Sobre a Escrita - Stephen King

1 de maio de 2018


Título: Sobre a Escrita
Autor: Stephen King
Páginas: 256
Ano: 2015
Editora: Suma das Letras
Gênero: Não-ficção
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota: 
Sinopse: Eleito pela Time Magazine um dos 100 melhores livros de não ficção de todos os tempose vencedor dos prêmios BRAM STOKER e LOCUS na categoria Melhor Não Ficção, Sobre a escrita — A arte em memórias é uma obra extraordinária de um dos autores mais bem-sucedidos de todos os tempos, uma verdadeira aula sobre a arte das letras. O livro também não deixa de lado as memórias e experiências do mestre do terror: desde a infância até o batalhado início da carreira literária, o alcoolismo, o acidente quase fatal em 1999 e como a vontade de escrever e de viver ajudou em sua recuperação. Com uma visão prática e interessante da profissão de escritor, incluindo as ferramentas básicas que todo aspirante a autor deve possuir, Stephen King baseia seus conselhos em memórias vívidas da infância e nas experiências do início da carreira: os livros e filmes que o influenciaram na juventude; seu processo criativo de transformar uma nova ideia em um novo livro; os acontecimentos que inspiraram seu primeiro sucesso: Carrie, a estranha. Pela primeira vez, eis uma autobiografia íntima, um retrato da vida familiar de King. Ao mesmo tempo um álbum de memórias e uma aula apaixonante, Sobre a escrita irradia energia e emoção no assunto predileto de King: literatura. A leitura perfeita para fãs, escritores e qualquer um que goste de uma história bem-contada.

Resenha: Todo mundo ao redor desse nosso planeta azul conhece Stephen King. Seja pelos livros, seja pelo palhaço bizarro com balões amarelos, ou por aquela menina, a estranha. Mesmo que muitos não tenham lido nenhuma obra dele sabem quem ele é. O mestre do mistério, o rei do terror. Mas King tem um trabalho muito especial também, Sobre a Escrita, mas que é mais conhecido em um ramo muito específico do mundo literário.

Neste livro Stephen King não cria nenhuma história. Ele simplesmente conta a dele. Através do relato de vários momentos de sua vida, narra sua jornada como leitor e como escritor. Ele conta sobre seus primeiros trabalhos, sobre seu processo de escrita e conta também sobre como os fatos que aconteceram com ele afetaram a maneira como ele lida com sua arte. Acredito que para quem já leu alguma obra dele seja muito interessante ver como ele as concebeu. Como eu nunca li nada escrito por ele seus relatos apenas aguçaram minha curiosidade para reconhecer suas memórias nas palavras que saem dele.

Depois que termina sua ““biografia””, King passa para a parte em que ele fala do processo de escrita propriamente dito. Dá dicas maravilhosas e constrói seus ensinamentos baseados em uma simples metáfora. Ele fala que a escrita é como uma caixa de ferramentas e cada gaveta é um componente dela que não pode faltar em todo texto. De início pode parecer estranho, mas preciso dizer que faz muito sentido. Juro. Ao abrir a caixa de ferramentas para o leitor ele abre a nossa cabeça de escritor para um mundo de novas possibilidades.

Além de falar sobre o processo da escrita ele conta sobre o mundo literário e chega na parte que todo mundo que escreve quer saber: como faz para ser publicado. Ele discorre por um bom tempo sobre o mercado editorial e como conseguir chegar lá, dando informações muito valiosas. O engraçado é que ele escreve no final da década de 1990, mas o livro não é ultrapassado, muitas das coisas que ele descreve ainda são recorrentes no universo da literatura.

Para todos nós aspirantes a escritor, esse livro é como nossa bíblia. Vivemos por suas palavras e seguimos seus ensinamentos em todos os passos de nossa aventura na escrita. E meu Deus, como esse livro faz a diferença. Eu me senti muito mais preparada para me atrever a escrever. Mas não se enganem, apesar da maravilhosidade contida naquelas palavras elas não vão, por mágica, te fazer escrever como um poeta. De fato King defende que o método mais eficaz de chegar lá é através da prática. Aquele velho ditado, a prática faz a perfeição. Ele até passa um exercício para fazermos e testarmos suas dicas.

Só me resta acrescentar que mesmo que você não queira ser um escritor, mas é fã do trabalho de Stephen King, vale muito a pena dar uma chance para esse livro. É impressionante como as coisas da nossa vida são determinantes nas nossas paixões e com ele não foi diferente. Essa não é uma biografia de King, mas nos permite conhecer um pouco mais sobre e ele e até mesmo entender como suas histórias são o que são hoje. Até eu que nunca tinha tido interesse por nenhuma história dele me peguei muito interessada. Ele afirma em vários momentos do livro que suas dicas são para todos aqueles que não são os gênios escritores, são os regulares que podem sempre melhorar um pouco mais. Mas ele comete um erro gravíssimo: ele se coloca na categoria de escritores regulares. E pelo pouco que conheci dele e o tanto que ele me ajudou só posso dizer que ele é, na verdade, um gênio.


