Resenha: Tempos Férteis - Beatriz Moreira Lima

Autor: Beatriz Moreira Lima
Páginas: 235
Ano: 2008
Editora: 7 Letras
Adicione: Skoob


Sinopse: Tempos férteis é um romance essencialmente contemporâneo e urbano. Ambientado na Zona Sul do Rio de Janeiro, é narrado por personagens que não são vilões nem mocinhos, mas apenas pessoas comuns, vivendo conflitos modernos. Casamento, família, trabalho, sexo, gravidez, aborto, drogas, violência urbana, são alguns dos ingredientes desta trama que alterna momentos de comédia romântica com passagens de Thriller Policial.





Resenha: Tempos férteis foi adquirido numa troca, diga-se de passagem, uma ótima troca. Para finalizar a negociação pesquisei rapidamente a sinopse e uma resenha, a única resenha que encontrei. Nessa pesquisa um tanto pequena identifiquei que esse livro é nacional e que o enredo rolava no Rio de Janeiro. Infelizmente sou criativamente bloqueada pra imaginar cenários desconhecidos e o enredo rolando num lugar que conheço foi suficiente pra que eu quisesse Tempos Férteis em minha prateleira.


Livro da autora Beatriz Moreira Lima (única obra da autora), com uma intrigante capa de um ovo frito, Tempos Férteis é a definição exata para o ditado "não julgue um livro pela capa", nesse caso, nem pela capa nem por sua baixa popularidade na internet. Nunca poderia imaginar o que me esperava em meio às páginas.

A história é narrada em primeira pessoa e trás pra nós a alternância de pontos de vista a cada capítulo. Essa alternância rola entre os personagens principais e secundários, o que é bem divertido, pois até os personagens secundários desse livro são maravilhosos.

Quando Maria Luisa e Otávio se separam a vida deles toma um rumo extremamente diferente de seus anseios. Antonio o filho do casal, encara bem a separação até surgirem as dúvidas sobre ter duas casas, se terá duas festas de aniversário, por qual motivo os pais não estão mais com ele no mesmo ambiente entre outras dúvidas que vão aparecendo de forma bem natural. Confesso que senti vontade de saber mais sobre os sentimentos de Antonio. Mas o foco da história é a vida de Otávio e Luisa e o rumo que a vida dos dois toma até se cruzar novamente.

Luisa se vê num dilema após o fim do casamento, sem grana e sem profissão que caminho seguir pra levar a vida? Artista fracassada e confusa por natureza, Luisa mostra aquele lado das incertezas que mulheres e mães possuem e não contam a ninguém. Ela se vê na necessidade de aceitar um emprego numa loja de roupas chiques para tocar a vida e venda e bajulação não são seu forte.


Otávio é um advogado atarefado que nunca soube muito bem como dividir o tempo entre seu trabalho e sua casa. Apesar de ser um cara família Otávio termina o casamento e tenta seguir a vida. 

>Trecho com Spoiler>  Ele fica transtornado quando descobre que Luisa abortou um filho deles, porém, parte do fim dessa relação é culpa dele mesmo. <Fim do Trecho com Spoiler<.

A realidade de Luisa é bem diferente da realidade de Otávio. Ele idealizou a família a partir da perfeição que via em seus pais, enquanto ela idealizou certa distância de FAMÍLIA a partir do que viu na sua. Mãe alcoólatra em razão da falta de atenção do "marido perfeito" ausente, pai médico que ao ver de Luisa é louco de ainda aguentar sua mãe e um irmão que desenvolve alguns problemas de ansiedade pra tentar distanciar a mãe do álcool.

O fim da relação reserva aos dois a possibilidade de conhecer novos ares, novos amores, experiências divertidas e outras nem tanto. Porém, o amor por algo em comum faz com que eles resgatem o companheirismo. Um filho os separa e o filho os une. 

>Trecho com Spoiler>Quando você menos espera Antonio é sequestrado e o clima esquenta, vale frisar que esse acontecimento é totalmente na contra mão do enredo, mas foi muito bem colocado e eu fiquei "oooh, que tenso, que maravilha!!". <Fim do Trecho com Spoiler<

Esse livro é magnífico e mostra algo que me fascina: Dentro de seu ponto de vista você é motivado a fazer algo acreditando ser a melhor saída pra si. Ninguém erra querendo errar. E não sei se fui com o coração muito aberto pra essa obra e acabei por tirar lições das entrelinhas, mas a autora conseguiu me encantar com todos os personagens e suas particularidades, sem os definir como bons ou ruins ela nos trás a beleza e a naturalidade da essência humana, ser o que é!

O que achei do livro: Surpreendente, humano e divertido!

Bjs e boa leitura! 

37 comentários

  1. Olá Jessica!
    Vim ler a resenha pois fiquei curiosa justamente com a capa. Gostei, não é bem meu tipo de leitura mas eu leria, fiquei curiosa.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - Participe do nosso SORTEIO do DIA DO ORGULHO NERD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde gênero, foi um dos livros mais surpreendentes, justamente pq não tinha nada referente a ele pelo mundo virtual. *-*

      Excluir
  2. Interessante... não é o estilo que eu costumo ler. Mas, pela sua resenha parece um livro realmente interessante e reflexivo. Agora... um ovo frito? Pq tem um raio de ovo frito na capa? kkkkkk

    bjs - Sonhos em Tinta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Brenda!!
      Esse ovo frito continua me intrigando. E a única ligação que consegui fazer com o tal ovo foi a relação dele com a simplicidade da vida humana.
      Pode ser uma viagem, mas acredito que é o mais relevante sobre a capa. Apesar de possuir um café da manhã com ovos em algum momento da história, acredito que a capa seja algo além. 😂

      Excluir
  3. Achei graça foi da capa, um Ovo. kkkk
    Mas sim também gostei da premissa, e da resenha parabéns pelo trabalho, adorei <3

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karine!
      Como disse pra Brenda aí em cima, o ovo frito continua me intrigando também. E a única ligação que consegui fazer com o tal ovo foi a relação dele com a simplicidade da vida humana.
      Pode ser uma viagem, mas acredito que é o mais relevante sobre a capa. Apesar de possuir um café da manhã com ovos em algum momento da história, acredito que a capa seja algo além. 😂
      Obrigada pelo elogio!!
      Bjs

      Excluir
  4. Sua escrita melhora a cada post. Orgulho <3

    ResponderExcluir
  5. Ooi! Tudo bem?
    Achei a ideia do livro interessante, mas não me atraiu :/ Não sei se a leitura fluiria.
    Mas, parabéns pela resenha!
    Beeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O primeiro capítulo do livro é na visão de Luísa. Ela descreve um pouco da sua rotina e a forma que lida com o filho que vem fazendo algumas manhas pra conseguir o que quer. A descrição desse fato se prolonga de maneira exagera, o que provavelmente te desanimaria de cara de fosse ler (eu fiquei cansada), mas daí em diante a narrativa fica PERFEITA e me envolveu demais.

      Excluir
  6. Eu gosto de livros assim, que nos leva a refletir e nos ensina alguma coisa.
    E sempre bom estar aberto ao que o autor tem a dizer.
    Realmente eh uma pena a obra nao ser popular(estou com problema no teclado com os acentos.. rsrs.
    Confesso que pela capa passaria longe, nem leria a sinopse, talvez seja esse o motivo da impopularidade da historia.
    Fiquei realmente curiosa com o livro, dica mais que anotada.

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Não posso negar que uma capa bem feita faz com que eu dê 100% de atenção a um livro, o que não aconteceu com Tempos Férteis. Porém, a curiosidade foi maior, quando vi que o cenário era no Rio e a autora Brasileira nem pensei na baixa popularidade.
      Kkkkk
      Se livros com um pouco de reflexão te agradam, vc provavelmente gostará desse.

      Excluir
  7. Oi, nunca vi nada sobre esse livro, mas achei a premissa meio interessante, e a sua resenha me fez ver o qual interessante é a obra, porque pela capa e sinopse eu não leria, mas sua resenha me fez ver que é uma ora com substancia e reflexivo. Não sei se leria, já que achei a trama meio fraca, mas talvez, pela reflexão, eu leria, não sei. Gostei da resenha.
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sinopse é muito superficial, um resumo infiel de tudo que tem dentro do livro.
      Parece mais um mexido de ideias colocadas sem sentido num lugar só. Falta grave de quem revisou e não atentou que essa sinopse não transmitia o que importava.
      Esse livro é um Chick lit bem legal. Não achei a trama fraca pq a autora conseguiu colocar diversos dramas em diferentes personagens e interliga-los sem fazê-los necessariamente vilões ou mocinhos. E esse é o diferencial desse livro.
      A reflexão é a cereja do bolo \0/

      Excluir
  8. Oie!
    Realmente, esse serie um livro que julgaria pela capa, pois não foi algo me agradou. Quanto a trama, me surpreendeu, não consegui imaginar o conteúdo do livro, apenas olhando essa capa de ovo frito. Bem interessante, gostei dessa dica.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse julgamento faz parte!!! Eu também faço isso. Kkkk
      Tenho tentado fazer com menos frequência, principalmente com nacional que amo. <3

      Excluir
  9. Oiii, tudo bem?
    Eu fiquei bem confusa referente a este livro, pois não sabia se leria ou não, a capa não despertou nenhum interesse em mim, a história fiquei meio assim huauahuahuahau ai que indecisão, anotei a dica igual! Quando eu ler a minha meta do ano, vou ver se leio ele.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Esse ano não coloquei uma meta, quando chegar na meta eu dobro a meta... Kapskapskap
      Brincadeira a parte, a realidade é que esse ano não tô lendo com meta, nem com ordem, leio o que tem em casa, compro outro, recebo algum e vamos simbora.

