Escrevi Isso para Você - Iain Thomas

21 de junho de 2018

Título: Escrevi isso para você
Autor: Iain S. Thomas
Páginas: 208
Ano: 2018
Editora: Sextante
Gênero: Poemas
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon 
Nota:   
Sinopse: "Você sempre me diz que foi bom enquanto durou. Que as chamas mais intensas são as que queimam mais rápido.
Ou seja, você via em nós uma vela. E eu via em nós o sol."Escrevi isso pra você é uma coletânea de poemas contemporâneos sobre os diversos momentos do amor: a paixão e o encantamento dos primeiros tempos, o lento afastamento, a solidão a dois, a dor do fim e a esperança de novos começos.
Reunindo cerca de 200 textos divididos em quatro partes – Sol, Lua, Estrelas, Chuva –, o poeta sul-africano Iain S. Thomas combina palavras profundas e intensas com fotografias frias e impessoais.

Resenha:

"Você é como uma nova tatuagem. Porque posso não ter você para sempre, mas sentirei você pelo resto da vida."


Escrevi isso para você é um livro de poemas que nos traz a sensação de pertencimento ao mesmo tempo que nos faz sentir perder o chão e refletir  e perceber os sentimentos que muitas vezes são deixados de lado em prol do nosso bem, ou até mesmo pelo desgaste do dia a dia.

O livro é dividido em quatro partes: Sol, Lua,Estrelas e Chuva e com isso o poeta escreve poemas que nos remetem a cada um deles de uma forma singela, arrebatadora e tocante.

Fala sobre a passionalidade do sentir, das relações humanas, da paixão mas também trata do afastamento e dos desgaste das relações amorosas, como lentamente vai esfriando até chegar ao iminente fim.

"Quantos corações seriam invadidos pelos motivos errados se toda vez que você dissesse "Eu te Amo", estivesse falando a verdade?".

Falar sobre um livro que é essencialmente visual e emocional como esse, é muito difícil, pois a experiência de tê-lo em mãos e sentir tudo o que o poeta primorosamente consegue nos passar é indescritível, sem exageros.

Ao ler os poemas passaremos pela fase da paixão, do encantamento de conhecer a pessoa, depois vem o lento afastamento, a solidão mesmo quando juntos, a dor do fim e a esperança de novos recomeços. Basicamente relata o ciclo inevitável da vida, através de palavras e imagens aparentemente aleatórias, mas sempre são belo complemento aos poemas.

Toda e qualquer pessoa que já teve uma desilusão amorosa ou que simplesmente já sentiu o amor, a paixão de alguma forma, precisa ler esse livro.
Confesso que não gosto de poemas, mas esse livro  me encantou de uma forma que não tive como não favoritar.
Para quem quiser saber mais sobre o autor, ele é conhecido na internet com o pseudônimo  pleasefindthis, onde ele começou publicando fotos e poemas em seu blog pessoal.

Abaixo deixo mais alguns dos poemas contidos no livro.

"Se o tempo me levar ( e o tempo vai me levar), vou voltar como uma única pluma. Então por favor,volte como brisa."

"Sei que só peguei emprestado. Sei que preciso lhe devolver o verão. Assim como você tem que me devolver o inverno."

"Você é o herói de ninguém. E ninguém precisa de você.Desesperadamente."

"Ter um dom não significa que algo lhe foi dado. Significa que você tem algo a dar."

Bom, então é isso. Espero que tenham gostado e que leiam o livro quando tiverem a oportunidade, pois tenho certeza que irão gostar.
Até a próxima!

15 comentários

  1. Como fã de poemas, poesias, crônicas e afins, não vejo a hora de poder conferir este livro.
    Desde seu recente lançamento, estou de olho nele, por trazer não somente poemas que traduzem a alma que quem escreveu, mas também por tantos diferenciais.
    O fato de trazer algumas imagens soltas em alguns poemas deixou a edição ainda mais linda e creio que este simples detalhe, seja ainda melhor e mais bonito de ser sentido.
    O fato também de não ser um livro tão pequeno, quanto a maioria dos livros que trazem poema são.
    Espero ler o quanto antes!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Karla.

