O último Adeus - Cynthia Hand

22 de janeiro de 2018


Título: O último Adeus
Autor: Cynthia Hand
Páginas: 352
Ano: 2016
Editora: Darkside
Gênero: Literatura norte-americana, Ficção
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:      
Sinopse: A autora de fantasia que está encantando leitores com a força de sua escrita lança seu primeiro romance contemporâneo – uma trama comovente e impactante situada nos dias de hoje. Depois de sucessos internacionais como a saga Sobrenatural, Cynthia Hand demonstra todo o seu talento numa história sobre perda, culpa e superação. O Último Adeus é narrado em primeira pessoa por Lex, uma garota de 18 anos que começa a escrever um diário a pedido do seu terapeuta, como forma de conseguir expressar seus sentimentos retraídos. Há apenas sete semanas, Tyler, seu irmão mais novo, cometeu suicídio, e ela não consegue mais se lembrar de como é se sentir feliz. O divórcio dos seus pais, as provas para entrar na universidade, os gastos com seu carro velho. Ter que lidar com a rotina mergulhada numa apatia profunda é um desafio diário que ela não tem como evitar. E no meio desse vazio, Lex e sua mãe começam a sentir a presença do irmão. Fantasma, loucura ou apenas a saudade falando alto? Eis uma das grandes questões desse livro apaixonante. O Último Adeus é sobre o que vem depois da morte, quando todo mundo parece estar seguindo adiante com sua própria vida, menos você. Lex busca uma forma de lidar com seus sentimentos e tem apenas nós, leitores, como amigos e confidentes. Cynthia Hand divide seu tempo entre o sul da Califórnia, onde vive com o marido e o filho, e o sudeste de Idaho, perto das Montanhas Teton. Escritora best-seller do New York Times, Hand dá aulas de escrita criativa na Universidade de Pepperdine. Na mesma linha de Os 13 Porquês (Jay Asher) e Se eu Ficar (Gayle Forman), O Último Adeus é o seu primeiro romance contemporâneo. “Um romance emocionalmente complexo e poderoso que permanece com os leitores muito tempo após fecharmos o livro. Brilhante e ao mesmo tempo de estilhaçar de dor, com vida e esperança.”





Resenha: Esse é meu terceiro livro lido da Darkside e tenho que dizer que sempre me surpreendo de uma forma muito boa, pois são histórias com excelentes personagens, com narrativas diferentes e histórias que me conquistam sem contar que são todos em capa dura, a diagramação, gravuras, fontes são ótimos o papel sempre um amarelo claro que facilita na hora da leitura. A outra coisa que reparei nesse livro a cor da fonte é azul o que combina justamente com a imagem na borda da capa de uma caneta azul aberta.

Agora sobre a história. O livro é narrado em primeira pessoa pela Alexis e vemos, ouvimos, sentimentos, entendemos tudo de seu ponto de vista. Alexis é uma jovem de 17 anos, que mora com a mãe já que seus pais se separaram, porém no ano passado, infelizmente seu irmão, de dois mais novo, se suicida de uma maneira trágica e fatal. A vida dessa jovem promissora a ser estudante no MIT, torna-se sem sentido, triste, angustiante, de ansiedade e ela se afasta de todos os amigos da escola e acaba não sabendo lidar com a própria dor. Sei que não é fácil perdermos alguém que amamos, que um familiar próximo, mas um irmão, não faço ideia e desejo não saber e nem sentir essa dor. Fica sem rumo e não ver como seguir em frente nem por uma brecha.


 
 Esse desenho é o primeiro que vemos, ou seja, é como se fosse como Lexie está por dentro. Uma bagunça e ela não faz ideia de como melhorar.



Já esse. É o último,a meu ver, significando que ela melhorou e seguiu em frente. Mesmo sendo difícil seguir. Ela consegue ver um caminho adiante.





Sua mãe também está devastada, trabalha como enfermeira, bebe para tentar suprir a dor e não sabe como seguir adiante. Crê que sua vida acabou, mesmo tento a filha mais velha Lex.
 
