O Guardião - Nicholas Sparks

22 de novembro de 2018

Título: O Guardião
Autor: Nicholas Sparks
Páginas: 315
Ano: 2014
Editora: Arqueiro
Gênero: Romance e Thriller
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon | Estante Virtual
Nota: 
Sinopse:
Quarenta dias após a morte de seu marido, Julie Barenson recebe uma encomenda deixada por ele. Dentro da caixa, encontra um filhote de cachorro dinamarquês e um bilhete no qual Jim promete que sempre cuidará dela. Quatro anos mais tarde, Julie já não pode depender apenas da companhia do fiel Singer, o filhotinho que se tornou um cachorro enorme e estabanado.
Depois de tanto sofrimento, ela enfim está pronta para voltar a amar, mas seus primeiros encontros não são nada promissores. Até que surge Richard Franklin, um belo e sofisticado engenheiro que a trata como uma rainha. Julie está animada como havia muito tempo não se sentia, mas, por alguma razão, não consegue compartilhar isso com Mike Harris, seu melhor amigo. Ele, por sua vez, é incapaz de esconder o ciúme que sente dela.
Quando percebe que seu desconforto diante de Mike é causado por um sentimento mais forte que amizade, Julie se vê dividida entre esses dois homens. Ela tem que tomar uma decisão. Só não pode imaginar que, em vez de lhe trazer felicidade, essa escolha colocará sua vida em perigo.
O guardião contém tudo o que os leitores esperam de um romance de Nicholas Sparks, mas desta vez ele se reinventa e acrescenta um novo ingrediente à trama: páginas e mais páginas de muito suspense.


Resenha: 
A viciada por Nicholas Sparks traz mais uma resenha desse autor  maravilhoso. É possível reconhecer que sua escrita e o próprio gênero não é do agrado de todos, mas "O guardião" demonstra em cada frase o quanto se diferencia das outras obras. E não, essa não é uma defesa de uma fã... descubram o porquê com essa resenha.

" Ela riu, pensando: gosto desse cara. Como poderia não gostar?"

Sparks traz uma narração em terceira pessoa, pouco comum para sua escrita, mas que possibilita visões de outros personagem e uma melhor compreensão de diferentes cenários. Pela primeira vez achei que o Tio Nicks não estava conseguindo me envolver completamente na história, o romance e os protagonistas não me afetaram profundamente. E, realmente, o livro não ganha um grande marco com os dramas e amores de um casal.

O maior destaque de toda obra começa quando o thriller começa a preencher os parágrafos. Isso mesmo, o autor tão famoso pelos romances insere o thriller neste livro de forma esplêndida. É impossível largar as páginas a cada novo acontecimento, que deixam o leitor em um misto de agonia e ansiedade.

"Devia ter previsto. Suas respostas, suas mentiras, tudo veio de forma muito rápida, natural e fácil.

Em "O guardião" é possível sentir o medo da protagonista Julie, a afiliação com determinadas cenas e principalmente a tensão quando está cada vez mais perto do final. Aos poucos o próprio leitor vai encaixando as partes do quebra-cabeça e resolvendo mistério, respondendo as próprias perguntas. Confesso que não tive vontade de largar o livro, mas foi preciso parar algumas vezes para respirar.

Ao chegar no final do título ocorre, finalmente, a compreensão do título da obra. E com esse entendimento fica difícil não se emocionar e pensar no quanto faz sentido. 

Escolhi o livro esperando paixões, amores e lágrimas... Porém fui surpreendida com pavor, desespero e raiva. E simplesmente amei essa surpresa! Recomendo completamente para aqueles que já tinham "desistido" do Sparks, esta obra e "Dois a dois" são as mais diferenciadas entre todas do autor.

"De onde estiver, cuidarei de você. Serei seu anjo da guarda, querida. Pode contar comigo para protegê-la."

Ainda exponho uma breve reflexão aqui sobre as adaptações das criações do Nicholas. As primeiras foram maravilhosas, completamente fiéis e/ou tão perfeitas quanto o próprio livro. No entanto percebi que com o tempo tornou-se apenas uma forma de ganhar, em cima de filmes que nem pareciam estar ligadas ao autor. 

Apesar deste desânimo, acredito que "O guardião" seria uma obra digna de adaptação com tudo o que se tem direito. É muito difícil de errar com esse enredo que, ao ler, já se passa um filme mentalmente. O que vocês acham? Concordam comigo? Será que um dia vem? Ficamos na torcida!



7 comentários

  1. Eu amo esse livro!

    http://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
  2. Entre tantos livros do Nicolas, segundo o que pesquisei esse é um dos queridinho, se é que isso é possível. Provavelmente por acrescentar suspense a essa narrativa. Tua surpresa, que ao invés das lágrimas e romance tiveram momentos de raiva e pavor só deixa mais apimenta da a vontade de ler essa obra que cai, pelo jeito, completamente fora da linha agua-com-açucar no Nicolas.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Taí, não tem como não querer dar uma chance ao autor, depois dessa resenha (risos). Eu sou uma daquelas assumidas que desistiram dos livros do Senhor Sparks, depois de sofrer horrores em uma experiência nada legal. Mas fiquei interessada nesse enredo e bem empolgada em saber que ele foge um pouco das tradicionais lágrimas e sofrimento. Sem dúvida vou adicionar à minha listinha.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Andressa!!
    Concordo com você esse livro O guardião daria ótima adaptação cinematográfica!! E também fiquei bem surpresa quando li esse romance e vi que era um livro mais puxado para o thriller de suspense, e achei muito bacana essa história que o Nicholas Sparks nos entregou com O guardião.
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Bom, como disse não li nada do autor mas estou desejando muito..Esse livro tem uma premissa ótima e vejo que traz algo diferenciado na trama, espero ter a oportunidade de ler.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  6. Olá Andressa,
    O Guardião é um dos livros do autor que ainda não li, e na verdade só falta ele e um outro, mas, apesar disso, já imagino como é uma história emocionante.
    Nicholas é um dos poucos que sabe fazer um belo triângulo amoroso, algo que é difícil de me conquistar, mas no fim, ele sempre dá jeito em tudo.
    Até agora, todas as adaptações que assisti, eu gostei, mas também acho que foram ficando um pouco diferente do enredo original... Apear disso, desejo que mais livros dele sejam adaptados.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Andressa!
    Mais uma obra do autor que vai para minha listinha...
    Capa linda, enredo parece ser mto bom, em breve espero ter oportunidade de conhecer a história.
    Bjs!

    ResponderExcluir