Resenha: Maldosas (Pretty Little Liars 01) - Sara Shepard

Autor: Sara Shepard
Páginas: 296
Ano: 2010
Editora: Rocco
Adicione: Skoob


Sinopse: Pretty Little Liars fala sobre a vida de quatro garotas — Spencer, Hanna, Aria e Emily — que acabam se “separando” depois do sumiço de sua líder, Alison. Três anos depois, elas começam a receber mensagens de texto e alguém que está assinando como “A” e ameaça a expor seus segredos — incluindo os mais secretos que elas achavam que somente Alison sabia..




Resenha: Bom, que complicado, pois o mesmo livro que me fez voltar às leituras depois de 20 dias sem nada fluir, eu só dei duas estrelas!!!

O livro trás a história de quatro meninas, e Alisson.

Spencer, Hanna, Aria e Emily eram quatro meninas "invisíveis" na escola, até que conhecem a popular e descolada Alisson. A amizade cresce e elas se tornam inseparáveis, só que...não medem as consequências dos atos de Alissom, que é manipuladora e meio malvada, fazendo com que boa parte da cidade não goste dela e por consequência das inseparáveis amigas!

Um dia, sem que ninguém saiba o que aconteceu, Alisson some, desaparece sem deixar pistas.

Três anos se passam, as meninas se afastam e Alisson continua desaparecida, até que elas começam a receber mensagens, emails e bilhetes assinados apenas por -A. Esses bilhetes trazem informações que apenas Alisson conhecia, segredos que elas dividiam apenas com ela e começam a suspeitar que Alisson está de volta!

Que engano, o corpo da menina é encontrado enterrado em sua própria casa! Segredos a muito guardados estão prestes a ser revelados...verdades serão trazidas à tona, um assassino está a solta, todos tinham motivos para odiar a malvada Alisson e agora todos são suspeitos...em meio à isso, as mensagem continuam...Quem será essa tal de -A? o que ela quer? como conhece os segredos mais bem guardados de tanta gente????

As meninas agora precisarão se unir para descobrir essas respostas, além disso, cada uma esconde mais um segredo, pois elas têm romances secretos que -A poderá usar contra elas!
Aria namora Ezra, seu professor, Spencer está começando um relacionamento com o namorado da irmã. Emily está descobrindo em Maya uma namorada e Hanna é apaixonada desde criança pela figura criada pela sua cabeça.


A História parece boa não é mesmo? então porque eu dei 2 míseras estrelas????
Comecei a ler o livro por causa do seriado da TV, que tem o mesmo nome, e que estou gostando bastante, só que há detalhes no livro, que me irritaram absurdamente e que no seriado não tem...um exemplo: esse seria um livro para adolescentes certo? certo! O Seriado também... mas no livro não há uma cena em que um dos personagens, pra falar o mínimo, não apareça fumando! Do irmão mais novo da Aria, às quatro adolescentes, seus pais, professores, etc, se tivesse lido que o cãozinho da Hanna também estava fumando, seria perfeitamente compreensível nesse contexto! Além disso o álcool é consumido como água! Novamente, por quaisquer personagens!

É somente a minha opinião, mas penso que enfatizar tanto essas práticas como algo comum, onde adolescentes sacam carteiras de cigarros das bolsas como se fossem balas é extremamente errado e dispensável. Se fosse lá uma vez que outra até passava, mas não é!

Outro detalhe chato (na minha opinião) é que a autora não consegue descrever uma peça de roupa sem citar marcas, tipo fulano, de tênis azul da Nike, ou Fulana usava botas marca tal, bolsa marca tal....cansa, Meg Cabot faz isso em A Mediadora de uma forma tão discreta que não se torna chato. Aqui, é cansativo

Tirando isso, aí sim eu gostei! são muitos livros, na verdade nem sei quantos e pretendo ler todos. Espero sinceramente que a autora, nos próximos livros mude isso e foque mais em outras coisas. Tem muito a agregar na história...muito mais do que bebidas, cigarros e marcas!

Eu recomendo a leitura, e se vc tem vontade também de assistir à série de TV, recomendo que leia pelo menos o primeiro livro antes de assistir, talvez suas impressões sejam diferentes da minhas.

   

18 comentários

  1. Olá
    Bem chato isso de fumo, bebida estarem tão presentes em livros destinados a adolescentes né? Enquanto se faz tanta campanha contra tabagismo tem gente que aibda tenta glamurizar essas coisas.
    Tenho curiosidade com essa série, pos ser bem famosa, mas fiquei com um pouco de medo agora XD.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oiee

    Realmente a história estava me chamando a atenção, mas detestei esses pontos que você citou. Muito chato isso do fumo e bebida em excesso, pra falar a verdade, eu prefiro que nem tenha, ainda mais em um livro destinado a adolescentes.
    E o negócio das marcas, ultra chato também. Definitivamente, sendo a história boa ou não, não dá pra mim.

    Bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Eu adoro a série de TV mas tenho um pé atrás com os livros já que eu soube que mudaram muitas coisas - tipo, um dos meus personagens favoritos morre no livro mas na série ele fica até a última temporada -, e também por serem muuitos livros - uns 13 ou 14, acho -. Mas enfim, adorei a sua resenha e aguardarei para saber o que você irá achar dos próximos. =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Já me falaram que a série de TV é mais interessante, porque o suspense da série é mantido melhor e mais bem feito.
    Mas sei lá.
    Assisti três temporadas de PLLs mas o livro não me interessa muito.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  5. Oi Dê, tudo bem?

    Antes de falar da sua resenha, vou discordar de uma coisinha: adolescentes fumam e bebem mais do que adultos. Ainda é a forma predileta de rebeldia. Tenho alguns amigos que moram nos EUA e uma das coisas que eles falam é a praga do fumo, que, nem eles como pais, nem o governo, sabem mais como parar isso: de impostos elevados até castigos, nada parece funcionar.

    Agora vou falar sobre o livro: tentei ver a série, todos os amigos falando super bem, elogiando demais, recomendando. Não rolou, acho que é porque tem mulher demais na história rsrsrsrs. Prefiro corridas, explosões, arco e flecha rsrsr. Agora sei lá, acho que o livro pode me pegar mais. Acho que vou dar uma chance!

    bjss

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    É famoso formato estadunidense do adolescente. Geralmente em séries, livros e filmes todos são assim, fumam, bebem muito e vestem roupas lindas. Isso me incomoda também, é muito clichê na verdade. Acredito eu que não seja assim tão agressivo esse estilo de vida, espero...
    Eu já me interessei pelo livro há algum tempo, mas hoje eu não quero mais ler justamente pelos motivos que você citou, a série eu ainda tenho vontade. Ótima resenha"
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. E muito famosa essa série e livro, mas eu por mais que tente não consigo gostar, tenho amigas que são totalmente apaixonadas mas eu não consigo me ver conectada a ela, quem sabe quando tiver de bobeira leia tanto o livro quanto a série não e mesmo?

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Ja me indicaram a serie, mas como eu nao curto mt series com essa pegada, passei a dica. A historia nao me pereceu muito atrativa, entao nao sei se leria os livros.

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  9. Oioi! Tudo bem?
    A série Pretty Little Liars é gigante demais e nao tenho mta vontade de ler.
    Nao sabia do que se tratava a historia e achei ate legal, nao vi o seriado tb, mas tenho vontade.
    As capas com as bonecas é tao legal, so nao gosto do fundo deles serem apenas coloridos, podia ter um cenario e tal.
    Otima resenha pra conhecer mais o livro, mas acho que nao é para mim.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Eu acompanho outra série da autora, da qual eu gostei bastante. Essa ainda não li nenhum dos livros, mas penso em futuramente acompanhar. PEla que não gostou tanto do primeiro, devido a esses detalhes, que realmente estragam bastante a leitura.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  11. Oie. Eu nunca tinha lido uma resenha do livro e nem assisti a série,mas já tinha ouvido falar mais ou menos como era a trama, e caramba realmente é beeem interessante, uma pena mesmo que a autora incentiva tanto o cigarro e o álcool, além disso me irritar tanto em livros como em filmes, o lance de ter que descrever roupas dessa forma também me irritaria. Enfim, fiquei curiosa por saber mais e quem sabe eu comece a ler os livros ou assistir a série.

    ResponderExcluir
  12. Oi minha linda,

    Eu tentei passar do terceiro episódio da série, mas achei um saco.
    Muito adolescente e a interpretação das atrizes muito meia-boca e isso me irritou.

    Normalmente, autores norte-americanos e europeus não colocam o cigarro e a bebida em todos os planos por mero detalho, mas porque nesses países fumar e beber cerveja e afins é algo bem normal e natural. Fumar na Europa começa aos 12 anos e dizem as pesquisas que 65% dos europeus fumam pelo menos uma maço de cigarro por dia e isso recai sob os adolescentes e piora a leitura quando citam marcas como prática de marketing e o que me afasta desse livro e muitos de outros gêneros.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Nossa, já não tinha interesse em ler essa série, e agora tenho menos ainda. Isso de aparecer drogas com tanta frequência (considero cigarro e álcool como qualquer outra droga) ia me irritar demais, foi o que me fez não gostar de As vantagens de ser invisível. Obrigada pelo aviso.

    Beijo.

    Ju - Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  14. Oie
    quando eu era mais nova eu morria de vontade de ler os livro e recentemente comecei a série mas não curti tanto e acabei perdendo a vontade de ler, que pena que a leitura não funcionou pra ti

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá Denise, tudo bem?

    Não sabia da existência do livro da série. Já escutei muito sobre a série de TV, mas nunca me atraiu vê-la. Mesmo, você não tendo gostado, passarei a indicação para quem eu conheço que gosta da série.

    Bjus,

    Gabriel Albuquerque

    ResponderExcluir
  16. Oie!
    Eu conhecia esse livro antes de conhecer a série de TV e para te falar a verdade eu não me senti atraída por nenhum dos dois. Gostei muito da sua resenha e da sua sinceridade, acho isso fundamental.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  17. Oi.

    Nunca li essa série, até tentei ler uma vez, mas acabava confundindo tudo na minha mente por causa da série. Por isso desisti no primeiro livro, não sei se teria muita paciência para ler agora, sendo que estou irritada com a série.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Olá, nunca tive interesse em ler nada sobre a série...não sei bem porquê, mas o enredo não me atrai muito. A Série de tv também não me desperta interesse.
    Mas gostei da sua resenha.

    Abraços

    ResponderExcluir