá como um dos seus principais "inimigos" por assim dizer, seu pai. Ele é retrógrado, arrogante, conservador e acha que só ele está certo. Quer fazer da filha o que fazia do filho. Apenas um fantoche de fachada, onde ele continuará seus desmandos enquanto ela baixa a cabeça, faz a parte social e assina tudo o que ele manda.
"Em breve vou poder fugir para o quarto e deitar em posição fetal, fingindo estar no internato como a Zália que eu era antes."
Acontece que Zália não é a menina submissa que seu pai havia pensado, ela quer mudar as coisas. Melhorar o que tem que ser melhorado, acabar com a corrupção, ser justa. Tudo o que seu pai jamais fora. Ele queria que Antônio, seu assessor político assumisse a função de "fantoche", mas por ser a princesa, Zália tinha preferência e exigiu seu direito, o que não deixou seu pai nada satisfeito, porém, deixou sua mãe muito feliz, vendo oportunidades onde antes não existia. Existem mais mistérios em torno da mãe da menina do que podemos imaginar a princípio. Bom, o destino do rei também me surpreendeu, preciso dizer que nesse sentido, a autora foi genial, me enganou direitinho!
“Por que estou tão elétrica?, pergunto a mim mesma. E, como se existisse outra de mim, respondo: Porque acabei de sentir como é ter poder... e gostei.”
Junto com seus inseparáveis amigos da escola, que agora são seus conselheiros, sua professora, sua mãe e uma antiga paixão, Zália vai mudar seu reino para sempre, se sobreviver para isso, já que os descontentes não querem ver mudanças...

Uma leitura bem gostosa de fazer, previsível, até certo ponto, com personagens cativantes, um triângulo amoroso desnecessário porque eu não gostei do Antônio, e tinha razão, é um livro muito interessante, bem gostoso para ler agora, nessas épocas estressantes de fim de ano!
"Porque você lê jornais de má qualidade e acredita em tudo o que noticiam - rebate Julia, mais uma vez na defensiva. - Infelizmente, todos os movimentos, religiões e grupos idealistas têm extremistas, que querem ir muito além dos preceitos básicos, mas que não representam o todo."

6 comentários

  1. Achei bem legal esse livro pelo tom politico e coisas de reis e a forma como parece ser feito. Não entedia pelo visto, tem uns assuntos legais e personagens que cativam é só melhor ainda. Leria fácil. A Zália parece uma personagem forte e essa vontade de mudanças dela anima, faz torcer pra ter mesmo tudo acertado no fim. Gosto de tramas politicas do tipo e acho que iria adorar essa.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Denise!!
    Realmente esse livro nos ganha logo de cara com essa capa linda, e achei bem interessante a história da Zália que não tinha a intenção de governar mas acaba assumido um reino e com ele algumas complicações. Enfim esse é um livro que quero muito adquirir e saber como a Zália vai mudar o reino.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Denise.
    Ai quero muito ler!
    Achei a sinopse maravilhosa, e eu já tinha lido que a autora se inspirou um pouco no cenário atual político do Brasil, o que atiçou minha curiosidade.
    Agora ao ler sua resenha fiquei com mais vontade ainda. Parece ser muito interessante e mostra abertamente o quanto há de corrupção em certos governos e o quanto precisamos lutar contra.
    A Zália é tão nova, mas parece bem forte.
    Quero ler assim que puder!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá Denise!
    Adorei o enredo dessa história, bem no estilo O diário da princesa só que nacional! Apesar de não conhecer a autora vejo que ela tem muito talento para criar monarquias e intrigas familiares. Também faço muito isso de escolher os livros pela capa o que às vezes é um tiro no pé mas na maioria os livros se mostram magníficos na trama também. Senti um spoiler alert quanto a esse Antônio, já percebi que ele não é boa coisa. O livro tem uma história muito prazerosa e eu fiquei com muita vontade de lê-lo, espero poder fazer isso em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá! Não conhecia o livro, até gostei em grande parte do enredo, a capa está realmente linda e também me conquistou, outra coisa que me conquistou de imediato foi aquele “fantasia” ali encima (amo o gênero). Caramba, tanta coisa mudou na vida de Zália em tão pouco tempo.

    ResponderExcluir
  6. Olá Denise!
    A obra notadamente não possui quase nada de original, porém percebe-se que o autor não deixa a desejar na construção do viés político que permeia a trama, sem contar que temos personagens bem caracterizados, em especial a protagonista, a qual cativa pelas atitudes heroicas a favor do melhor para o reino. Não parece ser uma leitura transformadora, porém quem procura algo leve com certeza tirará proveito.
    Beijos.

    ResponderExcluir