Mau Começo - Desventuras em Série, 1 - Lemony Snicket

19 de setembro de 2018

Título: Desventuras em Série - Mau Começo, 1
Autor: Lemony Snicket
Páginas: 152
Ano: 2001
Editora: Seguinte
Gênero: Fantasia, Infantojuvenil, Literatura Estrangeira
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Saraiva | Livraria Cultura
Nota:  
Sinopse: Na classificação das pessoas mais infelizes do mundo - e você sabe que elas não são poucas - os irmãos Baudelaire ocupam sem dúvida o primeiro lugar. Eles viveram mais coisas horríveis que qualquer pessoa. Mas quem são esses desafortunados?


Resenha:




A adaptação de Desventuras em Série foi lançada em 2005, eu tinha apenas 13 anos e virei fã do filme! 13 anos depois, eis que a Netflix surgiu e readaptou esse desastre de livro, e me apropriando ao jeito excêntrico de explicar do autor, aqui desastre significa triste e não que o livro é ruim, e eu finalmente decidi que era hora de ler essa história que me encantou ainda criança e me envolveu depois de adulta.

Se não bastasse perder os pais em um acidente devastador, os três irmãos Baudelaire são levados a um tutor, um tio distante, excêntrico (aqui excêntrico significa que ele age de modo estranho e muito desagradável), que faz os dias das crianças serem um verdadeiro inferno.

Aos poucos o tio demonstra que não possui nenhum interesse em acolhê-los, sim rouba-los de alguma maneira mirabolante. Ao perceberem tal intenção, os irmãos são obrigados a usar toda a inteligência que possuem para poupar suas vidas e proteger sua fortuna.

O livro é narrado em terceira pessoa, as observações que o autor faz entre um diálogo e outro são excepcionais. A escrita é fluida, o narrador é um verdadeiro sábio contador de história que te fisga do início ao fim da leitura. Além de ser fluído, a experiência de leitura se torna ainda melhor dentro de um livrinho tão querido, compacto, com 152 páginas, folhas acartonadas e ilustrações lindas.

Eu poderia abandonar o livro como o narrador sugere, afinal, a história não é assim tão agradável e as crianças passam por situações muito ruins, porém, essa é uma história rica e cheia de lições e eu não o abandonaria de forma alguma.

Desventuras em Série possui 13 livros narrando as tristezas que ocorrem na vida dos órfãos Baudelaire, os livros são do autor e cineasta Daniel Handler, assinado sob seu heterônimo, Lemony Snicket.
Ainda que os Baudelaire não tenham existido na realidade, a existência deles na ficção me fez sentir que, assim como Violet, Klaus e Sunny, eu poderia usar toda a minha inteligência e habilidade para fazer coisas positivas, independente da situação ser favorável ou não. E fiz, viu?

"(...) como ocorre com tantos acontecimentos infelizes na vida, o fato de não compreendermos uma coisa não significa que ela seja menos real."

As lições absorvidas com essa história, mostraram que posso ir além se me esforçar! Então inevitavelmente indico o livro, acho que todo mudo deveria embarcar nessa leitura e se possível, todo o mundo deveria tentar ter o otimismo e a força de vontade desses personagens tão cativantes.

Não importa quantos condes Olafs você encontrará pela frente, mantenha a resiliência e siga confiante, todo dia é um novo dia para se reinventar.

4 comentários

  1. Oi Jéssica.
    Não vi o filme nem li os livros da série.
    Mas parece que a história é bem motivacional, para seguir em frente e superar seus medos e enfrentar os obstáculos.
    Adorei a mensagem!
    Talvez eu leia a série mais para frente.
    Parece que Klaus, Violet e Sunny para por várias situações inusitadas!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Jéssica!
    Adorei sua resenha, sou louca pra ler os livros, comecei acompanhar a série mas tive que parar por falta de tempo, pretendo retomar em breve.
    Espero ter oportunidade de ler os livros tbm.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Esse livro já está na minha lista há algum tempo, só ouço (leio) maravilhas em relação a ele e agora com a adaptação para as telinhas a necessidade de iniciar a leitura só aumenta. Ainda mais sabendo que durante a leitura teremos muitas lições para absorver.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Quando criança me lembro de ver o filme e me apaixonei bastante pela historia.. Eu não assistir a serie, mas sei que tem um ótimo enredo, ah e o livro não li mas pretendo ler.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir