Princesas G Power - Mila Wander, Thati Machado, Janaína Rico e Larissa Siriani

23 de março de 2018


Título: Princesas G Power
Autor: Mila Wander, Thati Machado, Janaína Rico e Larissa Siriani
Páginas: 310
Ano: 2017
Editora: Qualis Editora - Selo Divas da Qualis
Gênero: Chick Lit, New Adult, Romance, Nacional
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Americanas.com | Amazon
Nota:    
Sinopse: Uma estudante de medicina encontra o amor verdadeiro. Uma jovem órfã descobre que seus pais estão vivos. Uma moça com medo do mar se arrisca em um cruzeiro. Uma garota acha o seu lugar em uma nova cidade. Estar acima do peso não impede essas protagonistas fortes e empoderadas de viverem aventuras incríveis, dignas dos mais belos contos de fadas. Kai, Rosa, Cindy e Malena são verdadeiras princesas de suas próprias histórias, merecedoras de príncipes encantados, bailes, mistérios e sapatos de cristal. Com tramas leves e divertidas, Janaina Rico, Larissa Siriani, Mila Wander e Thati Machado mostrarão que existe apenas uma regra para sermos verdadeiras princesas: temos que nos permitir um felizes para sempre.


Resenha:

Princesas G Power chegou pra mim de forma inusitada. Algumas pessoas já sabem dessa história, talvez você não, então vou te contar e prometo ser breve.

Domingo, último dia da Bienal do Rio, preparei minha listinha, organizei o que gostaria de fazer em cada estande e o que gostaria de comprar. Fiz tudo direitinho, cheguei cedo pra buscar minha credencial (o blog está cada vez mais importante, meu bem) e aproveitar todo o tempo que podia.

Além disso, eu estava cheia de vontade de fotografar tudo que desse pra vocês. Mas não deu, tive uma crise de ansiedade e foi impossível permanecer no local. Deixei minha lista com meu marido fofo e fui embora.

Bate Papo com Autor na Bienal Rio <3
Quando finalmente chego em casa, recebi diversas mensagem do Michel, vulgo meu marido fofo, dizendo que estava no Bate Papo com autor que grifei na lista e que eu adoraria estar lá, ele estava no bate papo com as autoras do livro Princesas G Power (que até então eu não conhecia) e eu curtiria demais o conteúdo EMPONDERADO da conversa e o resumão que rolou sobre o livro.

COM DIREITO A AUTOGRAFO!
Faltou só o da Thati :(

Então, como ele chegou lá se eu ainda não as conhecia? Sim, ele errou o pavilhão! Como sorte pouca pra essa casal é bobagem, ele ainda ganhou o livro que as autoras sortearam e esse foi o melhor momento pra esse livro chegar em minhas mãos! Fiquei tão feliz, pesquisei muito sobre as autoras e suas obras. Acabou que esse livro Mágico furou minha fila de leitura e agora trago uma resenha legalzinha pra vocês. Ou melhor, O que vi... de Princesas G Power.







São histórias que já conhecemos, ambientadas nos dias atuais, com dilemas atuais e mocinhas reais. Tem alguns trechos bem caricatos, mas em alguns momentos esquecia que estava lendo algo relacionado a uma história do cinema, dos livros e dos desenhos que tanto acompanhei quando era criança. Na realidade, o pano de fundo nós já conhecemos, o final talvez, mas o que Janaina, Larissa, Mila e Thati fizeram aqui foi pura Mágica!

Todas as 4 protagonistas sofrem algum tipo de preconceito por serem gordas. Acredito que as autoras não possuem intenção de dividir "isso é história pra gordo", "isso é história pra magro", a intenção me parece outra, não separar, sim unificar vozes e dar fala a todo tipo de protagonista! E viva a diversidade! Por qual motivo as protagonistas devem ser sempre magrinhas?

Ver gordas donas de suas próprias histórias, escrevendo história e fazendo história, foi algo motivador. E acho que estava faltando um pouco disso na minha estante: representatividade. E não pense que essas páginas estão preenchidas somente com temas polêmicos/pesados como gordofobia e racismo, pois não estão, apesar de apontarem o dedo na cara de todo tipo de preconceito, inclusive do velado e dizer "você não tem lugar aqui!", em Princesas G Power você encontra uma leitura leve! Foi impossível não rir ou não torcer muito por cada uma delas.

Cada escrita me fisgou de forma diferente e senti que as mensagens foram absorvidas com sucesso. A história está para além do "felizes para sempre" ou da busca louca por um príncipe. Aqui temos pequenas doses de "o que fazer quando algo der errado?", "ficar calado é sempre a melhor solução?", "e qual é o problema se eu de fato curtir comer?", ah, e mágica, já falei sobre mágica? <3

O que ficou pra mim é que príncipe pode nem ter reino, o amor não tem cor, o feliz pra sempre pode ser só o agora e acima de tudo, sua maior e melhor companhia será sempre você! Sem contar também que nem todos que se dizem amigos, são de fato amigos. Ficar calado, aceitando quietinho toda "crítica positiva" regada de veneno e preconceito que te dizem, não é algo que você TENHA OBRIGAÇÃO DE OUVIR por estar ACIMA DO PESO!

Não conseguiria falar da grandiosidade desses contos de maneira individual sem prolongar esse papo para muitas páginas! Apesar de serem independentes, com início, meio e fim, é possível ver um assunto puxar o outro e se emaranhar numa mensagem única: respeito! Parece que os contos foram escritos para fazer parte de algo muito maior, que para mim, funcionou como alerta. Ficou aquela perguntinha no ar: será que devemos nos esconder ou tentar buscar um padrão quando já temos um?


"Mas Jhe, você não tem um conto favorito?" Tenho, tenho muito! E confesso que terminei tudo com vontade de ser sereia... hahaha Mas preferi falar sobre a mensagem que absorvi, no lugar de dar detalhes dos enredos pra vocês, afinal, o enredo dos contos de fadas nós já sabemos, o que você precisa agora é embarcar nesses contos maravilhosos, se deixar surpreender pelo rumo que as histórias seguiram e abrir o coração para as mensagens ora sutis, ora gritantes registradas nessas páginas!

Um Romance fluído, daqueles que você consegue sentar e ler de forma tranquila depois ou durante uma Bad, capaz de curar até Depre Pós Leitura de tanto emponderamento! Uma narrativa que consegue misturar leveza e uma dose G POWER de críticas sociais que precisam ser faladas! Um livro de conteúdo levinho, que parece despretensioso, mas que tem a cara e a coragem de todas aquelas que até pouco tempo não tinham voz, que ficavam se escondendo por trás de roupas mais largas e cintas apertadíssimas! Um grito de liberdade! E eu amei ouvir e sentir essa mensagem!

bjs e boa leitura! :*

8 comentários

  1. Olha, só a história de como este livro foi parar nas suas mãos, já daria um livrinho bem divertido!
    Destino?rs Não sei! Mas acredito que as coisas meio que caim no nosso colo quando estamos de fato, precisando daquilo.
    Como não conhecia o livro, estou aqui já desejando e muito conhecer. Ainda mais nessa época onde todo mundo anda lutando por igualdade, deve fazer um bem danado, encarar tudo isso com bom humor, mas também com luta!!!
    Vai para a lista de desejados com certeza!
    A capa é uma fofura só.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jessica.

    Livros com essa temática, é o grande diferencial, que foge do padrão. E que não deixa de fazer uma sintonia com os personagens.

    ResponderExcluir
  3. Olá Jéssica!
    É a primeira resenha que leio desse livro, sempre tive curiosidade em conhecer e agora com esse tema e enredo preciso pra ontem!
    Tenho ctz q vou curtir a leitura!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oi Jéssica.
    Não tinha ouvido falar sobre esse livro, mas ele parece ser incrível.
    Adoro histórias interessantes com personagens "fora do padrão" e do estereótipo. Acho que mostram pontos de vistas diferentes e precisamos ler mais histórias assim.
    Achei bem interessante haver 4 contos que são independentes, mas que de alguma forma há a sensação de continuidade da história.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Jéssica!
    Eu não conhecia esse livro e das autoras conheço de nome a Larissa Siriani. Eu fico muito feliz de ver livros que mostram essa representatividade com mais espaço, principalmente porque me sinto incluida em ver personagens que tem o mesmo biotipo que o meu conseguindo realizações.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá! Nossa adorei saber como esse livro chegou até você, incrível demais e ainda por cima ganhar os sorteio (#chocada). Quanto à história, gostei bastante do enredo, curto essa proposta de releituras e ainda mais em formatos de contos o que acaba tornando a leitura mais rápida e para mim bem mais divertida. Das autoras conheço a escrita da Mila e gosto muito.

    ResponderExcluir
  7. Oi Jéssica!
    Tem livros que parecem que são pra ser né? Chegam de maneira inusitada e nos surpreendem demais.
    Mais um livro que parece incrível, que retrata o preconceito e que vem pra lutar contra essa velhas ideias, que deve ficar sim no passado. Além disso pra completar é um romance fofo, tem receita melhor? É com certeza a receita do sucesso.
    E o melhor que é um livro nacional! Realmente tudo de bom!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Jéssica!
    Fui gorda a vida inteira e sei bem o que é o preconceito em relação a isso. Hoje estou no peso normal para mminha altura, mas por vezes, ainda me sinto gorda...kkkk Acho que foram muitos anos para serem esquecidos tão facilmente.
    Fato é que gostaria de ler.
    “Não cruze os braços diante de uma dificuldade, pois o maior homem do mundo morreu de braços abertos!” (Desconhecido)
    BOA PÁSCOA!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir