Luz, Câmera, Ação: A Pele que Habito


Título: A Pele que Habito/ La Piel Que Habito
Elenco: Antonio Banderas,Elene Anaya,Marisa Paredes,Roberto Álamo, Blanca Suárez, Eduard Fernandez
Diretor: Pedro Almodóvar
Ano de Lançamento: 2011
Classificação: 16 anos  

Sinopse: O doutor Robert Ledgard (Antonio Bandeiras) é um notável cirurgião plástico, alimentado pela obsessão de recriar em laboratório uma espécie de pele humana, desde que sua esposa sofrera graves queimaduras após um acidente de carro. Atormentado pela morte da mulher, Ledgard se mostra um homem inescrupuloso e não medirá esforços para colocar em prática seus experimentos para criar uma pele artificial para seres humanos.




Resenha: Iai povão, mais um filme para vocês e dessa vez vamos sair desse mundo hollywoodiano e passar para filmes de outros países, porque o cinema não vive só dos Estados Unidos né? O filme que vos falo hoje é um filme espanhol, com o nosso conhecidíssimo Antonio Banderas como personagem principal, é um filme muito tenso, e que eu fiquei totalmente chocada com o final, realmente nunca esperaria por isso,então vamos lá falar um pouquinho sobre ele.

O filme conta sobre Robert, um cirurgião plástico que já está aposentado dos hospitais, mas mantém um laboratório em casa e faz experimentos para criar uma pele tão perfeita quanto a humana, pois sua mulher morreu num incêndio e isso o deixou seriamente transtornado, seguido pela morte de sua filha que tinha uma grave doença mental. Isso o deixou isolado e apenas focado em suas experiências e também temos como personagem principal a cobaia que o Dr.Robert usa para tentar criar essa pele.




No começo ficamos nos perguntando de onde Robert tirou essa mulher para usar como sua cobaia e porque ela concordou com isso, mas com o tempo fica claro que ela está ali forçada pois após os experimentos ela é mantida em cativeiro e Robert a obrigada a entrar em um "relacionamento com ele" e ainda a recria com a imagem de sua falecida mulher.

O filme mostra o presente enquanto Robert faz os experimentos e o passado explicando como ele chegou até ali, tudo que sofreu e o que realmente aconteceu com sua filha, e é nisso que descobrimos também quem é a cobaia e qual o motivo dela estar ali e esse foi a maior surpresa da minha vida. Juro para vocês que voltei essa parte uns 5 vezes pois estava achando que eu entendi errado, mas sim, é uma das coisas mais bizarras que eu já vi, porém ao mesmo tempo fascinante.








O filme ganhou alguns prêmios como melhor filme estrangeiro e eu acho muito merecido, ele é baseado em um livro chamado Tarântula (2005) escrito pelo autor Jonquet Thierry, e algumas pessoas me contaram que o livro consegue ser bem mais macabro que o filme (sendo que eu não consigo imaginar como isso é possível). Porém, quero muito conferir o livro para dar ter essa comparação entre os dois, e claro que o livro é sempre melhor que o filme, você consegue sentir mais os sentimentos que querem ser passados, então eu recomendo vocês lerem o livro também se ficaram interessados pela história.

Espero que tenham gostado da dica de hoje e até o próximo filme.


10 comentários

  1. Esse filme é muito famoso, já ganhou prêmios e tudo, como você mesma falou. O Antonio Banderas é um ótimo ator! Eu tenho vontade de assistir o filme e posso imaginar quem seria a cobaia dele... espero estar errada.

    Beijos,
    sigolendo.com.br

    ResponderExcluir
  2. to com esse filme aqui há milênios e só nao assisti ainda porque quero ler Tarântula antes... Antonio Banderas é um ator que admiro bastante, e me falaram que ele está perfeito em sua atuação...
    bjs...

    ResponderExcluir
  3. Oiii Gabriela, cmo vai?
    Estou com ele a bastante tempo na listinha e até então fiquei meio assim se leria ou não, confesso que sua postagem me deixou loucaaaaa para querer o quanto antes, sou uma grande fã destes atores.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Olá, na época do lançamento esse filme foi bem comentado, vi um spoiler mas não tenho certeza que é isso realmente o que acontece, de qualquer forma, parece ser perturbaror.

    ResponderExcluir
  5. Confesso que não sou muito fã do Antônio Banderas, por isso dificilmente eu veria este filme. Mesmo o enredo do filme não me chamou muito atenção.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Gente, tenho pavor desse filme, sério! Assisti no ano passado por recomendação de uma amiga e fiquei chocada!!
    Não sabia que era baseado em um livro! =O

    ResponderExcluir
  7. Nossa, apesar desse filme ser bastante famoso, foi um dos poucos filmes que comecei a assistir e não consegui ver até o final, me deu uma sensação muito ruim, sei lá.

    ResponderExcluir
  8. Olá, nunca assisti o filme, mas sei bem sobre o que se trata e todas essas questões que ele envolve...é tive alguns spoilers!

    Preciso assistir, mesmo assim.

    Esse negócio de 'transformação' me lembre 'Tusk', aquele filme da morsa, você já assistiu? É muito estranho.

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. eu amo os filmes de Almodóvar. Infelizmente, A pele que habito, ainda não assisti, por falta de tempo, mas já está em minha lista de desejados. Tenho até um box com os filmes do Almodóvar.

    ResponderExcluir
  10. Oieeee
    Tudo bom???
    Nossa eu ainda não vi esse filme, mas pela sua crítica, já fiz algumas deduções aqui e se for o que yo pensando é bem bizarro.
    Vou ver se consigo ler tarantula a tes de ver o filme.
    Beijos

    ResponderExcluir