Luz, Câmera, Ação: Merlí

9 de dezembro de 2018

Diretor ou produtor: Héctor Lozano e Eduard Cortés
Ano Início (série): 2015
Ano do Término: 2018
Temporadas: 3
Gênero: Comédia drámatica
Elenco: Francesc Orella, David Solans, Carlos Cuevas, Elisabet Casanovas, etc.
Nota: 
Sinopse:Merlí Bergeron (Francesc Orella) é um professor de filosofia nada convencional, que precisa reorganizar sua vida pessoal enquanto tentar de todas as formas mostrar para as pessoas a importância da filosofia. Para alguns parentes e colegas de trabalho, no entanto, ele motivo de escândalo. Para seus alunos e seu filho gay, Merlí é uma inspiração.


Resenha:
A série se inicia com a ex-esposa de Merlí se mudando para outro país e deixando o filho com o pai. Merlí se vê com um filho adolescente, no qual não viu crescer, sem emprego e sem um lugar pra morar. Desta forma ele passa a viver com a mãe e o filho, em seguida consegue trabalho em uma escola ensinando filosofia.



No entanto Merlí se mostra um professor nada convencional, que incentiva os seus alunos a pensarem da maneira mais livre possível. Seu jeito polêmico e completamente diferente faz com que a turma se divida em diferentes opiniões. E os próprios colegas de profissão também se contorcem com a forma em que ele trabalha.



Os personagens secundários também são dignos de merecer bastante destaque. Com o decorrer dos episódios é possível conhece alguns alunos de sua turma, que possuem diferentes características e contextos. É muito interessante pensar na diversidade que tal turma traz, além da maneira com que Merlí trabalha e explora a realidade de cada aluno.

Todo o enredo e as histórias giram em torno da filosofia, é assim que cada capítulo possui o nome de um grande filósofo. Aprendi muito vendo a série conhecendo e revendo muitos filósofos, além de adquirir todo esse conhecimento de forma descontraída. A série acrescenta bastante na forma de você pensar e reconhecer a atualidade da sociedade.


A abertura já é completamente instigante, e bem característica. Todas as cenas são muito bem construídas e escritas, fazendo com que o telespectador ria, se apaixone e tenha raiva. O enredo da série é genial e requer um trabalho bem específico, mas toda a equipe de produção atentou-se para cada sutil detalhe.


Eu simplesmente amei a série, os personagens e ainda me dói ver que acabou as temporadas. Mas sempre que posso revejo, pois há sempre um detalhe despercebido que fornece grandes aprendizagens. Recomendo a todos esta maravilhosa obra, vocês precisam conhecer esse diferente professor.


7 comentários

  1. Oi, Andessa!!
    Já tinha ouvido falar dessa série e ela já está adicionada na minha lista da Netflix, Merlí será uma das séries que vou assisti agora no mês de janeiro de 2019 nas minhas férias.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  2. Olá! Confesso que não conhecia a série, mas achei bem interessante o enredo, filosofia não é muito o meu forte, mas o jeito como ela é passada, quem sabe eu não passe a curtir um pouco mais. O jeito é preparar uma maratona e acompanhar tudo.

    ResponderExcluir
  3. Olá Andressa!
    Não conhecia a série mas adorei a temática da filosofia. Por ter tido essa matéria bem defasada no colégio eu tento constantemente rever alguns conceitos e poder fazer isso por meio de uma série é simplesmente genial. Amei a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Tenho vontade de ver essa série alguma hora. Isso da filosofia e de como tem bastante diversidade e coisas pra pensar é bem legal. Já fui fisgada pela ideia de um professor que inspira os alunos. E também Já vi falando super bem dela por emocionar, fazer a gente se importar com esses personagens e os problemas da vida deles e coisas que dá pra se identificar bem fácil. Parece bem o meu tipo de série.

    ResponderExcluir
  5. Olá, sempre fui péssimo em filosofia na escola, e confesso que não curto muito a matéria. Porém, o assunto parece ser abordado de um modo bastante prático na série (se formos levar em consideração que a disciplina em questão é bem complexa de se entender), o que a torna uma ótima fonte tanto de conhecimento quanto de lazer. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Andressa
    Já tinha ouvido falar dessa série, mas ainda não assisti.
    Mas quando acabar de ver a que estou assistindo no momento, vou começar Merlí, adorei a ideia que ele ensina seus alunos, instiga a pensar fora da caixa que vivemos.
    Obrigada pela dica, beijos!

    ResponderExcluir
  7. OI Andressa,
    não tô assistindo muitas séries ultimamente, mas essa já conhecia de alguns amigos comentarem, todos adoraram.
    Achei legal ter um profe nada convencional assim, e falar sobre filosofia é bem original e curiosa.
    Vou ver um episódio pra ver se gosto!
    bjs

    ResponderExcluir