      Excluir
  10. Oi!
    Eu estou numa vibe de ler/ver coisas que te fazem refletir, talvez esse me agrade! Vou procurar saber mais sobre ele, quem sabe eu compro... =D Ótima resenha!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Vitor!!!
      Tomara que seja tão agradável pra vc quanto foi pra mim.
      Boa leitura :*

      Excluir
  11. Não consigo não julgar um livro pela capa, e dificilmente compraria um com essa só de ver na livraria. Achei legal a narrativa ser alternada e dar vez até aos personagens secundários, mas não me interessei pela leitura. Que bom que achou tão surpreendente e tirou lições do livro.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julgar é inevitável, faz parte do processo de escolha. No meu caso a capa me fisga, mas o que define a aquisição é a sinopse e as informações/resenha sobre os personagens.
      Sobre um livro ser surpreendente, acredito que seja uma questão de momento, nossa percepção muda de acordo com nosso estado e uma mesma história pode acabar tocando de diferentes forma dependendo do momento em que lemos.
      Obrigada pelo comentário!! \0/
      Boa leitura :*

      Excluir
  12. Olá, não conhecia a obra, e pela premissa já gostei bastante. Você vai achar divertido, mas logo que coloquei os olhos na capa eu pensei em um livro de receitas, kkkkk
    É bem bacana quando a leitura é agradável e conseguimos tirar algumas lições dela, parabéns pela resenha, ficou show!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Eu já sabia que se tratava de um romance quando vi a capa. Acho que mesmo que não soubesse não conseguiria imaginar isso. Nem sei o que imaginaria com minha imaginação linda e meio travada... Kkk Kkk
      Adorei a observação, Raquel!!
      Kkkkk
      Será que esse foi um dos motivos pra baixa popularidade dele?

      Excluir
  13. Oie
    nossa, adorei a temática do livro, gosto muito de contos assim, vou correr atras para saber mais sobre o livro e tentar uma oportunidade de ler, bela resenha e dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Catharina!
      Muito obrigada pelo elogio! *-*
      Tomara que você goste!
      Bj bj:*

      Excluir
  14. Adorei esse livro! Vai entrar para a minha lista com certeza!
    Parabéns pelo resenha.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cinthia!
      Se só a resenha te conquistou, imagina o livro?
      Tenho certeza que vc vai gostar.
      Obrigada pelo comentário *-*
      Bjo :*

      Excluir
  15. Olá!

    Nossa que livro interessante! Nunca tinha visto! A capa é feia mesmo kkk, mas pq um ovo frito? Vc chegou a entender? Vou indo marcar no Skoob!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meniiiina!! Essa capa é terrível!!
      Kkkkkkk
      Esse ovo frito continua me intrigando. A única ligação que consegui fazer com o ovo foi a relação dele com a simplicidade da vida humana.
      Pode ser uma viagem, mas acredito ser o mais relevante sobre a capa. Kkkkk
      Apesar de possuir um café da manhã com ovos em algum momento da história no ponto de vista da Luisa, acredito que a capa seja algo além disso...
      Obrigada pelo comentário!
      Bjo :*

      Excluir
  16. Olá Jessica! Adorei a dica da leitura. Achei interessante a história e sua conclusão sobre os personagens. Acho que esta característica de falar do ser humano e não definir, deixar que o leitor se entenda com a história e muito bacana!

    Arrasou na resenha!
    Estou encantada! <3

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Vanessa!!
      Essa história me fisgou e me encantou depois do segundo capítulo (os dois primeiros são meio parados). Fico feliz que tenha gostado da resenha.
      Obrigada pelo elogio, volte sempre! 😘

      Excluir
    2. Oiii Vanessa!!
      Essa história me fisgou e me encantou depois do segundo capítulo (os dois primeiros são meio parados). Fico feliz que tenha gostado da resenha.
      Obrigada pelo elogio, volte sempre! 😘

      Excluir
  17. Jessica, obrigada pela resenha! Que bom que você se divertiu com o meu livro. A ideia é essa mesmo: uma leitura fácil, de entretenimento, mas que tenha material para reflexão. Aproveito para explicar a capa: o ovo é um símbolo de fertilidade; o ovo frito simboliza uma fertilidade que não deu certo...rsrs. Parabéns pelo blogue!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau!
      Adorei a explicação sobre a capa e seu comentário atencioso! 😍
      Tô babando aqui!
      Já enviri sua explicação sobre a capa para todos os meus amigos!
      Obrigada e parabéns pelo livro.

      Excluir
  18. :) E só agora vi que meu perfil tá justamente com o raio da capa...rsrs Aproveito para atualizar...rsrs

    ResponderExcluir