Sonata em Punk Rock (Cidade da Música # 1) - Babi Dewet

14 de setembro de 2018

Título: Sonata em Punk Rock
Autor: Babi Dewet
Páginas: 300
Ano: 2016
Editora: Gutenberg
Gênero: Jovem adulto, Literatura Brasileira, Romance
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:  
Sinopse:
Por que alguém escolheria uma orquestra se pode ter uma banda de rock? Essa sempre foi a dúvida de Valentina Gontcharov. Entre o trabalho como gerente do mercado do bairro e as tarefas de casa, o sonho de viver de música estava, aos poucos, ficando em segundo plano. Até que, ao descobrir que tem ouvido absoluto e ser aceita na Academia Margareth Vilela, o conservatório de música mais famoso do país, a garota tem a chance de seguir uma nova vida na conhecida Cidade da Música, o lugar capaz de realizar todos os seus sonhos. No conservatório, Tim, como prefere ser chamada, terá que superar seus medos e inseguranças e provar a si mesma do que é capaz, mesmo que isso signifique dominar o tão assustador piano e abraçar de vez o seu lado de musicista clássica. Só que, para dificultar ainda mais as coisas, o arrogante e talentoso Kim cruza seu caminho de uma forma que é impossível ignorar. Em um universo completamente diferente do que estava acostumada, repleto de notas, arpejos, partituras, instrumentos e disciplina, Valentina irá mostrar ao certinho Kim que não é só ele que está precisando de um pouco de rock and roll, mas sim toda a Cidade da Música.

Resenha:


"Mas ela amava música, certo? Era a única coisa que sabia fazer direito, que tinha nascido para fazer."


Primeiro livro da série Cidade da Música, Sonata em Punk Rock conta a história da jovem Valentina. Com apenas 18 anos, Valentina já é muito madura e inteligente, ela mora no Rio de Janeiro com sua mãe, que depois de ser abandonada pelo pai de Valentina, trabalha muito para que as duas tenham tudo o que precisam, ou quase.
Quando Valentina passa na seleção da Academia Margareth Vilela é um misto de felicidade e um pouco de tristeza, afinal é a melhor academia de música e também a mais cara. É quando o pai de Valentina resolve aparecer, Alexandre sumiu da vida das duas, porém agora, é rico, famoso e um homem muito inlfuente no mundo da múscia. Ele se oferece para pagar os estudos de Valentina, mesmo receosa, ela aceita a oferta do pai e enfim vai tentar se tornar a musicista que tanto sonha.

"A vida é como uma orquestra; são necessários muitos instrumentos em harmonia para que a música toda faça sentido. Mas, na maioria das vezes, você nem sabe tocar esses instrumentos. E, sempre vai ter alguém dizendo que seu gosto musical é ruim, mesmo que seja o som que te faz feliz. e isso é um saco principalmente quando se é jovem e cheio de sonhos"

Valentina é daquelas personagens que a gente se apaixona logo de cara, ela é forte, determinada e luta por aquilo que deseja. Ela já nasceu com um talento natural para a música, uma autêntica garota do rock! Acompanhamos seu amadurecimento e novas descobertas a cada capítulo, Kim também encanta o leitor, o achei super mega fofo, depois que o ódio passa! A princípio Kim é bem mal educado, ele e Valentina brigam horrores, mas no fundo eles se gostam. Valentina acaba conseguindo conquistar  novas amizades e eles são incríveis, amigos que todos queriam ter.

"...Ela não pôde evitar de reparar que o movimento de cada um ali entoava um ritmo. Como se o conservatório fosse uma grande orquestra e cada aluno, um instrumento. Tudo se encaixava perfeitamente. Era poético. E um pouco assustador."

Uma leitura leve e fluida, que deixa aquele sorriso no rosto. Temos uma linda história que fala sobre uma mulher empoderada , sobre  empatia. Espero ansiosamente pelo próximo livro, para acompanhar mais da jornada de todos.

"Como a vida muda rápido e como tudo é inconstante."

4 comentários

  1. Oi Yohanna.
    Ainda não li nada da autora, mas vejo muitos comentários positivos sobre Sonata em punk rock e outros livros da autora.
    Achei a premissa interessante. Parece uma história divertida, mas com alguns obstáculos e superações, o que é ótimo, porque a vida real não é um mar de rosas.
    Gostei de ter um personagem oriental, mesmo que de início Kim seja um pouco chato e antissocial rs
    Espero ler esse livro em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Yohanna!
    Sou louca pra ler esse livro, li muitas resenhas sobre ele e confesso que criei uma certa expectativa sobre o enredo, então, espero ler um dia e curtir bastante a leitura.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Olá! A capa do livro é muito fofa e gostei bastante da proposta do livro, adoro enredos que misturam músicas a suas histórias e essa ainda traz um toque de humor, mesmo esse romance mais teen me fisgou e quero muito saber como Tim vai sobreviver a tantos desafios.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu já li resenha desse livro e me chama bastante atenção a trama dele..Tem um enredo muito bom e cheio de amo por musica, algo que gosto bastante e quero muito ler ele.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir