O Azarão - Markus Zusak

7 de abril de 2018


Título: O Azarão
Autor: Markus Zusak
Páginas: 176
Ano: 2012
Editora: Bertrand Brasil
Gênero: Romance Australiano
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:
Sinopse: Antes de tornar-se mundialmente conhecido, Markus Zusak escreveu uma trilogia de sucesso que somente agora está sendo publicada no Brasil. O primeiro título chama-se O Azarão. Fãs de A menina que roubava livros não podem deixar de ler os romances que inciaram a carreira estelar desse autor. Narrado em primeira pessoa, o livro apresenta a história de Cameron Wolfe, um garoto de 15 anos, perdido na vida e que vive às turras com a família. Trabalha com o pai encanador e sua mãe está sempre brigando com os filhos, na pequena casa onde todos moram juntos. Steve é o mais velho e mais bem-sucedido. Sarah é a segunda, e está sempre dando uns amassos com o namorado. Rube é o terceiro e o mais próximo de Cameron. Os dois, além de boxeadores amadores, vivem armando esquemas para roubar lojas e outros locais do tipo. Contudo, os planos nunca saem do papel. Uma história sobre a vida e sobre as lições que dela podem ser tiradas. Um romance de formação que exibe um jovem incorrigível, infeliz consigo mesmo e com sua vida. - "Tento ser humano em minha escrita. Comecei a escrever porque era o caminho natural. Durante o ensino médio eu era muito introvertido. Sempre tinha histórias na cabeça. Então comecei a escrevê-las." - Markus Zusak


"- Porque você não aprende nada, se não tiver paciência pra ler. A tevê tira isso de você. Deixa você burro."
Resenha: Esse é o primeiro livro dos irmãos Wolfe e tenho que dizer que desde que Zusak começou a escrever, seus livros sempre me rementem a reflexões, a vida, a dilemas, a se ver, a pensar em si e em todos de uma forma única e solitária, em uma caminhada e que as mudanças sempre ocorrem na vida de cada um e nenhuma é igual. É única. É espetacular.

"A palavra talvez estava começando a me irritar, porque a única coisa certa era que talvez me acompanhasse para sempre."
Nesse livro conhecemos Cameron e toda a família Wolfe, sua mãe que é uma mulher de fibra e simples, seu pai que é encanador, seus irmãos Steve, o mais velho e trabalhador, Sarah trabalhadora e namoradeira...kkk, Rube seu irmão que sempre topa as lutas, jogos e brincadeiras e adolescente. Cam é o filho mais novo e tenta se encontrar na vida que leva e na vida que sua família leva. Sua família é simples, pobre e humilde, porém ele e seu irmão Rube aprontam demais, como todo bom garoto em suas fases. 

"Será que os anos nos venceram?
Será que nos enfraqueceram?"

A cada capítulo, conhecemos mais sobre sua família, seu emprego que acabou perdendo e acaba ajudando seu pai no trabalho e onde ele encontra sua musa e seu primeiro amor., Rebeca. Que é de uma família abastada e afim e, Cam não sabe muito bem como agir com esse sentimento que toma todo seu coração. Ele não vê a hora de ver a moça novamente e tentar conversa com ela, porém nem tudo são flores. A cada fim de capítulo Cam nos fala sobre o sonho ou pesadelo que teve e como se assemelha com a realidade é uma maneira muito lúdica com a que Zusak trabalha e nos faz refletir sobre muitas coisas em nossas vidas. Cam quer ser alguém, quer se encontrar. Será que ele consegue?

"Estava de pé ali, esperando que alguém fizesse alguma coisa, até perceber que a pessoa que eu estava esperando era eu mesmo."

Como está supracitado Cam é o narrador e vemos, lemos e, entendemos tudo do seu ponto de vista e que ponto de vista mais singelo e bondoso.

7 comentários

  1. Sou apaixonada pelas letras de Zusak. Desde que li A Menina, não teve mais jeito. O autor prende de uma maneira toda especial. Depois acho que li O Mensageiro, outro grande livro do autor que também recomendo demais.
    Ainda não li O Azarão,que já foi lançado há um bom tempo. Mas quero muito poder conferir a vida de Cam e sua família!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Raquel.

    Talvez a Rebecca possa melhor fazer o Cameron levar a vida adiante, mesmo ele fazendo parte de uma família com uma estrutura conturbada e tendo seus altos e baixos.

    ResponderExcluir
  3. Olá Raquel!
    Eu já li A menina que roubava livros e adorei a escrita do autor, este eu ainda não conhecia, já vou anotar nos desejados e torcer mto pra que surja uma oportunidade pra ler logo pois me interessei mto nesse livro!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oi Raquel.
    Li dois livros do autor: A menina que roubava livros e O mensageiro e gostei bastante da escrita do autor.
    Achei a premissa de O azarão bem simples, mas parece trazer bos reflexões ao leitor. Adoro livros assim.
    Espero ter o oportunidade de ler esse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nada dessa autor, embora ele seja bem conhecido. Gostei da proposta do livro, embora a capa não tenha me agradado muito. É um livro bem curto, então me arriscaria totalmente.

    ResponderExcluir
  6. Olá Raquel.
    Uma família bem peculiar não é? rs
    Apesar do livro fugir um pouco do que costumo ler, achei interessante as reflexões que ele parece trazer, fora que deve ser divertido também acompanhar a vida desses irmãos.. Confesso que de cara o livro não me surpreenderia, mas agora se tiver oportunidade sem dúvidas irei ler!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Raquel!
    Não conhecia as obras do autor mas já achei interessante o fato delas nos fazerem refletir. É bom que o livro é bem curtinho e dá pra ler bem rapidinho. Fiquei curiosa pra saber um pouco mais da família wolfe.
    Bjs

    ResponderExcluir