Resenha: Os Contos de Beedle, o Bardo - J.K. Rowling

Autor:  J.K. Rowling
Páginas: 107
Ano: 2008
Editora: Rocco
Adicione: Skoob
 
Sinopse: Os contos foram traduzidos das runas originais pela personagem Hermione, a partir do velho exemplar herdado por ela. São cinco histórias de fadas diferentes entre si. Histórias populares para jovens bruxos e bruxas, contadas há gerações aos filhos à hora de dormir. Pouco se sabe do passado de seu autor, apenas que Beedle, o Bardo, teria nascido em Yorkshire no século XV e possuía uma longa barba; mas suas histórias foram passadas de geração em geração e têm ajudado muitos pais bruxos. Não muito diferente dos contos escritos para pequenos trouxas.
Enquanto nos livros dos trouxas ela está ligada ao comportamento errado, aqui ela está associada aos heróis e às heroínas que são capazes de realizar mágicas para ajudar os outros. Só que ao mesmo tempo bruxos e bruxas descobrem que esta mesma magia pode lhes causar dificuldades e nem sempre é a solução para todos os problemas. Assim como em alguns contos de fadas, as histórias de Beedle podem assustar criancinhas, mas, por outro lado, as inspiram a serem honestas e a usarem seus poderes para o bem, algo que Dumbledore ressalta a todo momento em suas anotações.
A primeira das histórias, “O bruxo e o caldeirão saltitante”, tem como protagonista o filho de um bruxo muito bom que, após a morte do pai, decide não ajudar os outros como o pai o fazia; “A fonte da sorte” mostra a busca de três bruxas e um cavaleiro por uma fonte, cuja água concede boa sorte a todos aqueles que nela se banharem; em seguida, a mais assustadora das narrativas, “O coração peludo do mago”, sobre um velho bruxo incapaz de amar e uma donzela que em muito lembra as donzelas dos contos de fadas trouxas; antes da já conhecida “O conto dos três irmãos”, Rowling apresenta as aventuras da esperta “Babbity, a coelha, e seu toco gargalhante”.
Os contos de Beedle, o Bardo comprovam mais uma vez o talento de J. K. Rowling para transportar o leitor para o seu universo mágico e único. Pegue sua vassoura, alguns galeões e vá buscar o seu!

Resenha: Lendas, ou contos reais de coisas que aconteceram realmente no mundo bruxo?
Um livro com contos ou historinhas infantis do mundo bruxo que podem ser as vezes considerados como um conto de fadas dos trouxas (não bruxos) como de Cinderela ou Branca de Neve, porém essas historinhas não encaixam com finais felizes como as nossas.

O livro é traduzido pela Hermione Granger, e além de tudo tem a opinião de Albus Dumbledore no final de cada conto a fim de trazer perguntas dentro do universo bruxo algumas respondidas com certezas como no filme sobre o conto dos Três Irmãos, esse pequeno livro deixa pairando dúvidas sobre sua cabeça no que é lenda ou fato nesse universo, como já visto antes. além dos contos serem passados no século XV no mundo bruxo por Beedle, os contos mostram até mesmo os conflitos antigos que se tinham entre os bruxos e os trouxas durante a idade média.
" Então, o irmão mais velho, que era um homem combativo, pediu a varinha mais poderosa que existisse..."
Lembro também que é impossível ler os contos sem que vocês imaginem a Hermione narrando as histórias como no último filme, pois como disse os contos foram "traduzidos por Hermione".

J. K. Rowling nos prende em mais uma de suas histórias desse universo fantástico como se o que nós soubéssemos dessa fantasia não fosse um terço do que ela sabe, além disso pode-se ver ela se colocando na história, como se ela fosse parte desse universo (nada mais justo, não é?!).
"Concordemos ou não com ele, há que desculpa-lo por desejar proteger os futuros leitores das tentações em que ele mesmo caiu e pelas quais pagou um preço terrível. J.K. Rowling" 
A diagramação é fantástica e bem agradável, a capa traz uma impressão de que está sujo devido a sua velhice o que torna o livro engraçado e bonito, ele é bem curto mas como disse anteriormente agradável de ler e também é empolgante.

22 comentários

  1. Olá,

    Eu gosto muito de livros de contos e principalmente quando envolvem magia e fantasia e como J.K. Rowling não me conquistou com HP, eu fui ganhada com esse livro porque vi a magia propriamente dita e não com os vários artifícios que os bruxos tem na saga de HP.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah eu gostei da história de HP, e esse por ser um extra da série de HP eu obviamente eu gostei desse também kkk...
      Beijos!