15 comentários

  1. Oi, Maíra.

    Por ter esse grande alcance do público, com certeza o Stephen King não deixa de ser uma referência. E pra aqueles que o admiram e quer seguir os passos dele, acho que esse livro caiu como uma luva.

    ResponderExcluir
  2. Olá Maíra!
    Eu ainda não li nenhum livro do autor acredita?
    Acompanho os filmes e espero mto um dia conseguir ler todas as obras dle...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Olá Maíra!
    Ahhh eu adoro esse livro, me diverti muito com ele e principalmente gostei de conhecer um pouco mais sobre um dos meus autores favoritos!
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas

    ResponderExcluir
  4. Seria engraçado se não fosse trágico, o livro considerado a "bíblia" de King ser o menor de todos os livros.rs
    Adoro os "tijolões" que os livros do Mestre sempre são.
    Ainda não tive oportunidade de conferir este livro, mas pelo que li acima, são dicas valiosas de um grande ícone da nossa literatura.
    Sou fã demais do trabalho do autor e se tiver oportunidade, quero ter e ler esta obra.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Maíra!
    Bacana ver que King escreve um livro sobre seu próprio processo criativo.
    É um livro mais informativo, para ajudar aos escritores iniciantes.
    Tenho lido boas resenhas do livro e de qualquer forma é King, né?
    Tudo que vem dele é bom.
    Tenho esse livro aqui e espero ler em breve.
    Desejo um MÊS de sucesso e bençãos!
    “Nunca confunda movimento com ação.” (Ernest Hemingway)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA MAIO – 4 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  6. Oi Maíra, com certeza Stephen King é conhecido no mundo inteiro por seus clássicos livros de terror, uma mais assustador que o outro. Acho interessante principalmente pra quem quer escrever e publicar um livro ter um contato sobre o processo de escrita. Claro que pra quem não quer mas quer saber um pouquinho sobre o assunto e sobre a própria biografia do Stephen King vale a pena também.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Maíra.
    Vi vários comentários positivos sobre esse livro. Esse livro parece trazer ótimas informações para aqueles que só querem saber um pouco mais sobre a vida do autor, mas também para aqueles que querem escrever um livro, dando dicas sobre processos de escrita, mas também como faz para ser publicado.
    Ainda não li nada do autor, pois não sou fã do gênero terror. Mas um dia irei ler algo dele.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li nenhum livro do King, mas adimiro bastante o trabalho dele. Ainda não li nada negativo sobre suas obras e amei a ideia desta, ainda que não seja a Biografia dele, acho que é sua forma de se aproximar mais ao público, mostrando os seus bastidores. Preciso muito ler algo escrito por ele!

    ResponderExcluir
  9. Olá Maíra,
    Sempre ouvi varias criticas positivas sobre o autor, mas nunca li nada dele.
    Eu tentei ler Dark Tower, mas o começo estava tão cansativo que eu acabei abandonando o livro.
    Não sou fã dele e não tenho curiosidade de ler esse livro, mas para os fãs dele esse livro parece ser uma boa pedida.

    ResponderExcluir
  10. Sou muito fã do autor e já li quase todos os livros dele. Esse particularmente não tenho, mas já li. É uma leitura bem interessante, quem é fã vai gostar!

    ResponderExcluir
  11. Oi Maíra.
    Achei a ideia do livro bem interessante, não sou uma fã de carteirinha do autor, para falar a verdade, não li nenhuma de suas obras, não por falta de vontade e sim de coragem, no entanto, achei incrível a ideia de um autor tão renomado dando dicas de escrita, enfim, quero muito ler.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Olá! Embora não seja uma grande fã do gênero terror, adoro conhecer mais sobre a vida dos autores, e acredito que esse livro seja perfeito para isso, pois quem melhor para falar sobre a trajetória de Stephen King do que o próprio, e ainda como bônus poderemos receber dicas de escrita, adorei!

    ResponderExcluir
  13. Exatamente, conheço Stephen King por conta de It e de seus outros trabalhos que os fãs comentam, mas nunca li porque fujo de terror.
    Achei muito bacana esse livros, é um presente para os fãs ter a chance de conhecer a vida e o processo de escrita do King.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Foram poucos livros que li de Stephen King, porém os que li foram perfeitos. Com certeza quero ler esse livro, por se tratar desse autor, quem é fã não pensa duas vezes em ler.

    ResponderExcluir
  15. Nunca li nada do Stephen King mas ja vi filmes baseado nos livros dele. Sempre leio resenhas positivas e tenho curiosidade para ler uma de suas histórias mas nada que chegue a uma grande vontade. Achei bacana Sobre a Escrita ele falar sobre a publicação de um livro e a criação de um também contando sua história. Quando ler uma de suas histórias com certeza lerei esse para o conhecer melhor.

    ResponderExcluir