    Não é do meu feitio de ler poemas, mas admiro o sentimentalismo que há por trás de cada palavra descrita.

    Acredito que tais poesias contidas nesse livro, é capaz de despertar algo em todos nós. Afinal, estamos falando de algo recorrentes em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  3. Oi Karla, confesso que não dou muito de adquirir livros de poemas mas achei a resenha animadora e fico feliz que os poemas tenham te tocado tanto, favoritar livros é sempre bom <3 Eu gostei do último poema que você incluiu na resenha, o que fala sobre dom :D

    ResponderExcluir
  4. Olá Karla!
    Segunda resenha que leio do livro e que me deixou ainda mais interessada em conhecer, eu amo poemas, tenho ctz que vou curtir essa leitura, o livro já está na minha listinha.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Karla. É triste escrever isso, mas não sou a maior fã de poemas, prefiro romances, então esse livro não me chamou muito a atenção, mas se você que também não curtia muito gostou, posso até pensar em lê-lo no futuro.

    ResponderExcluir
  6. Olá Karla! Realmente esse livro exala sentimentalismo, as imagens complementam muito bem os poemas, e esses quotes que você colocou são arrebatadores. Esse autor está se mostrando uma revelação contemporânea, já coloquei Escrevi Isso para Você na minha lista de leituras. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Estou simplesmente apaixonada por esse livro e sequer o li. Vi algumas partes dele espalhadas em alguns blogs e fiquei ainda mais empolgada. Quero muito lê-lo. A junção da poesia com a fotografia é linda.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Adoro esse tipo de leitura, ela faz com que me sinta mais leve, principalmente naqueles momentos que eu mais preciso. É incrível como algumas partes realmente se encaixam e é como tivesse sido escrito exatamente para mim. É aquele tipo de leitura perfeita para fazer entre uma viagem de ônibus mais rápida ou antes de dormir.

    ResponderExcluir
  9. Eu também não sou uma pessoa que gosta de poemas mas pela resenha deu vontade sim de ler. Imagino que talvez possa gostar dessa igual você. Espero poder viajar muito dos sentimentos.

    ResponderExcluir
  10. Cada vez que vejo uma resenha sobre esse livro eu já fico mais encatada d que estou. O livro em si, as fotos, o mod que os pomas vêm, já fazem com que o livro seja um encanto. Pelos quotes dá pra prceber o quanto de sentimento tem envolvido nele.

    ResponderExcluir
  11. Karla!
    Que delícia de livro, hein?
    Quando falou que os poemas parecem visuais, fiquei imaginando que seriam poemas CONCRETOS, mas pelo que entendi, são poemas em prosa com significados entre pessoas que pode ser o autor com outros ou outros com outros. Bem interessante.
    Bom final de semana!
    “Não sei o que fazer do que vivi, tenho medo dessa desorganização profunda. “ (Clarice Lispector)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  12. Um livro deve ter defendido uma leitura deliciosa não é mesmo mas eu acho que eu não teria essa mesma boa experiência Até porque eu não sou muito fã de poesia não tem essa sensibilidade para admirá-los Então acho que é uma leitura que eu não vou efetuar no momento

    ResponderExcluir
  13. O livro É bem interessante e a pegada é bem sentimental mas eu realmente não sou muito fã de livros de poesia não tenho essa sensibilidade necessária para poder apreciar elas

    ResponderExcluir
  14. Olá Karla,
    Não costumo ler poemas, mas gostei da escolha do autor para os temas dos poemas.
    Eubainda não conhecia o autor e vou procurar os poemas dele pra ler

    ResponderExcluir
  15. Olá.
    Não me interesso muito por poesia, mas pela sua resenha acho que valeria a pena dar uma chance a obra.

    ResponderExcluir