      Excluir
  2. Olá!
    Nossa eu tinha me esquecido desse livro! Como pude fazer isso? heheh
    Agora lendo sua resenha estou animadíssima para lê-lo. Vou conferir minha lista de leituras e ver qual vai trocar de lugar com ele .
    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!
      Esse livro é relaxante vale muito a pena ler para se distrair e também entrar no mundo de HP...

      Excluir
  3. Não sou muito fã do universos de HP, talvez sja porque foi escrito para outra geração (eu já era adulto quando a Pedra Filosofal foi lançando, e achei o livro muito infantil), mas tem uma coisa que eu sempre gostei na obra foi a personagem Hermione Granger: é uma mulher forte, que vivia em um mundo que era o seu, filha de trouxas, sofia preconceitos e teve que aprender tudo do zero, mas mesmo assim se tornou a melhor de todas com dedicação e muito estudo. Claro, que a atuação de Emma Watson ajudou bastante a personagem também.

    Bem, sei que a história não tem nada a ver com ela mas como ela que "traduziu" o livro, ahcei justo fazer o comentário exaltando ela.

    Parabéns pela resenha, ficou muito boa.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente ela, ela mostra como a Hermione sofre preconceito no mundo bruxo por ser diferente isso é muito parecido no mundo real, isso também mostra que não interessa o lugar ou mundo o ser humano é o mesmo, ou qualquer ser inteligente tende a ter um complexo de superioridade.

      Obrigado, que bom que gostou da resenha!

      Excluir
  4. Ta na minha lista. Estou guardando para lê-lo em uma maratona literária que vai ocorrer no fim do mês.
    Acho incrível como que o universo do HP não tem fim, sempre da para criar histórias fantásticas.
    Muito boa a resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade e pelo que andei me informando o que tudo indica HP vai continuar a Warner esta fechando um contrato.... aguardem hein kkkkkk
      Muito obrigado!

      Excluir
  5. Olá!

    Não curto o mundo HP mas me surpreendo ao ver o talento da JK ao passar do tempo. Não são todos que fazem o que ela fez e continua fazendo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, isso me surpreende muito também, mas eu sou fã então tudo dela me surpreende kkkkk

      Excluir
  6. Oi,
    Adoro esse livrinhos, lembro quando foi lançado fiquei super emocionada por conhecer os detalhes de cada conto que fizeram tanta diferença no último livro do Hp.
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esses livros ajudam muito a entrar mais fundo no universo de HP

      Excluir
  7. Oie!
    Eu sou muito suspeita em falar da JK Rownling e do universo de HP... eu simplesmente amei esse mini livro e li e reli ele varias vezes....
    O meu preferido é o dos três irmãos.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você lê com a voz da Hermione na cabeça, kkkkkkk é o meu conto favorito também...

      Excluir
  8. Oi,
    Eu nunca li nada de HP, também não leio todos os gêneros e esse é um que não me agrada. Não gosto de histórias voltada para magia.
    Para quem gosta, deve ser uma ótima escolha.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom eu gosto, é uma leitura fantástica.

      Excluir
  9. Olá,
    Já tinha visto esse livro antes, mas não sabia direito do que se tratava, fiquei bem curiosa para conhecer os contos e espero poder lê-lo em breve. Adorei a sua resenha. =)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, eu tinha ele a um tempão e enrolei para ler mas quando li também não queria que acabasse kkkkk

      Excluir
  10. Olá Rodrigo!!!
    Sou totalmente suspeita em relação ao mundo de J.K. pois amo ele por completo <3
    Ela com certeza ainda sabe muito mais sobre esse universo do que nós, total que de vez em quando ela solta algo mais sobre esse universo para os fãs.
    Realmente, quando você ler esse livro você fica imaginando a voz da Emma Watson narrando principalmente a história dos três irmãos.
    Amo esse livro como todos da autora <3

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele está nos meus favoritos, assim como todos os outros de HP e espero que J.K. nunca pare de falar sobre esse universo...

      Excluir
  11. Olá!
    Eu fico pensando como esse autora teve essa criatividade toda para criar esse mundo. É muita perfeição para uma pessoa só. A Hermione é uma das personagens que mais gosto e saber que é narrado por ela, me dá mais motivação para ler o livro.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, e sinceramente não sei da onde vem tanta imaginação kkkk

      Excluir