Os amigos de Lexie tentam ajuda-la, consola-la, mas não é o suficiente. Até que ela tem vários pesadelos em que seu irmão falece de formas diferentes todas às vezes e nunca como aconteceu. Então sua mãe a leva em um terapeuta que tenta ouvi-la e ajuda-la, porém Lexie não quer falar,mas ele tem uma ideia de ela escrever em um diário para alguém ou para seu irmão que se foi, para tenta-la ajudar. E aos poucos há resultado, porém não só isso. Uma amiga de infância volta a falar com ela e como essa amiga perdeu seu pai de alguma forma essa amiga a entende e a ajuda de uma maneira bem positiva e sabe  que ador não irá embora mais ela diminui dá para seguir em frente.

Portanto, esse é um livro que me emocionou, se você é emotivo, vai chorar, com certeza....kkk
Vale a pena ver como Lex se ajuda, ajuda sua mãe e seu pai. Ela se supera e vai adiante ter um novo caminho. Um recomeço.





8 comentários

  1. Sou apaixonada pelos livros da DarkSide e mais uma vez repito:é a Editora do momento!Aquela que mais tem caprichado em suas capas, fontes e diagramação!
    Ainda não tinha lido nada a respeito deste livro,mas já quero muito ler! Estas histórias de superação, de continuar vivendo mesmo depois de uma dor tão devastadora, os medos, incertezas, tristezas, tudo ali, estampado nas letras.
    Vai para a lista de desejados com certeza!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Raquel!
    Sou loucamente doida pra ler esse livro, desde o lançamento fico babando e acompanhando as resenhas, tenho cada vez vontade de lê-lo, o enredo me prendeu totalmente, espero não demorar mais pra ler...
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Raquel.

    Superar a dor, não é nada fácil, ainda mais quando não se sabe o que motivou alguém a se suicidar... Como foi o caso do Tyler.

    Esse trágico e fatídico acontecimento com certeza virou a vida da Lexie de cabeça para baixo. Ver todo o seu sofrimento e pensamentos, com certeza também é angustiante.

    Bem como é angustiante para ela tentar entender o porque do Tyler se matar, e ter que 'conviver' com a ausência dele... Ou, com seu fantasma, ou momento de delírio, por querer que ele estivesse ao seu lado, vivo.


    ResponderExcluir
  4. Ooi Raquel, os livros dessa editora são divinos!
    Parece ser uma história tão emocionante, amo histórias de superação e essa me deixa bem curiosa.
    Com certeza vou me emocionar muito com essa história, sou bem chorona com livros kk
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Xará kkkk, nunca li nenhum livro da Darkside, mas tenho muita vontade pois são todos um mais lindo que os outros e acho mt bom que você esteja gostando dos livros pois vi muita gente falando que a darkside é apenas um rostinho bonito e que se decepcionou com os livros, mas que bom que com você foi diferente!! esse é um livro que realmente me interessou, a dor do luto é horrivel, você fica se questionando o que vale a pena ou não, se conseguiremos ser felizes sem a pessoa do lado, foi assim quando perdi meu pai, é dificil, mas como a amiga de infancia da Lex diz : a dor diminui, o bastante pra você conseguir seguir em frente... é uma história que com certeza quero conferir.

    ResponderExcluir
  6. Esse livro é o tipo de leitura que eu gosto de ter uma pegada Sobrenatural mais leve ao mesmo tempo e eu achei certos pontos do livro muito emocionante na hora que ela começa a falar as lembranças dela com o irmão é difícil segurar as lágrimas nessa hora que você vê que a protagonista realmente tá em uma péssima situação da vida dela

    ResponderExcluir
  7. Eu não conhecia este livro, como gosto de livros com histórias emocionantes, acabei me interessando em ler este livro, e pela sua resenha a história parece ser muito boa, então adicionei O último Adeus em minha lista de leituras.

    ResponderExcluir
  8. Raquel!
    A autora foi bem corajosa ao abordar dois temas fortes: suicídio e depressão.
    Li uma entrevista onde o pesquisador informava que a depressão é a doença do século XXI.
    Temos de ser observadores constantes de quem amamos para identificar os sintomas e para que não chegue a atitudes extremas como o suicídio.
    O livro deve ser uma leitura densa, ainda mais com as experiências da própria autora.
    “Que o novo ano que se inicia seja repleto de felicidades e conquistas. Feliz ano novo!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir